A Marinha arrumou sarna para se coçar. Comprou quatro helicópteros americanos SH-60B Seahawk por US$ 25 milhões a unidade, a fim de cobrir a lacuna deixada pelos FH-3 (sic) e enquanto os EC-725 encomendados da França não ficam prontos.

O problema é que as aeronaves americanas, equipadas com mísseis Penguin, são incompatíveis com o sistema Exocet que está sendo desenvolvido com os franceses.

A EADS, empresa europeia proprietária da Helibrás, já avisou que a integração desses equipamentos custará uma fortuna e é praticamente inviável.

O tema estará na pauta do encontro que acontecerá na França a partir do dia 25.

FONTE: Isto É

NOTA DO EDITOR: O texto acima foi transcrito na íntegra e seu título preservado o original, que foi publicado na revista ISTOÉ desta semana, edição n° 2096 na coluna Brasil Confidencial.

Lendo isto, me perguntei: Qual a finalidade desta matéria? Será que os editores da ISTO É acreditam que os nossos Aviadores Navais são tão incompetentes e desconhecedores da capacidade da nova aeronave adquirida? Será que o Comando da Força Aeronaval e a Diretoria de Aeronáutica da Marinha, composta por militares tão capacitados (na sua maioria Aviadores Navais), seria capaz de cometer um erro tão grotesco, para não dizer estúpido, como este?

Lógico que a resposta é não! Faltou sim, um pouco mais de conhecimento do assunto por parte de quem escreveu o texto acima, pois qualquer um com mínimo de conhecimento de Aviação Naval sabe que a plataforma do SEAHAWK não foi projetada (e nem é compatível) para utilizar o EXOCET e por este motivo, a MB  encomendou um lote de MAS PENGUIN para equipar os nossos futuros Guerreiros, pouco depois de anunciar a compra dos S-70.

Quanto aos EC725, oito aeronaves deverão ter capacidade de realizar esclarecimento e ataque em missões de guerra de superfície (ASuW) e portanto, espera-se que utilizem os EXOCET hoje empregados nos SH-3A Sea King.

Finalizando, retifico o texto acima quanto as informações inexatas, uma vez que não existe a aeronave FH-3 e sim SH-3 Sea King (que no caso específico é o SH-3A Sea King pois o modelo BRAVO é destinado a ASW – guerra antissubmarina) e também não serão vendidas aeronaves SH-60B ao Brasil (mesmo porque elas não são mais fabricadas pela Sikorsky), e sim o modelo de exportação que é o S-70B. Vale lembrar também que a frase “…cobrir a lacuna deixada pelos FH-3 (sic) e enquanto os EC-725 encomendados da França não ficam prontos” também não corresponde à realidade: simplesmente não existe uma “lacuna” entre a desativação dos SH-3B, utilizados em ASW, e a entrada em operação dos EC-725, dado que estes últimos não estarão equipados para cumprir missões ASW – não sendo, portanto, substitutos dos SH-3B. Há, isto sim, uma substituição dos SH-3A/B por S-70B no Esquadrão HS-1 para o cumprimento de missões ASW e ASuW e uma complementação por EC-725 em missões ASuW.

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
corsario01

Bastava ao escritor desta nota acompanhar mais o Blog, ou os fóruns Base Militar e Defesa Brasil.
Certamente não teria escrito estas asneiras.

Bosco

O bom do jornalista que redigiu essa nota é que ele deve entender de moda, passando por proctologia e chegando a reator nuclear, aí ele embaraça no cabelo das pernas.

motta_eiras

Esse não escreve mais sobre o tema. Vai analisar a proxima novela das 8.eheheheheh

Danilo

Como dizia minha vó ´´quem fala demais da bom dia a cavalo“ !

Estes senhores editores da revista isto é deviam é ter vergonha de confiar um tema tão importante quanto o de defesa para qualquer um.

Saudações,

Danilo

Felipe Cps

Engraçado é esses caras não perderem o emprego… Bem, na revistinha do Bispo pode tudo…

Sds.

MCV

a Isto E ,se naum estou enganado, ate 92 ou 98 naum lembro mais direito, tinha como um de seus empregados um espiao americano que colokava o q keria e o q podia pra dificultar o desenvolvimento da angra dos reis e seu tipo de tech…tbm da marinha, usando os green peace e um monte de otarios para serem contra os desenvolvimentos de tech ” como os de angras e o snb da marinha” e o povo papa tudo com caldo de galinha, porq a picanha e o file ta com os gringos hehehehehe!!!! sds depois eu ponho as fontes… Read more »

MCV

The antipathy that Chow feels toward the PEB [Brazilian Space Program] is explained in the same way by officials in the Brazilian Air Force’s intelligence sector. Like THE WASHINGTON POST, Chow reportedly received information sent by John James Gilbride, Jr. (also known as John Gilbraith and Jac [as published] O’Brian). Gilbride was a spy operating in Brazil and trying to gather data on the Brazilian Space Program, as reported in ISTO E No. 1343. “The Brazilian Space Program has no enemies,” says Brigadier General Ferolla. “What we have are competitors,” he explains. That opinion is seconded by consultant Joao Vaz:… Read more »

MCV

por favor editores desconsiderem meus comentarios e apaguem !
peco desculpas pelos meus posts !!!!
prometo,serei mais cauteloso nos meus posts!!!
sds
mcv

Mausher

O assunto defesa durante muito tempo fora vedado a participação pública devido, dentre muitos outros motivos, a falta de fontes acessíveis, confiáveis e de interesse público. No Brasil incorre como “dentre muitos” o fator ditadura que afugentava e impedia, segundo conveniência própria, o cidadão comum de se aventurar ao tema. ISTO É, Na verdade um tiro pela culatra. Ocorre agora o natural “efeito funil”: ISTO É, Poderes e “verdades” revelaram-se ultrapassados com a abertura política e social, o interesse público desperta com o fulgor das novas gerações e a revolução tecnológica permite um transbordar de informações jamais visto. ISTO É,… Read more »