Veleiros

O Rio de Janeiro será palco de um grande encontro internacional de veleiros a partir do próximo dia 31 de janeiro, intitulado “GRANDES VELEIROS RIO 2010 – VELAS SUDAMERICA”. Realizado pela Marinha do Brasil, com patrocínio da LLX e apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, o evento será inteiramente gratuito e acontece no Píer da Praça Mauá no período de 31 de janeiro a 07 de fevereiro. No dia 29 de janeiro, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, inaugura as instalações.

O encontro conta com a participação de nove navios: “Cisne Branco” (Brasil), “Libertad” (Argentina), “Esmeralda” (Chile), “Gloria” (Colômbia), “Guayas” (Equador), “Elcano” (Espanha), “Cuauhtemoc” (México), “Capitan Miranda” (Uruguai) e “Simon Bolívar” (Venezuela).

A chegada dos veleiros ao Rio de Janeiro, na manhã de domingo (31), será marcada por um grande desfile naval pela orla carioca, conforme a seguinte programação: Barra da Tijuca (altura da Av. Ayrton Senna) às 10h, Ponta da Joatinga às12h, Leblon (altura da Av. Bartolomeu Mitre) às 13h, Forte de Copacabana às 13h30, Pontal do Leme às 14h30, Escola Naval às 15h e por fim no Píer Mauá às 15h30.

Os Navios ficam atracados no Píer Mauá e abertos para visitação pública gratuita de 01 a 06 de fevereiro. O Píer recebe também, diversas atividades culturais e de lazer, com apresentações das Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, blocos carnavalescos e também a participação da bateria da Escola de Samba Unidos da Tijuca. O público confere ainda, exposições em quiosques montados no cais, shows de músicas, parque infantil e danças típicas.

Na manhã dos dias 02 e 03 de fevereiro estão previstas visitas de jornalistas e de veículos de comunicação aos veleiros, e será disponibilizada uma sala no Píer Mauá para atender toda a imprensa presente. No dia 05, às 10h, no Comando do 1° Distrito Naval, será realizada uma coletiva de imprensa com os organizadores da Regata Internacional Velas Sudamerica 2010.

Seguem abaixo as fotos dos veleiros participantes. Mais informações
sobre o evento, fotos e descrições dos navios, acesse o site
www.grandesveleiros.com.br.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps

Putz, queria ver estas belezuras de perto…

Felipe Cps

Que coisa linda essa ARA Libertad. E o mexicano Cuauhtémoc também. E o nosso Cisne Branco também não fica atrás.

Um assunto apaixonante, sem dúvida. Adoraria que o Naval pudesse postar mais posts sobre embarcações à vela, navegação, etc.

Espero que o Naval cubra o evento para que a gente tenha o gostinho de ver imagens de perto, pois infelizmente a distância me impede de ver estas belezuras.

Sds.

dodloco

que magavilha

Danilo

Concordo realmente são belonaves !

Lindos demais …

Abraços,

Danilo

vassili

Eu, que estou montando o Cisne Branco, adoraria conhecer estes veleiros…………..

Estou conhecendo nomes interessantes, tais como: lugre-patacho, barca, aparelho, gurupés, velas latinas, redondas, entre mastro, bujarrona, mastro da gata, gavetope, estais, entre outros diversos nomes relativos à atividade nautica……

abraços.

vassili

destes veleiros fotografados, o maior é o Esmeralda…

Se não me engano……….

nozes

e do chaves parece meio derrubado!

Danilo

É Vassili o inicio das grandes navegações la se mostrava bem o que é ser marinheiro, imagine atravessar o cabo das tormentas a vela, isso sim que é esporte radical, simplesmente impagavel emoção.

Abraços,

Danilo

vassili

Danilo,

Vc se refere ao Cabo Horn?????????

se for isso mesmo, posso imaginar como a emoção………

abraços.

Baschera

O ARA Libertad parece que não vem mais…… no hay plata !!

“La fragata Libertad no participará desde fines de febrero próximo del Encuentro y Regata Internacional de Grandes Veleros-Velas Sudamérica 2010 junto a 12 naves de diversas banderas que visitarán puertos de 10 países, 5 de los cuáles celebran este año su bicentenario.” Fonte: Clarin.com via Aviacionargentina.

Eita pobreza terrível. Cuidado com o efeito orlof 🙂

Sds.

mario  teixeira

Parabenes à mARINHA POR ESSA UNICIATIVA QUE SEM DUVIDA MUITO AJUDA A POPULARIZ A VELA. O BRASIL TEM UM ENORME LITORAL E MUITA GENTE AINDA ACHA QUE A VELA É ESPORTE PARa ricos. AQUI NO RIO NOS VELEJADORES SENTIMOS MUITA FALTA DE MARINAS PÚBLICAS JÁ QUE A UNICA QUE EXISTIA FOI PRIVATIZADA DEPOOIS DE UMA VERGONHOSA NEGOCIATA do ex prefeito com uma empreiteira. HOJHE A MARINA COBRA FORTUNAS PARA GUARDAR OS VELEIROS. SALUDOS, MARIO.

vassili

Baschera,

O ARA Libertad está presente na regata sim……..

Inclusive saudou com tiros de canhão a cidade maravilhosa.

Abraços.

rayane

eu vi eles!! todos são lindos!!!!mais eu gostei mais do esmeralda (chile), pois os chilenos são simpaticos!!

juju

paasei a noite e vi sao todos lindos irei visitar com meus filhos

normanda

Adorei a ideia de fazer com que Rio de Janeiro seja mais uns dos eventos culturais pra todos inclusive as crianças que vivem cada vez mais restritas de tudo e todos.

Vilnei Braga

ESTIVE NESTE MOMENTO FALANDO COM UM TRIPULANTE DO GUAYAS, DO EQUADOR, ELE INCLUSIVE TEVE QUE DESCONECTAR PORQUE JA ESTAVA SENDO CHAMADO PRA PREMIAÇÃO. ESTÃO DESDE SABADO EM MAR DEL PLATA. NESTA PRIMEIRA ETAPA, SEGUNDO ELE, O EQUADOR CHEGOU EM SEGUNDO LUGAR, E………. EM PRIMEIRO……… CISNE BRANCO!!! É DO BRASIL!!!!!
os chilenos não são mais simpáticos que os equatorianos e foi a despedida mais linda que ja vi, dentre todos os veleiros. eu estava lá…. VALEU! (apesar do nome indefinido sou menina tá?)

Juarez

Confesso que vivi um dos grandes momentos da minha vida ao visitar estes “Senhores dos Mares”. Nunca havia estado à bordo de uma nave desse tipo e de repente a oportunidade de se conhecer 9 de uma só vez!
No dia da despedida, assisti o desfile deles de uma posição muito previlegiada bem na entrada da Baía de Guanabara, sentado nas muralhas da Fortaleza de Santa Cruz em Niteroi.
Momentos inesquecíveis!