Comandante da Marinha é agraciado com a ‘Ordem do Ipiranga’

    1017
    2

    CM Moura Neto e Governador José Serra

    Os Comandantes da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri; e da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito; além do Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Arnaldo de Mesquita Bittencourt Filho, dentre outras autoridades, foram condecorados, no dia 04 de março, com a medalha “Ordem do Ipiranga”.

    Agraciados Ordem do Ipiranga

    A cerimônia, contou com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, foi realizada no Palácio dos Bandeirantes e presidida pelo Grão-Mestre da Ordem, o Governador do Estado de São Paulo, José Serra.

    “Ordem do Ipiranga”, cujo lema é a frase de D. Pedro: “Independência ou Morte”, foi instituída no dia 20 de junho de 1969, por decreto do Governador Roberto Costa de Abreu Sodré. A condecoração é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo e visa a agraciar os cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado de São Paulo e ao seu povo.

    A Ordem do Ipiranga

    Ordem do IpirangaA Ordem do Ipiranga foi instituída pelo decreto nº 52.064, de 20 de junho de 1969 e regulamentada pelo Decreto nº 52.078 de 24 de junho de 1969, ambos editados pelo Governador Roberto Costa de Abreu Sodré .
    Foi idealizada pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar e executada pelo escultor Luiz Morrone, ambos integrantes do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito. A denominação evocava o episódio máximo da história brasileira, ocorrido em São Paulo e o lema da Ordem, é a frase de D. Pedro: “INDEPENDÊNCIA OU MORTE” .

    Possui os cincos graus clássicos das Ordens Honoríficas:

    • Grã-Cruz
    • Grande Oficial
    • Comendador
    • Oficial
    • Cavaleiro

    O Grão-Mestre da Ordem é o Governador de São Paulo, cuja insígnia é a Grã-Cruz, que conservará, e o Chanceler é o Secretário Chefe da Casa Civil.
    A primeira outorga ocorreu em 8 de janeiro de 1970.
    A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado de São Paulo, e objetiva destinguir os cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos pessoais e serviços de relevância prestados ao Estado de São Paulo e ao
    seu povo.

    2 COMMENTS

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here