Pirajá - foto via NGB

Cerca de 250 marinheiros participam de duas operações em Cáceres, a partir desta sexta-feira. As operações de patrulhamento e inspeção no rio Paraguai prosseguem até o dia 16 e envolvem seis navios, os de transporte fluvial Paraguassú e Piraim e os de patrulha Penedo, Pirajá, Piratini e Poti.

Um sétimo navio, o Parnaíba, considerado um dos maiores da força naval brasileira, não irá se integrar ao comboio porque não passou em baixo da ponte Marechal Rondon, e está ancorado, com toda a tripulação, ao lado da ponte. A embarcação é responsável pelo transporte do helicóptero da Marinha que também integra as ações. Duzentos militares do Exército Brasileiro também integram o efetivo das operações.

A Operação Cáceres e a Operação Xaraés terão o comando do capitão de mar e guerra Wagner da Costa Farias, comandante do 6º Distrito Naval. Ele informou que as operações acontecem simultaneamente, e a Xaraés, de adestramento da tropa, contará com uma programação rígida, que inclui exercícios simulados e o emprego de armamento pesado. O capitão Pedro Garcia de Carvalho é o comandante das flotilhas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele informou que na Operação Cáceres, de fiscalização no rio, serão inspecionadas embarcações, e os usuários receberão informações sobre segurança na navegação, especialmente neste período de rio cheio.

O patrulhamento vai ser feito de Cáceres até o porto do Simão Nunes, a 100 quilômetros da área urbana do município. O patrulhamento, destacou o oficial, é um procedimento de rotina. “A cheia do rio favorece as operações, pois permite a navegação de grandes navios”, informou.

CHEIA – O rio Paraguai continua cheio, mas seu nível já está abaixo da cota de alerta, que é de 5,40 metros. No domingo, estava com 5,37 e continua baixando de forma lenta, mas a preocupação com a cheia continua, devido às águas de março. No mês passado, o Paraguai alcançou o maior volume de água dos últimos 20 anos – no dia 19, alcançou 5,70 metros. A maior cheia registrada nos últimos tempos aconteceu em 1985, quando o nível do rio alcançou 5,68 metros.

Penedo - foto via NGB

FONTE: Portos e Navios

FOTOS do Pirajá e do Penedo, quando da realização de outras comissões,  via NGB (Navios de Guerra Brasileiros – clique nos nomes dos navios, destacados em links no texto, para acessar mais fotos, os nomes de seus autores, além de dados históricos e técnicos no NGB)

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano GR

Através desta reportagem fiquei sabendo que na MB tem um navio que homenageia a cidade onde moro: P10 Piratini. Legal.

Sugiro um nome para um dos novos navios da MB: Uruguaiana,

cidade da fronteira com a Argentina e palco da Rendição dos paraguaios a D. Pedro II e berço da 1ª refinaria de petróleo do Brasil e da 1ª Ponte Internacional entre Brasil e Argentina.

Cristiano GR

A rua Uruguaina no Rio, tem seu nome em homenagem a essa cidade gaúcha.

bulldog

desculpe o off topic..mas o Yahoo fez uma matéria sobre a marinha e cita uma coisa interessante… errou ao falar dos Falcões mas fala de Fremms: “…a Marinha espera contar com a capacidade plena do porta-aviões São Paulo, que faz do Brasil um dos 9 países do mundo a dispor deste tipo de aparelho. Cinquentão e originalmente francês, o maior navio de guerra do país passou recentemente por uma ampla reforma. Deve ter o auxílio de 17 novos helicópteros e 22 novos caças Skyhawk. Contará ainda com a companhia de submarinos IKL-209, construídos aqui no Brasil, com tecnologia alemã, e… Read more »

Ivan 2

voltou as avaliações?