Oito exemplares do ‘Penguin’ serão adquiridos pela MB

47

null

O número de mísseis ASM Rb 12 Penguin adquiridos pela Marinha do Brasil será de apenas oito exemplares. O contrato com a empresa norueguesa de material de defesa Kongsberg Defence & Aerospace foi divulgado em 22 de dezembro último e publicado do DOU (Diário Oficial da União) no mesmo dia.

O valor declarado do contrato é de aproximadamente 140 milhões de coroas norueguesas (24,6 milhões de dólares). Os mísseis serão integrados nos novos helicópteros S-70B Sea Hawk, também em processo de aquisição.

A aquisição de mísseis para os futuros Sea Hawk da MB já havia sido anunciada. Desta maneira o Sea Hawk susbtituirá os atuais Sea King nas suas duas principais tarefas: guerra anti-submarino e guerra anti-superfície. A Marinha muito provavelmente selecionou o Sea Hawk porque não há uma versão ASW do EC-725, encomendado para as três forças como o principal helicóptero de combate do Brasil nos próximos anos.

O Penguin substituirá o AM-39 Exocet como principal míssil aerotrasnportado da MB. Deve-se destacar que o alcance do Penguin, mesmo na sua versão mais moderna, é inferior ao alcance do Exocet e superior ao alcance do Sea Skua. O Penguin também tem a vantagem de estar certificado para emprego no helicóptero Lynx, bastando sua integração à plataforma.

FONTE: Kongsberg

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
robert

pergunta 1:
esses sea hawk sao os mesmos balck hawk?

pergunta 2:
se forem, nao seria vantagem ter adquirido eles pras 3 forças em vez de um heli que “nao faz tudo”?

pergunta 3:
a MB tem mais desses misseis ou somente esses oito? e com oito adianta pra alguma coisa ou só para criar doutrina?

abraços.

Vinicius Kober

É uma poderosa arma de dissuasão ainda mais tendo 8 delas pra 4 Sea Hawk ou seja numa guerra cada um deles pode lançar dois mísseis !

Danilo

O Sea Hawk SH-60 da sikorsky e a versão naval ja usada pela marinha americana a muitos anos, uma bela aeronave diga-se de passagem.

Colt

Eu vejo uma notícia dessa fico pensando o que que o pessoal da indústria que os produz pensa desse lote gigantesco de mísseis! ahuahuahauh

Capitão

Mentira o que está sendo informado. A MB usará os Super Cougar com mísseis exocet.

Capitão

Os novos Super Cougars.

Mahan

Como leigo parece-me excelente medida a aquisição dos SH 70 e dos Penguins. Helicópteros novos que realizam tanto ASW como ASuW. OS mísseis são apropriados para guerra litorânia contra pequenas embarcações, mais comuns atualmente. Além disto, podem incrementar o poder de fogo dos Lynx, até possível futura substituição destes pelos SH 70 em escoltas de maior deslocamento.Existe alguma restrição da operação dos Penguins em ambientes tropicais?

Clésio Luiz

Se eu não me engano a marinha está investindo ma produção de um míssil compatível com o Exocet MM38. Seria por isso que eles encomendaram poucos Penguin?

joel

O capitão esta correto metade dos EC 725 a serem adquiridos pela marinha estarão capacitados a operar o Am 39 exocet, a outra metade sera especifica para transporte de tropas.

Mas de qualquer forma a quantiadade é uma miseria tanto de penguim quanto de s70, precisamos no minimo o dobro de ambos.

Rodrigo Rauta

Poggio, me tira essa duvida, ate aonde eu to sabendo , esses penguins vem pro lugar dos Sea Skua e não dos AM-39, procede isso???
…Agora,8 unidades e sacanagem né…com esse numero nem treinamento real da pra fazer..nessa a MB vacilou, qnt ao Heli, magnifica aeronave…

Abraços!

joel

robert
1° o sea hawk é a versão naval do black hawk capcitado para guerra ASW e ASU.

2° o exercito e a força aerea operam o Black Hawk, ou seja tem versões do s 70 nas 3 forças

3° por enquanto só essa compra de penguim até porque os Sea Kings usam o Exocet e o Lynx usa o sea skua, se tivessem penguins estocados eles estariam enferrujando sem uma plataforma para opera-los.

marcos silva

ESSES PENGUIM SERÃO USADOS PELOS SEA HAWK PARA CAÇAR LANCHAS RAPIDAS,NO MEU ENTENDER.Dadas as limitações de alcance dos misseis,quanta limitação estrategica dos nossos comandantes navais !
ha marinha esta limitada ao combate a pirataria,que EDN AFINAL é essa ??

Bosco

Mahan, a cabeça de busca do Penguin é do tipo “busca térmica”. É sabido que em regiões tropicais, onde o calor é grande (dificulta o contraste com o fundo) e a umidade idem (há atenuação pela atmosfera reduzindo o alcance), há uma degradação da capacidade do sensor em algumas situações, principalmente em baixas altitudes, como no caso de mísseis anti-navios. Mas no caso desse míssil especificamente, embora tenha uma cabeça de busca sem “formação de imagem”, ele tem a vantagem de ser do tipo LOAL (travamento depois do lançamento). Sendo assim, ele é designado pelo radar do helicóptero e voa… Read more »

fernando

Minha nossa, com 8 misseis, o que essa marinha vai fazer se uma frota de 10 navios atacar o brasil?vao sobrar 2 ainda kkkkk… rsrsrsrs…

Antonio M

“…Marinha muito provavelmente selecionou o Sea Hawk porque não há uma versão ASW do EC-725, encomendado para as três forças como o principal helicóptero de combate do Brasil nos próximos anos…” Seria um problema difícil de resolver? A indústria nacional não terá acesso ao firmware (se assim pode ser chamado) para alterá-lo nas aeronaves e possbilitar seu uso? Espero que esteja mesmo em desenvolvimento um similar ou superior nacional (lembro do Barracuda!!) pois, como fica seu uso real para treinamento de combate? Para fazer UM disparo real de um míssil desses, no mínimo haverá uma solenidade igual a que fazem… Read more »

Vinicius Kober

Fernando, isso se cada um desses mísseis atingirem o alvo, sem contar ainda que um desses mísseis para uma fragata eu não sei se consegue destruí-la.

Braziliano

Não sejamos gulosos.

O penguin é suficiente, senão vejamos:

Marinhas africanas: Temos um míssil por navio em atividade;
Marinha Argentina: Temos dois mísseis por navio em atividade;
Marinha Bolivariana: o sonho de Lula (n…… II) já sabem né …
Demais marinhas da região (Uruguay e Paraguay): …

As demais: É melhor não pensar nisso. Estou tentanto voltar a ser otimista.

corsario01

Senhores, em 1º lugar este numero de 8 misseis é inicial. Nunca em verdade, uma força expõe na bucha a quantidade exata de misseis que possui.Ou seja, este numero irá mudar, mas ninguém aqui saberá exatamente quantos a MB terá. Isso é tão certo quanto o SP estar atracado no AMRJ hoje. Em 2º lugar, segundo fontes de BSB, o contrato dos Helicópteros EC-725 está para ser cancelado. Não foi assinado até hoje. Os franceses estão colocando sobre preço em vários itens, tornando a assinatura do contrato inviável e a FAB parece que já deu o contra. Dizem que as… Read more »

Bosco

Vale salientar que esse míssil é para ser usado contra navios de pequeno porte (até 2000 t mais ou menos) e que não sejam defendidos por um sistema de defesa de área, já que seu alcance está em torno de 30 km.
Claro que mesmo contra navios maiores ele poderia ser usado já que um tiro de sorte pode inclusive deixar o navio inoperante, mas não são os alvos preferenciais.

Fábio  Mayer

Concordo com o Corsário sobre a quantidade de mísseis. No entanto, mesmo que ela dobre ou triplique, ainda assim o número será pequeno, o que leva a outra constatação: A marinha brasileira é meramente de patrulha. Ela não tem condições ofensivas, pode defender (em termos) nosso litoral, mas é incapaz de ações ofensivas, até por falta de meios. Para patrulha, 8 mísseis bastam desde que o eventual inimigo não retalie e eventuais consequências ocorram na esfera diplomática. Claro que não é isso que os militares da marinha querem. Mas é o que podem fazer ante as condições orçamentárias absurdamente ridículas.… Read more »

lc

Bosco,

Como sempre dando aula. Graças a vc estou ficando preguiçoso.Agora qdo tenho alguma dúvida técnica não procuro mais na minha coleção de revistas e livros, basta apenas buscar seus comentários aqui.hehehe

Corsario,

Esta info ref aos EC-725 procede?
Acho esse blá blá blá entre GF,a Helibrás e a França muita grana pra pouco equipamento.
Em minha opinião esqueceria este contrato e buscaria uma parceria com a Sikorsky. Blackhawk é o cara. Este sim, helo utilitário militar desde o nascimento.

Sds.

Rodrigo Rauta

Corsario, essa historia do cancelamento dos EC-725 é seria ou so boato??
Se for seria é uma excelente oportunidade de usarmos um heli melhor, os S-70 ou os NH-90 para as tres forças….

Abraços!

Joel

Corsário, me e responde uma curiosidade como vc sabe o valor da poltrona do helicoptero VIP do EC 725? Tem acesso a informação privilegiada? eu não via informação assim desde aquela dos beliches do IKL serem melhores que os do scorpene Você diz que o conmtrato não foi assinado, mas no blog poder aereo fala que o contrato foi assinado em dezembro de 2008 veja abaixo: http://www.aereo.jor.br/2009/08/20/helicopteros-primeira-parcela-sera-liberada-este-mes/ Outra duviada minha se o contrato não foi nem assinado não precisa ser cancelado, pois só vale após a assinatura. Porque isso ja tinha sido aprovado ate pelo congresso e voltarem atras tem… Read more »

Marcel

Acho lamentável esse jogo de informações, se não forem 8 mísseis, que motivo tem para publicar um número falso? Outra: mesmo q sejam 8, porque motivo publicar isso? Guerra se faz com números, quantidade de armas, e não uma meia dúzia de gatos pingados a virem se esgotar durante um conflito. Só uma questão óbvia: se um país não possui um parque industrial por trás dele fabricando bombas, mísseis, fazendo valer as reposições, com certeza não poderá fazer frente a uma guerra, o que é o caso do Brasil. Por que ainda alguns esperam que o Brasil possa fazer frente… Read more »

Leônidas

Desculpem, mas a conta é essa mesmo? Cada unidade saiu por mais de US$ 3.000.000,00. Acho estranho…Um TOMAHAWK de última geração custa 1,2 milhão de dólares, e é lançado de 1.000 km de distânçia, com margem de êrro de 30 centímetros!!!!
Será que estou imaginando coisas???????

henrique

Caramba, o peço dos EC725 ja é um absurdo e querem aumentar ainda mais? 35 milhões de euros por um helicoptero desa classe. Vale lembrar que os super cougar comprados anos atras custaram menos de 15 milhões de dólares. Tomara mesmo q esse contrato não vá adiante. Levando-se em consideração que os Black Hawk tb custam menos de 15 milhões de dolares a unidade, daria pra comprar mais de 150 unidades deste último. OS PREÇOS DOS HELICOPTEROS, SUBMARINOS E RAFALES FRANCESES SÃO UM ABSURDO. COM O VALOR PAGO PELOS SUBMARINOS, SERIA POSSÍVEL COMPRAR PELO MENOS 20 CONVENCIONAIS. NAO ADIANTA TENTAREM… Read more »

Giordani RS

É…oito mísseis e quatro sea hawk…é de botar terror no inimigo, mas tem que avisar ele pra não atuar em mais de um TO…e pedir que ele espere as quatro aeronaves estarem todas na ativa…nenhuma em manutenção…e espero sinceramente, que a MB ao menos deixe os pilotos dispararem esses exocets…

Joel

henrique realmente não quero te convencer do contrário,até porque tenho quase certeza que isso seria impossivel, mas o submarino alemão segundo a propria MARINHA BRASILEIRA custava mais que o submarino Scorpene.

Da uma revisada no que você leu.

Abraços

Bismark

corsario01

Começa a produção dos EC725 brasileiros

Um ano após a assinatura do contrato finalmente o projeto H-XBR (EC-725) avança por parte do Governo Federal. Foi realizado o “Downpayment” no último dia da semana passada (18 Dez) e também expedida a ordem para que o projeto avançasse, pela FAB.

Três helicópteros já estão na linha de montagem, na França, há vários meses, porém até o momento sem nenhuma cobertura financeira, o que foi solucionado com o “Downpayment” realizado.

Em janeiro próximo haverá a reunião de “kick off” do Projeto H-XBR com representantes das três forças na França.

http://vootatico.com.br/archives/4021

corsario01

Joel, primeiro vc me mostra o contrato assinado, depois eu passo mais dados.Ok?
Fontes existem muitas. Umas confiaveis outras nem tanto.
Não sou fonte, apenas trago a fumaça.
O fogo vocês verão mais tarde.

Joel

Com todo respeito Corsário,

Não posso levar a sério o seu comentário se você não apresenta nada que fundamente isso. Eu em contrapartida mostrei materia veiculada na imprensa dizendo que o contrato foi assinado e esta sendo pago. Esse papo que o futuro dira que eu sestou certo parece coisa da mãe Dinah.

Nada pessoal, mas para mim você perdeu a credibilidade. Ao menos até que surja esse futuro por você anunciado.

Abração.

Paulo Renato

Caro corsário !!!

Vc é um homen de boas noticias..rs.rs.rs…
Isso sua como música, o veto dos Caracal.
Espero que isso aconteça de verdade. Mas te pergunto qual seria a opção no caso do cancelamento dessa compra absurda???

Seria tudo SH e BH ???
Ou os Russos podem entrar com tudo nessa disputa, já que o N.J não gosta dos yankes ???

Abs.

Joel

caro Corsário, A propria FAB diz que o contrato foi assinado entende porque seu post parece Trollagem, eu sinceramente acho que a marinha estaria melhor servida com otras versões do S 70, mas se o Eurocopter EC 725 vai trazer transferência de tecnologia e medidas de Compensação Comercialentão como a FAB ressalta, então que ele seja muito bem vindo. Ademais o post aqui é sobre os Penguins. http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=2165 23/12/2008 – 17h38 Comandante da Aeronáutica assina contrato inédito com a França O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, representando as três Forças Armadas, assinará, nesta terça-feira (23), no Hotel Copacabana Palace,… Read more »

corsario01

Joel, em 1º lugar, não careço de credibilidade. Me desculpe, mas isso em nada me afeta. Apenas coloquei algo que acho importante. Se para vc isso não tem importância, paciência, como disse antes, me mostre algo que não existe e pronto. Aqui mesmo no Blog, foi colocada a nota da Veja em que era levantada esta situação. Consultei minhas fontes em BSB e elas me confirmaram. Para mim isso basta, até que noticias reais( aquela do Blog que vc colocou, é tão quente quanto a da Veja que diz o contrário). Quanto a Mãe Dinah, bom, sem comentários.OK? Se vc… Read more »

corsario01

Penguins à parte, existe uma nota chamada:

Procura-se um CPF! As primeiras unidades chegarão no final de 2010?

Tomara vc esteja certo e tudo o que sai na mídia/CECOMSAER seja confiavel e não possa voltar atrás. Tomara.

Eu gosto do Caracal.E acho que ele na MB serviria muito bem, mas……!

Bismark

Já está em marcha a produção dos primeiros EC-725 brasileiros. –‘.rs rs.Diga-se de passagem, uma máquina formidável.

corsario01

Começa a produção dos EC725 brasileiros Um ano após a assinatura do contrato finalmente o projeto H-XBR (EC-725) avança por parte do Governo Federal. Foi realizado o “Downpayment” no último dia da semana passada (18 Dez) e também expedida a ordem para que o projeto avançasse, pela FAB. Três helicópteros já estão na linha de montagem, na França, há vários meses, porém até o momento sem nenhuma cobertura financeira, o que foi solucionado com o “Downpayment” realizado. Em janeiro próximo haverá a reunião de “kick off” do Projeto H-XBR com representantes das três forças na França. Bom, existe a nota… Read more »

Joel

Corsário eu não ia falar mais nada, mas por favor.

Decide o seu ponto, segundo a sua “fumaça BSBiana” o contrato será mantido: “Enfim, deixa quieto. Vamos de VIP com poltronas de ouro, afinal, somos um país riquíssimo.”

Ou o será cancelado e se será cancelado vc tem ideia de quando será cancelado?

Assim ao menos se o contrato for cancelado eu passarei a crer nas suas fontes fumacentas.

Abração.

Mahan

Ei, Corsário, não entrega mais uma “brilhante manobra” do nosso estrategista-mor, do “professor de Harvard” e da topeira do ABC (sem aspas…)

Emerson

8 unidades…..BORA !!!! vamos destruir a USN e a Royal Navy.
Se fossem 80 tava bom, pelo menos pra inicio de conversa. Mas é melhor nao reclamarmos, enfim, afinal….estamos comprando materiais de defesa. Devagar chegamos lá…..

corsario01

Joel, com a FAB pulando ante as manobras de sobre preço, pode ser que se cancele, ou pode ser que os preços exorbitantes que os franceses estão tentando colocar, sejam revistos.

Só o futuro vai dizer. Mas creia. Existe muita fumaça em Brasília.

Bosco

Esse pequeno míssil tem o mérito de ser o único míssil de procedência não americana em uso pelas forças armadas dos EUA.
Atualmente tem sido substituído pelo Hellfire II (AGM-114N) por ser mais adequado contra pequenas e velozes embarcações, típicas da guerra assimétrica.

Celio Andrade

Acho que será uma notícia boa:
N.J. sai em Abril para ser vice de Serra.
Se o Serra ganhar acho que as Forças Aremadas tendo o Jobim d eVice…serão privilegiadas..

Igo

corsario01,

Se eles não reverem esses preços logo, vai ser uma bomba e tanto em ano eleitoral. Não acredito que eles realmente emplaquem, acho que ou será cancelado ou (mais provável) sejam revistos.

Sds,

Andre RC

Quanto a quantidade de mísseis, deve ser um lote inicial como foi dito na notícia é a quantidade publicada no Diário Oficial não quer dizer a quantidade final que a MB vai ou não comprar.

Com relação a notícia do EC725, “Três helicópteros já estão na linha de montagem, na França” pelo que eu li quando saiu a notícia esses helis não deveriam ser montados em Itajubá na Helibras ?

Bosco

Só de curiosidade. A cada vez um SH-70 só deverá levar 1 Penguin apenas do lado esquerdo. Isso significa que cada um dos helicópteros poderão se rearmar pelo menos 1 vez.

tbr

precisariamos de 800 e não 8.. é melhor equipar as ongs q a marianha q cuida da nossa soberania..isto é uma vergonhaa