Royal Navy incorpora UUV para contra-minagem

8

naval minesO Ministério da Defesa (MoD) britânico informou que a Royal Navy oficialmente introduziu em serviço o sistema de contramedidas de minagem “Recce”, baseado no UUV  (“unmanned underwater vehicle”) REMUS 600, produzido pela empresa americana Hydroid.

O UUV “Recce” tem o formato de um torpedo, pode operar de profundidades de 30 a 200m e pode ser usado em operações de reconhecimento, pesquisas hidrográficas e monitoramento ambiental.

O UUV é completamente autônomo e pode fazer buscas no leito marinho à procura de minas por mais de 20h, usando um avançado sistema de navegação, bem como sensores acústicos e batimétricos para detectar e indicar a posição exata das possíveis ameaças. Os dados colhidos, incluindo imagens de alta resolução, são transmitidas para operadores no navio lançador, reduzindo o risco do emprego de mergulhadores, que tradicionalmente executavam essas operações.

Projetado e desenvolvido pela Hydroid com apoio do US Office of Naval Research, o “Recce” é equipado com um sonar sidescan Edgetech 2200S (850kHz), um sonar imageador multi-feixe Imagenex Delta-T (1.7Mhz), um sonar Edgetech 2200S (4-24kHz) de perfil de fundo, uma unidade de navegação inercial Kearfott, um sistema acústico Teledyne RDI  de velocidade doppler, um sensor Niel Brown de condutividade e temperatura, um sensor de claridade da água Wetlabs FLNTU, um GPS e sistemas de comunicação WiFi e de rádio-frequência.

remus600

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Costa

Os submarinos convencionais em aguas rasas deverão mudar de taticas,
estes torpedos poderão ser os UAV´s do mar,alem de outras capacidades poderemos ter estes agindo em conjunto com outros,
em areas de patrulhas de interesse.

Yluss

Pois é, fiquei preocupado com esse assunto desde o boom dos UAVs.

Espero que tenha gente na MB pensando seriamente nas mudanças na doutrina da força tanto para o emprego como para o efrentamento dessa ameaça que não é mas apenas uma “ameaça”, agora ta aí!!!

Mahan

Que equipamento a MB possui para contra-minagem? Algum deste tipo?

robert

uma sugestao…

q tal fazer um post nos moldes daqele q foi feito com honduras sobre umaa possivel tomada da argentina nas malvinas…

tipo: inventem estrategias de como a argentina poderia tomar denovo as malvinas.

acho eu que ficaria legal.

fica uma sugestão.

JSilva

Os UUV reutilizaveis e descartaveis sao o principal motivo que tem levando as principais marinhas da OTAN e os EUA a se desfazerem de seus ultimos caça-minas com conhecemos hoje (equipados com ROVs).

Na OTAN a missao de contra-minagem esta indo para aquelas super marinhas que eu gosto muito: Estonia, Letonia e Lituania.

Getulio - São Paulo

Este equipamento já deve estar sendo usado nas Malvinas, para proteção contra minagem para interdiçáo de porto ou área estratégica naval, num eventual conflito com a Argentina, que militarmente seria plausível.

Getulio - São Paulo

O novo comandante argentino das forças de submarinos é um veterano da Guerra das Malvinas, segundo defesanet.

[…] Royal Navy incorpora UUV para contra-minagem COMPARTILHE:FacebookLinkedInTwitterPDFOrkut Tagged with: unmanned underwater vehicle  Se você gostou desse post, compartilhe! […]