tonnerre-no-cais-foto-pn-online 

Segundo o site Defensenews, procede a informação que circulou, recentemente, de que a Rússia demonstrou interesse em comprar um LHD francês da classe Mistral. No início do mês, um porta-voz do Ministério da Defesa da França, confirmou que há interesse oficial da Rússia para a compra, embora este seja “extremamente geral”.

Outras informações que circularam desde o final de agosto eram de que, após a compra do primeiro navio, a Rússia estaria interessada em produzir três ou quatro unidades adicionais em estaleiros próprios, com assistência francesa.

A França possui dois LHD (Landing Helicopter Dock – navio de assalto anfíbio dotado de convoo) da classe, os BCP Mistral e o Tonnerre. A sigla BCP significa Batiment de Projection et de commandement – literalmente navio de projeção e comando. Os franceses encomendaram uma terceira unidade como parte de um pacote de incentivo, e existe a possibilidade de um quarto navio ser encomendado na próxima década. O Tonnerre já foi visitado, quando esteve no Rio de Janeiro, pela equipe do site Poder Naval Online, da qual o Blog Naval faz parte. Clique nos links abaixo para saber mais.

tonnerre-foto-pn-online

FONTE: Defensenews

FOTOS (BCP Tonnerre no Rio de Janeiro): Poder Naval Online

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique Sousa

Só uma notícia destas, salvo se for falsa e claro, mostra como certos mitos não se sustentam.

A Rússia, paradigma em praticidade e rusticidade, capaz de fazer tudo por trás de sua cortina de mistério, cogitando a compra de um navio deste porte logo de quem? Dos franceses, tidos por alguns como frescos/fracos/complexos…

Coisa boa é coisa boa, ruim é ruim. Não importa de onde vem…

Samuel

A Marinha russa está em situação ruim é verdade. Porem as notícias de que se produzirá equipamentos de outros países não é de maneira alguma depreciativa. A classe Kilo/Amur é de respeito, muito silenciosos e temidos pela sua furtividade. Na verdade o que os russos querem é ter acesso a novas tecnologias, mais propriamente a AIP alemã que se baseia em células de combustível, o U-212 é muito caro não há interesse no sub em si. Em matéria de NAe os russos não possuem conhecimento para fabricar naves deste tipo, a URSS os fazia nos estaleiros da Ucrânia e uma… Read more »

Jonas Rafael

Os franceses e os russos tem um histórico de cooperação até antes da II GM. Qunaod estourou a Primeira Grande Guerra em 1918 a Rússia estava modernizando suas armas com colaboração francesa e isso era uma das preocupações alemãs. Não vejo os franceses fazendo restrições a essa compra, até pra dar um chute na canela do Tio Sam, que vem tentando ostensivamente por sua indústria aeronáutica militar fora do negócio.

Ronaldo de souza gonçalves

A despeito deste navio eu acho ele alto demais e facilmente detectavel,podem falar ele vai ciom escolta e tudo mas el em si denunciaria a frota toda.O Brasil deveria projetar um navio com essas especificaçoes mas com perfil mais baixo por que esse se ve a 20km a olho nú.

KLM

grande

Angelo Nicolaci

Tiago Jeronimo

Se a Russia estivesse falida não estaria negociando compras no exterior não concorda???
Com relação a esquadra russa, ela não tem o carisma das outras Forças em seu país , sendo relegada a segundo plano, e ainda com relação a industria naval russa, ela se atrofiou devido a imensa crise dos anos 90 a qua ainda não conseguiu superar, assim como a nossa que tem prazos por demais longos para entrega de um navio se comparado aos nossos concorrentes

Angelo Nicolaci

E mais uma coisa, comprar equipamento estrangeiro é uma novidade para eles , mas muitos países o fazem a muito tempo, incluindo os EUA amigo

Tiago Jeronimo

Angelo Nicolaci,

Dá uma lida de novo no meu comentário, eu não disse que a Russia estava falida, disse que a Marinha russa estava falida o que são duas coisas completamente diferentes.

Dois links para o amigo ler:

http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=781

http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=784

alessandro

Nós aki do blog precisamos entender de uma vez por todas que a Rússia não é mais URSS, isso acabou. Eles herdaram tecnologia de ponta da Ex-URSS mas não são mais alto suficientes em matéria de industria bélica, nem os EUA é portanto é absolutamente normal que eles assim como o mundo todo comprem equipamentos de outros paises, assim como outros países vão comprar deles. Vide a austrália que está interessada no caça bombardeiro SU-34. Vou até mais longe, acho que é um sonho europeu ver a Rússia se intregar e UE pois isso possibilitaria a UE agregar a tecnologia… Read more »

Omega

Notícia interessante e boa de se discutir sem dúvida nenhuma, vamos pensar assim: quem tem dinheiro e tecnologia faz, lembrando que desenvolver um projeto custa muito caro. Agora, quem não tem muito dinheiro ou tecnologia, a melhor opção é comprar e absorver da forma que conseguir. Também lembrando que tecnologia e tempo são relativos.

Outra coisa, isso é sinal que esta classe de navios é boa.

sds

Pedro Rocha

Olá senhores! Eu noto vários comentários de demérito à indústria naval russa e francesa! Esse navio foi projetado para se construído em estaleiros de mercantes, ou seja, um projeto de baixo custo com excelentes instalações internas! Portanto não seria caro de construir e manter. Ponto para a indústria naval francesa! A Rússia enxergou uma oportunidade de baixo custo para resolver uma necessidade imediata com qualidade! Ponto para a indústria naval russa e marinha russa! Em tempo: Eu particularmente não vejo nenhum demérito em projetar navios militares sobre plataformas mercantes o tempo dos encouraçados com blindagens e caldeiras há muito já… Read more »

gaspar

ninguem dise que a Russia esta falida, e sim a sua industria naval… alem de falida esta totalmente defasada…
comprar LHD da Franca, U212 da Alemanha, extilingues brasileiros…

Norberto Pontes

hummm.. a Russia anda muito misteriosa…

gaspar

nao seria interessante os BRIC’s fundarem uma industria naval para seus propositos ????
a demanda seria grande, os eletronicos viriam do resto do mundo, mas o design, producao, armamentos… ficaria com o BRIC’s…

Rodrigo

Juro que eu vi uma suástica ali a traz.

KLM

Granade passo do urso se socializando mais

RADAR

espero que os próximos sejamos nós (BRASIL)

SDS

Baschera

Gosto muito desta classe de navio BPC / LHD, porém são caros de comprar e manter.

Sds.

Marcelo Ostra

Mas Basque, o que em tese, a nivel de unidade de Esquadra é barato no mundo hoje ?

Ou se leva a serio a doutrinação e o treinamento/aperfeiçoamento dos meios (equipamentos e humanos) um dia qualquer, mesmo que demore, sairá muito mais caro ainda que toda economia feita …..

Abs
mod MO

Baschera

M. Ostra,

Bem lembrado, mas nós sabemos disto e os Almirantes também…..
Mas powss, parece que os “políticos” não sabem ver, ler ou enxergar…. mas só fazer discursos.
Há, também sabem cortar verbas e orçamentos……
Concordo, Ostra, não adianta ter, tem que operar.

PS: Os “terroristas” não foram pressos ainda ??? hehehehe….

Sds.

Tiago Jeronimo

A toda poderosa marinha Russa, comprando LHD franceses e submarinos alemaes? E quando eu disse aqui uns meses atras que a Marinha Russa tava falida e que a industria naval de lá não prestava mais pra nada, as russetes me crucificaram e disseram que o site Area Militar tava só fazendo propaganda anti-russia.

Quem ri por último…

UAhUAhUAHuHauhauHUAh

Mauricio R.

Não há somente esse design no mercado, tem 2 espanhóis, o “Galicia” e o “Juan Carlos I”, abiscoitaram encomenda da Austrália e nos quais os russos tb estão de olho, que não são de se jogar fora.
O que não dá é “San Antonio”, aquilo alí é p/ quem tem mto cacife, somente em sonho.