HMS Chatham rumo ao Golfo de Aden - foto 2 RN

Não é de hoje que o Blog do Poder Naval vem mostrando as belas fragatas Type 22 Batch 3, da Royal Navy (Marinha Real) em uso constante em operações ao redor do mundo, especialmente nas recentes missões antipirataria, onde exercem o papel de navios-capitânea. Chegou a vez de mostrar a fragata HMS Chatham, que acaba de partir de sua base em Devonport para 7 meses de operações no Golfo de Aden, “chifre” da África e costa da Somália.

O navio será o capitânea britânico do “Standing NATO Maritime Group 2” (SNMG2), sendo a embarcação líder da Operação “Ocean Shield”, a contribuição da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para operações antipirataria na região, numa força-tarefa que inclui navios das marinhas dos Estados Unidos, Turquia, Grécia e Espanha. Mas, segundo a Marinha Real, as operações de segurança marítima já tiveram início desde a saída de Devonport, devendo prosseguir na proteção do tráfego mercante e monitoramento de atividades suspeitas ao longo do Mediterrâneo e ao Leste do Canal de Suez.

Em 2009, a fragata passou por um período extenso de manutenção geral, incluindo docagem em dique seco, seguido de provas de mar para testar sistemas e equipamentos, além de uma fase de intenso treinamento no final do ano passado. Trata-se da última das quatro fragatas Type 22 Batch 3 construídas, tendo sido lançada em 1988. Com deslocamento de 5.300 toneladas, 150 metros de comprimento e 250 tripulantes, é equipada com mísseis antiaéreos e antimísseis Sea Wolf, mísseis antinavio Harpoon, torpedos antissubmarino Stingray e um helicóptero orgânico Lynx. O armamento de tubo principal é um canhão Mk8 de 4,5 polegadas (114 mm). A propulsão por turbinas a gás permite uma velocidade máxima perto de 30 nós.

Atualmente, as fragatas Type 22 são representadas por três unidades do Batch 1, das 4 unidades originais, operando na Marinha do Brasil. O Batch 2 também tem apenas 3 unidades operacionais (das 6 construídas), uma no Chile e duas na Romênia. Já o Batch 3 conta com todas as suas 4 unidades construídas em operação na Marinha Real. Em breve, o site do Poder Naval Online, recentemente reformulado e que atualmente está recolocando o conteúdo original no ar, em novo formato, disponibilizará outra vez para consulta o dossiê completo sobre as Type 22, para deleite dos fãs dessa família. Enquanto isso, aproveite as imagens e textos dos diversos links abaixo, do Blog Naval.

HMS Chatham rumo ao Golfo de Aden - foto RN

FONTE / FOTOS: Royal Navy

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

É um dos desenhos mais bonito que ja vi, seus traços são lindos,as fragatas Type 22 Batch 3 são os mais bonitos navios na minha opinião.

Sds.

Manoel

apesar do fanfarrão ter afirmado que não compraremos mais material militar usado, o Brasil poderia ser o primeiro na fila de compra das 4 belonaves

Celio Andrade

Essas 4 fragatas, mas as 10 POHANG e o JD..faríamos uma marinha de respeito…com 15 anos de vida util.. ai dá tempo de desenvolvermos , aqui um projeto naciomal..

Jacubão

15 anos hoje, mas até a baixa delas, já serão sucatas e interessando apenas a GILETE.

Celio Andrade

JACUBÃO,
Digo se fossem repassadas agora..se demorarem mais 5 anos não vale..

Rodrigo Rauta

As mais belas e melhores escoltas da RN, que sabe muito bem diso, por isso vai usa-las ate furar o casco…

Abraços!!!

Ronaldo

Ja ouvi falar que essa atitude não tem nada de pirataria, os europeus que estão usando as águas da Somália como esgoto e area de pesca e os somalis resolveram tomar atitude.

Ivan

Estas excelentes fragatas tem uma maior capacidade de comando, facilidade de comunicações, permitindo ser capitânea de uma pequena frota.

Não é a toa que a Royal Navy liberou 3 Type 23 para o Chile mas segurou até hoje (e deve demorar mais) as 4 Type 22 Batch 3 na ativa.

Abç,
Ivan

[…] Type 22 B3 em operações antipirataria: a vez do HMS Chatham […]