Home Modelismo Monte sua fragata da classe ‘Niterói’ e corveta ‘Barroso’

Monte sua fragata da classe ‘Niterói’ e corveta ‘Barroso’

244
16

Às vezes a vida pode ser muito chata para aquelas almas mais nerds, que curtem tecnologia e temas militares. Mas não deixe se abater, aproveite o tempo de folga, desligue a televisão, que é sempre igual e coloque a mão no papel, tesoura e cola!

Monte sua fragata da classe “Niterói”

Barra de Cinco Pixels

F44

f43-de-papel.jpg

f43-de-papel-2.jpg

Faz tempo que o Poder Naval Online disponibilizou aos seus leitores os planos da maquete em papel da fragata classe “Niterói”, com instruções detalhadas de montagem.

Mais uma vez colocamos o material em evidência, para alcançar mais gente. O modelo é de autoria do nosso amigo e editor Fernando “Nunão” De Martini, que resolveu compartilhar seu trabalho com os outros entusiastas das fragatas.

São dois arquivos em formato JPG de 300 dpi, um com cerca de 1Mb e outro com pouco mais que 2 Mb. Os dois arquivos contém os planos da maquete da Independência (F44). Ambos estão em formato A4 (podendo ser ampliados para imprimir em A3, o que resulta numa maquete maior e mais fácil de montar).

Observação: as fotos do modelo da Liberal são de um protótipo. É similar à nova, mas com algumas diferenças importantes: o mastro do radar foi refeito, alguns detalhes extras foram adicionados e, no caso específico da F44, há mudanças nas posições dos lançadores de Exocet, dos contêineres de balsas salva-vidas e do lançador de Aspide, inerentes às diferenças entre as fragatas de verdade.

Para baixar os planos, clique nas respectivas imagens abaixo e boa diversão!

f44-independencia-maquete-folha1.jpg f44-independencia-maquete-folha2.jpg

Monte sua corveta Barroso

Barra de Cinco Pixels

Cv Barroso V34

barroso-3-ago08.jpg

barroso-2-ago08.jpg

barroso-8-ago08.jpg barroso-4-ago08.jpg

barroso-6-ago08.jpg

barroso-9-ago08.jpg

Nosso editor Fernando “Nunão” De Martini também disponibizou os planos de montagem da corveta Barroso, que estão disponíveis nas imagens abaixo.
São dois arquivos em formato JPG de 300 dpi, um com cerca de 1Mb e outro com pouco mais que 2 Mb. Ambos estão em formato A4 (podendo ser ampliados para imprimir em A3, o que resulta numa maquete maior e mais fácil de montar.

Observação: as fotos do modelo de papel da Barroso publicadas são de um protótipo de vários anos atrás, alterado conforme novas imagens. Mesmo assim, há pequenas diferenças, mas as fotos do protótipo servem tranqüilamente de referência para a montagem.

barroso-maquete-em-papel-p1-nunao.jpg barroso-maquete-em-papel-p2-nunao.jpg

16 COMMENTS

  1. ACHO MODELISMO FANTÁSTICO, E PENSO QUE VOCÊS DEVERIAM POSTAR UM PORTA AVIÕES COM AVIÕES E HELICOPTEROS E TUDO MAIS, COM CERTEZA EU IRIA ADORAR E DIVULGARIA ESTE SITE. ABRAÇOS

    (Nota dos Editores – MO) – Você apenas divulgaria se fizessemos isto ? obrigado então, deixa pra lá, e seja educado, não escreva em caixa alta)

  2. Excelente iniciativa! Sou modelista (mais nauti…) e vejo que devemos incentivar a “mentalidade náutica” em nosso país!

    Um grande abraço;

    Alvaro.

  3. fantástico, sou da MB e curto modelismo, vou tentar ampliar e colocar luz internamente usando leds brancos, irei divulgar este seu fantastico trabalho aos outros campanhas que gostam de modelismo, viva o papercraft!!!

  4. Não quis ser mal-educado como você colocou, escrevendo em caixa alta.
    e divulgaria sim, e acho até que vocês não estão acreditando muito.

    É que eu sou educador e trabalho com jovens e adolecentes carentes, que não possuiam nenhuma pespectiva para o futuro e por causa do modelismo em papel
    conseguimos a duras penas, mesmo ameaçados por pessoas perigosas, e correndo risco de vida enfrenta-los de certa maneira.
    Resgatando vidas em perigo mesmo que pra isso tenhamos que correr risco também nosso trabalho é muito sério.
    Encontrei vocês pro acaso e tenho divulgado pra todos eles da importância do trabalho de pessoas como vocês.
    Que aparentemente com pequenos pedacinhos de papéis e colando um à um conseguimos resgatar cidadania de muitos deles.
    Mais uma vez obrigado pelas orientações.
    Ivanildo de Recife, Camaragibe.

  5. Isso também é uma homenagem aos meus irmãos que são marinheiros o cabo Robson e o Sargento André que estão no rio de Janeiro.
    E ainda insisto com a idéia do (Porta-Aviões São Paulo A-12) pois só encontrei 0
    uss enterprise – CVN 65, u.s.s. nimitz from – cvn75, u.s.s. saragota – CVA-60-1
    mas nunca o São Paulo, minhas crianças não conhecem e iriam adorar.

  6. Segundo uma pesquisa que propomos para nosso meninos, e que se se tratava de uma gincana, sobre nossos navios de guerra, descobrimos que o São Paulo foi reformado e pelas fotos ficou espetacular, o governo gastou cerca de R$ 80 milhões de reais, e que durou 4 anos.
    e alguns por causa dessa pesquisas de campo desejam ser marinheiros.

  7. não entendi Ivanildo

    quem são quem ? nós ? editores (meu e do J. Jacahead mail nao esta incluídos)

    Outra coisa, tambem não ficou claro, o que vc não conseguiu

    Abs
    MO

  8. Não consegui entrar em contato com os editores do site http://www.papelmod.com.br eles simplesmente não respondem os e-mail, o que nos interessa é conseguir o projeto do são paulo que está em andamento e acredito que eles concluiram.

    E queria a ajuda de vocês para entrar em contato com “eles” http://www.papelmod.com.br quem sabe a gente não consegue?

  9. Prezados amigos,

    Estou em busca dos planos do D 26 para mandar confeccionar uma miniatura, se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.

    Um grande abraço aa todos.

  10. Muito bom,eu que trabalhei na Construção,Reparo e Modernização das
    Fragatas Classe Niteroi vou poder ter uma lembrança.

  11. Amigos, sou ex-militar da MB e plastimodelista, gostaria de saber se alguém sabe se existe um modelo pra montar que seja da classe das fragatas brasileiras, gostaria muito de montar um e doar pra nossa golriósa MB pra ser exposto… Outro navio que servi e que gostaria de montar foi o NDCC G22 Garcia D’Ávila…
    Fico no aguardo…

  12. ndcc G 22 Garcia d´avila ??? tem certeza ?? … kkkkkk alem do soares virar garcia quem chama navio de tipo indicativo fulano …. rssss (ahhh tem a sapiencia and os modelistas …)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here