CF Fonseca Júnior

Foi realizada no dia 15 de janeiro, a Cerimônia Militar de Passagem de Comando do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1).

O CF Augusto José da Silva FONSECA JÚNIOR assumiu o cargo de Comandante do Esquadrão VF-1, acontecimento este que reveste-se de singular relevância por ser a primeira vez que um piloto da aeronave AF-1/1A assume o Comando do Esquadrão.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, o Contra-Almirante FERNANDO Mauro Barbosa de Oliveira, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Vice-Almirante (RM1) ADILSON Vieira de Sá, o Contra-Almirante (RM1) Mauro França de ALBUQUERQUE LIMA e o Contra-Almirante Nelson GARRONE de Palma Velloso, Diretor de Aeronáutica da Marinha, todos ex-Comandantes da Força Aeronaval.

FONTE e FOTO: ComForAerNav

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vlademir Baltazar

Vou dizer uma coisa…..a passagem de comando está mais frequente do que os proprios aviões voarem a bordo do porta-aviões….!!!

Giordani RS

É CF Fonseca…vai ter muito trabalho…ADMINISTRATIVO pra fazer, pq voar, só em simulador…
Amigos, gostaria de ler a opinião de voces:
a)A MB tem capacidade de defender e projetar Poder na Amazônia Azul?b)O Opalão, como está hoje, num conflito com algum país Sul-Americano, como se saíria?
c)E num conflito contra uma nação qualquer do Globo, digamos a Marinha Real, a Marinha Espanhola ou mesmo a Marinha Francesa(Lembram da Guerra da Lagosta?)

celso

Acho que o P Lula arrumou,briga com o parceiro militar errado,como os desentendimentos constantes com o Obama sobre a compra do caças da Fab,hoje se ele tivese mais jeito sobre a compra da Fab ,saberia tirar mais proveito dessa situação, comprando o Gripen que viria com alguns componentes EUa ,sendo que poderia subistituilos qdo fossem necesarios como o acordo do amx. e ainda poderia ficar com a barganha dos navios da clase saipan ,e os 2 ndd oferecidos por R$100 milhoes que os Eua ofereceram,dispensaqndo as OHP que vinham no pacote oferecido, e ficariamos bem com 2 lhd ,devidamentes reformados… Read more »

Giordani RS

Não temos que comprar equipamento estrangeiro, temos é que produzir aqui! Nosso parque industrial é um dos principais do Mundo! É inadmissível que não tenhamos competência para tal empreitada…e na boa, essa história de Gripen, já saturou! Se é para comprar um monomotor, então que se reative o projeto do F-20! O Tigershark com a tecnologia usada nos Mikes, com excessão de sua autonomia, seria páreo até para um sukhoi!

Dalton

Celso…

o Saipan na verdade pertence a classe Tarawa e são classificados como LHA e não LHD embora na pratica nao faça muita diferença.

Mas não existem 2 deles disponiveis, pois o Saipan já está sendo
desmantelado e o Tarawa encontra-se em Pearl Harbor na reserva,
teoricamente sendo bem mantido para em caso de emergencia ser recomissionado, mas é mais provavel que acabe sendo afundado como alvo como aconteceu com outro LHA descomissionado, o Belleau Wood também proximo ao Havai.

sds

Ivan 2

Ué!!! Cadê as fotos dos tradicionais vôos dos componentes da ala aérea? Ops… esqueci que os A-4 não estão voando…. que mancada!

Almeida

Deve ser muito, muito ruim ter um trabalho onde você não se sinta produzindo nada. Tipo ser comandante de um esquadrão de aviação naval que não voa nem embarca.

Ou compram F-35B pra eles ou botam eles pra voar em helicopteros de esclarecimento e ataque ou desativem o esquadrão. Sério. É muita pose e recursos jogados fora. Ou faz direito ou não faz, ficar jogando nosso dinheiro fora a toa é dose!

Se bem que ficar ali em São Pedro da Aldeia sem nada pra fazer deve ser uma boa. Férias eternas numa cidade veraneio.

Almeida

Férias eternas mais o status de ser comandante militar e as festinhas constantes de troca de comando, inspeção, etc… me enganei, esse trabalho deve ser muito bom!

jsilva

A parceria com a França da a possibilidade de daqui a 10 ou 12 anos a Embraer esta produzindo Rafales navais, já com tecnologia nacional, mas tem que ver qual vai ser o futuro do Nae São Paulo.
Por enquanto o VF-1 só existe para doutrina e olhe lá.

humberto

Pelo que eu tenho lido, a MB deseja um porta aviões com catapulta, ou seja, algo que possa comportar um Rafale ou F-18, um PA aviões relativamente grande se comparado com o Italiano Cavour. Falando em Cavour que deve estar aportando no Brasil no próximos dias, de repente (quem sabe, vai que rola) a Itália está tentando um negócio com o Brasil, esta história do mesmo vir mais ou menos vazio, passar no Brasil para pegar mais militares e helis sei não…Tomara que seja o embrião para o nosso próximo PA, creio que ele seja mais compativel com o Brasil… Read more »

Lacerdinha

Enquanto uns falam besteira o Esquadrão está lá treinando pouso, toque e arremetida já que o Carl Wilson vai passar por aqui, e a rapaziada vai estar na ponta dos cascos, pra dar uns treininhos , mesmo que alguns continuem falando besteira.
Não devia nem falar nada, já que aqui só tem “EXPERT”…..putzz.

Guarda Marinha

Lacerdinha, boa tarde.

Realmente os treinos são necessarios, sabes quantas águias estão em operação? E se há realmente a possibilidade dos treinos de arremetidas com o Carl Wilson?

Guarda Marinha

Por curiosidade, poderiamos obter o CV do CF Augusto José da Silva FONSECA JÚNIOR, pois creio que ele deva ter sido um dos escolhidos para treinarem nos EUA.

Guarda Marinha

Humberto,

Poderiamos em um venda de oportunidade comprar um novo PA e ao mesmo tempo que operamos estudar-lo ao ponto de no futuro construirmos aqui no pais, ao semelhante ao projeto IKL dos submarinos classe Tamoio.
Acredito que inteligência e capacidade não nos falta,falta sim estimulo e uma diretriz firme, um projeto de longo prazo.

humberto

Concordo com vc Guarda Marinha, infelizmente os nossos politicos (e por que não dizer nós mesmos pois não cobramos por isto) só enxergam em um horizonte de 4 anos. A prioridade é se eleger ou reeleger e não construir uma nação.
Abraços

Guarda Marinha

Humberto,

Realmente deixamos correr frouxo os destinos da nação.
Pergunto a ti e aos outros comentaristas, porventura esta nova estrutura que a MB esta criando baseada nos sub, navios patrulhas e escoltas atenderam nossas necessidades de auto proteção?
A construção do novo estaleiro naval em Itaguai não vai colocar na reserva o AMRJ, mesmo em Itaguai a priori sendo especifico para os sub?

Piramboia

Legal! Vais comandar o quê, Fonseca?
Brasileiro adora cerimônias, salamaleques, presepadas e outras coisas ligadas à imagem!
Deixa pra lá! Tou mudando minha nacionalidade em breve e aí deixo às favas, às favas (disse um ministro na véspera da edição do AI-5)!!!

Lacerdinha

Ambiente militar sempre tem cerimônia ( aqui e em qualquer lugar do mundo ), se não gostam estão usando o babador errado.

Giordani RS

Lacerdinha…enquanto todos aqui estão cobrando uma atitude de nossos governantes e mesmo da MB, que faz vistas grossas para a situação do Opalão Belgrano, tu age como os políticos, ou seja, aquilo que não é visto, nao é lembrado…obrigado lacerdinha, por se mostrar, um expert em política…

Lacerdinha

Se algum dia na vida tu soubesse o que é uma rotina na Marinha eu até poderia te dar razão, agora você querer justificar uma crítica capenga e sem fundamento com o fato do PA São Paulo estar parado em reparos vai uma distância muito grande.
Se você acompanha a filosofia de manada é problema teu, a Marinha tem coisas mais sérias pra cuidar.

CETEANO

Sr. Almeida

Você não tem a menor noção daquilo que declarou em seus posts. è uma tremenda irresponsabilidade tecer comentários e dar opiniões sem conhecer realmente o que está falando. Ou então seu post demonstra um disfarce para um recalque mal resolvido.

Parem de descer o malho e façam alguma coisa para que a MB e o Brasil melhorem e seja mais próximo daquilo que sonham.

Almeida

Correção: o NAe norte americano CVN-70 se chama Carl Vinson. Se é verdade que existem AF-1A em condições de voo e nossos pilotos estão lá sem S. P. da Aldeia em treinamento, até mesmo para manobras em conjunto com a USN, retiro o que disse sobre as “férias”. Mas não é essa a informação que temos. E, caso alguém não tenha percebido, minha ironia e repúdio não é contra a cerimônia de troca de comando, nem contra o novo comandante e muito ao seu esquadrão. Ridículo é mantermos essa estrutura capenga para fingir que operamos porta-aviões. Se a MB acha… Read more »

Almeida

Re: CETEANO em 28 jan, 2010 às 12:02 Esclarecendo, Amigo, sou segundo tenente fuzileiro naval da reserva, servindo por 5 anos, inclusive fora do pais. Tenho extremo apreço e estima pela Marinha do Brasil e seus militares, sao minha segunda casa, minha segunda familia. Alem disso, sou engenheiro graduado, pos graduado no exterior e mestrando. Trabalho na area de desenvolvimento de software para analise de sinais na empresa nacional que mais exporta equipamentos de alta tecnologia na area de defesa. Eu faço parte do meu sonho e do que sonho para o Brasil no futuro. Se desço o malho é… Read more »

Horácio

Srs.,

se tem alguém que não tem culpa das dificuldades por que passa a nossa aviação de caça, são os militares da MB. Por eles, tenham certeza, teríamos um NAe operacional, e uma aviação batendo recordes de horas voadas. Acho melhor conteirar melhor antes de atirar…

CETEANO

Almeida, Muito bom. Parece que agora vc respondeu à altura de seus títulos e de sua bagagem acadêmica. Quanto à informação, sugiro que recheque suas fontes, pois estão dasatualizadas. Sua ironia foi pesada e agride aqueles que trabalham duro em prol da Nação, independente do que esta quer e pensa sobre que tipo de Poder Naval a MB deve ser capaz de impor. Compreendo sua dupla visão, uma como parte ou ex-parte do time que trabalha duro ( e muitas vezes nem férias pode tirar) e a outra de cidadão contribuinte, que aliás, todos nós somos. A comunidade agradece o… Read more »

Almeida

Re: CETEANO em 28 jan, 2010 às 19:30

É sempre bom poder esclarecer as coisas, especialmente quando me excedo. Obrigado pela compreensao e desculpe pela ironia demasiada!