Navantia inicia corte de chapa do quarto submarino S-80

6

Inicio_Corte_Chapa_S84_19_01_10md

Cerimônia foi presidida pelo Almirante Director de Construcciones de la Armada Española e pelo Director del Astillero de Cartagena

A Navantia celebrou ontem, 19 de janeiro, no Astillero de Cartagena, o primeiro corte de chapa para o submarino S-84, o quarto da classe S-80 encomendados pela Armada Española. O Almirante Director de Construcciones da Armada (ADIC), José Manuel Sanjurjo, e o Diretor do estaleiro, Manuel Filgueira, presidiram o ato.

Os S-80 são uma versão aumentada e melhorada da classe “Scorpène”, que foi produzida em conjunto pela Espanha e França para exportação. A classe S-80, foi modificada para atender aos requisitos espanhóis.

Entre as melhorias, destacam-se a boca maior e o sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP), que usará a tecnologia de células de combustível (Fuel Cell), muito superior ao MESMA francês.

O sistema de combate também é americano, para o emprego de mísseis Tomahawk.

S-80

As principais características dos S-80 são

  • Comprimento total: 71,05 m
  • Altura máxima: 11,68 m
  • Calado: 6,20 m
  • Diâmetro do casco: 7,30 m
  • Deslocamento na superficie: 2.200 t
  • Velocidade na superficie: 12 nós
  • Velocidade em imersão: 19 nós
  • Dotação: 32 tripulantes + 8 de forças especiais

Os S-80 poderão realizar diferentes missões como guerra anti-submarino, guerra anti-superfície, vigilância, operações com forças especiais, ataque terrestre com mísseis de cruzeiro, proteção de forças anfíbias e operações de inteligência.

S-80 concept of operations

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
2demaio

A foto é mesmo de um S-80 ou é um desenho ?
Não sabia que ja havia um navegando.

Danilo

Parece que os espanhois sozinhos fizeram melhor que junto com os franceses, ainda não vi as vantagens de uma aliança com um país que parece mais querer nos explorar que ajudar.

Saudações,

Danilo

Mauricio R.

Qndo estiver em serviço ativo, seria interessante se saber se esse aí tb mergulha mal e manobra pior ainda, conforme a Força de Submarinos disse da eca francesa Scórpene.

YO

O S-80 non e unha version ampliada e mellorada do scorpene E UN SUBMARINO TOTALMENTE NOVO 100% español. E moito mais grande que un scorpene, diferente sistema de combate, diferente AIP, diferente armamento… so se parecen en que son submarinos. Os franceses estan moi doidos de que os os seus socios se decidiran a crear un submarino propio, e resulta que e moito mellor, cun sistema de combate de lookeed martin e que lles vai quitar moitos contratos. USA non fabrica SSK, españa si e co sistema de combate americano moitos aliados usa vanse a decantar polo S-80 o primeiro… Read more »

Aleksander Matos campos

Srs,

Teria a Marinha Brasileira feito a opção errada ao comprar o pacote fechado dos Scorpenes?
Será que as Autoridades Navais Brasileiras, que decidiram ,consideraram os fatores de fraqueza elencados em relatório confidencial, preparado por oficial submarinista que operou,no Chile,com um Scorpene ?