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O BPC (Bâtiment de Projection et de Commandement) Tonerre, da Marinha Francesa, é visto em exercícios recentes. O navio é um porta-helicópteros de assalto da classe “Mistral”, a primeira da Marine Nationale projetada sob “commercial shipbuilding standards”. Ele tem uma tripulação de apenas 160 homens, pode embarcar até 16 helicópteros NH-90 ou Tigre, e ainda transportar 40 carros de combate Leclerc e 450 fuzileiros. A alta silhueta característica da classe “Mistral”, torna-a de fácil detecção radar e visual.

tonerre-2.jpg

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Mahan

Não tem problema,só se aproximarão da batalha,ou seja, área de desembarque (além horizonte)após os misseis dos SSN terem feito a decaptação,os caças do NAe terem destruidos os caças e forças blindadas inimigas restantes.Aí será a vez do LHD, com seus LCAC,blindados,Heli,fuzileiros e seu apoio aéreo dos STOL. Na paz,auxiliam os civis nas catástrofes. Se o LULA tivesse um tonerre ou navantia,poderia tê-lo mandado para Indonésia 2004 ou retirar Brasileiros do Líbano 2006. A politica das canhoneiras substituída pela política dos LHD. É o que a que a 4ª frota está fazendo neste momento na américa central.

Douglas

Engtraçado, onde estão os “novos” cougar EC 725 a bordo….? sim sim os franceses preferem o EH 90… cougar é coisa de brasileiro, helo novo de segunda linha…. é o opalão dos helos… projeto velho com roupagem nova. Abraço a todos.

Mahan

…decapItação…é verdade: pré-posicionamento é necessário. Quem sabe quando nossos “TRIMARÃS” da I FROTA estiverem em PORTO-PRÍNCIPE, II FROTA em QUELIMANE, III FROTA em DILI e IV FROTA (OTAN?)em FUNCHAL etc..viajando….viajando…Engraçado, já estivemos em alguns desses portos com a ONU!!

Bosco

O Nunão deve ter sido consultor do projeto porque o Tonerre tem mísseis Mistral para sua defesa.
Com certeza não é a melhor escolha, mas como os Crotale N estão sendo abandonados (fora de moda), os Aster 15 ocupam muito espaço e os VL-Mica ainda não estão operacionais os franceses optaram por uma solução de compromisso.
Acho que logo logo recebe os VL-Mica.

Bosco

E ainda por cima é a versão manual “Simbad”. Se fosse pelo menos o Tetral ou o Sadral…..

Baschera

Uma belonave destas deve, num TO, estar escoltada, igual um NAe.
Sds.

Robson

Douglas, que helis são aqueles na primeira foto? NH-90?

José da Silva

São Pumas da ALAT.

Nunão

Ehehe… Não sou fã ardoroso dos Mistral não.(o míssil, não a classe). É aquela história, entre não ter nada e ter um manpads… Tudo é uma questão de padronização (no caso da MB, o fato de ser empregado pelo CFN, por ter lançadores Simbad ex-Minas Gerais agora no São Paulo etc). Não acho que seja prioridade instalar outro sistema no Tonerre – imagino que os Simbad que foram para a classe devem ser sobra de algum outro navio desativado. Quem sabe quando alguma Georges Leygues for desativada, os Sadral delas vão para o Tonerre e o Mistral, assim como, imagino,… Read more »

Walderson

É amigo Douglas,
dessa vez vc tomou um cheque-mate. Os helicópteros são o Cougar, sem dúvida.
Um abraço.

Douglas

Não não, devolvo, são EC 725??? ou cougars da série 5 operados ha muitos anos pelos franceses???? Insisto, onde estão os “novos” 725 na marinha francesa???? Resposta: não estão, tirando uns poucos, as FA francesas optaram pelo NH 90, o Cougar vem pro Brasil, assim como viria o Mirage 2000, que já fechou até a fabrica lá. Velho de roupagem nova.. 2ª linha. quem viver verá.

Douglas

Pra fechar abaixo o numero enorme de “fantasticos” Ec 725 na França:

Operators
France
French Air Force – 6 in service for combat search & rescue missions.[1]
French Army – 8 in service with the Air Corps for special operations.

fonte wikipedia

Douglas

Mauro, conta outra, cai na real. Se o Brasil não pega eles iam fechar a produção do cougar em alguns anos. agora terá sobrevida de 25 anos aqui. Não foi vc que disse ter sido bom o cancelamento do FX1, pois agora teriamos o opalão M 2000 ????? É a mesma coisa.