A Marinha iraniana lançou com sucesso um míssil a partir do destróier ‘Jamaran’

13

Missil e disparado durante teste realizado pelo Ira com o primeiro destroier construido no pais, no Golfo Persico

vinheta-clipping-navalTeerã, 9 mar – A Marinha iraniana lançou com sucesso um míssil a partir do destróier “Jamaran”, a primeira embarcação de guerra com essas características construída integralmente no país.

O teste foi realizado em um ponto não determinado do Golfo Pérsico, segundo informações da televisão estatal. O míssil de superfície, batizado de Nour, atingiu o alvo situado a 100 quilômetros de distância.

Fontes militares revelaram que o objetivo é fabricar um projétil mais avançado, capaz de alcançar alvos a 300 quilômetros de distância.

O “Jamaran” é considerado um dos navios de guerra mais modernos da Marinha iraniana e foi inaugurado em fevereiro pelo líder supremo da Revolução, aiatolá Ali Khamenei.

A embarcação pode deslocar até 1.420 toneladas e é equipada com plataformas de lançamento de mísseis, radares e outros instrumentos para a guerra eletrônica.

O Exército iraniano pretende incorporar outro destróier à sua frota em dois anos.

Embora sofra um embargo internacional imposto pelos Estados Unidos e outros países desde a guerra contra o Iraque, nos anos 1980, o Irã iniciou um programa nacional de desenvolvimento bélico em 1992 e hoje conta com um arsenal modernizado, que inclui mísseis de médio alcance capazes de voar mais de 2 mil quilômetros antes de atingir o alvo.

NOTA DO EDITOR: O Irã continua a fazer propaganda dos seus avanços na área militar. O “destróier” em questão, como já esclarecemos antes, na verdade é uma fragata leve ou corveta da classe Vosper Mk.5 modificada. O míssil que é visto na foto sendo disparado é baseado no C-802 de fabricação chinesa.

FONTE: Reuters

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Resumindo: “Propaganda enganosa”.

jacubao

100 km é um bocado longe, né?

Marine

“Destroier” de 1.400 toneladas so no Ira mesmo aonde ate misseis stealth eles possuem….

O piada! O mais engracado e que eles realmente acham que a gente cai na conversa deles!

Sds!

Guilherme Poggio

Eu não entendo como o disparo de um C-802 pode atrair tanto a mídia mundial! Quando a MB dispara um Exocet não tem tanta propaganda assim.

Parece que existe uma campanha para transformar estes eventos em algo mais do que eles realmente são. Mk 5 construído no Irã? Elevar uma simples corveta a contratorpedeiro? Uma Inhaúma dá mais medo do que isso aí.

MO

NOTAs (DE UM DOS) EDITORES DO BLOG: Navios são inaugurados ?????, o Exercito encomenda destroyers ????? MK 5 é de construção iranica ???? CT de 1.420 t ?????????

Esta msg seria um jogo dos 15 erros ???????

E a que todo mundo quer saber: Quem foi o quadrupede de tres orelhas que publicou originalmente esta noticia ??????

MO

jacubao

Deve ter sido o “idiota” do presidente do Irã.

Marine

Poggio,

Mas e o Ira que insiste em mostrar uma capacidade militar que nao possui. E o Ira que insiste em arrotar a midia tudo enquanto e disparo de qualquer sistema de armas seja quao obsoleto ou irrisorio…

Latino

PS destróier “Jamaran ALVO FLUTUANTE .

Bernardo R.

1º: concordo com todos que dizem que o Ahmadinejad (sei lá se é assim que escreve) é um louco, que vive inventando notícia pra se auto-promover, e afirmar uma pseudo-segurança do país!!!
E a mídia coitada, cai em todas!! hahahahaha

2º: Já perguntei uma vez e ninguém respondeu…..
Alguém sabe da atual situação das forças iranianas???? Aviação, Infantaria, blindados, artilharia, naval e etc???
Tipo, números de equipamentos disponíveis nas 3 forças, número de homens de prontidão, reserva… e tudo mais???

Pode ser apenas uma estimativa, já que informações reais sobre o Irã é uma raridade obter… hehe

MO

E quando a MB dispara um Exocet ?

o ultimo foi em 1927 … o alvo deveria ser o C Republica …..

MO

vassili

Sepol, Vixe, esta o sr. errou feio……. passou muito longe da data correta. O último MM-37 Exocet lançado pela MB foi no ano de 1960, contra o casco do finado NE Guanabara. A “Barca” afundou à uma profundidade de 3800mt (profundidade do leito marinho perto “daquela ponte”, aquela mesma; a ponte que se tiver dois ou três vãos destruídos, toda a MB fica obrigatoriamente ancorada na Base). Depois disso, Seu Joaquim e Seu Mané tamparam o buraco provocado pelo míssil com “madeirite naval 30mm” e muita cola instantânea para vedar o casco………. aí foi só encher o interior da barca… Read more »

vassili

madeirite não……. compensado fica melhor……

abraços.

Wagner

Já tão melhores que o Brasil. Quando foi que construimos sozinhos um destroier ???
Interessante saber se vão aperfeiçoar e construir mais um, de um novo modelo.
Se tiverem tempo, antes que sejam atacados…