DSC09548

vinheta-especialDesde a manhã de dia 11 de Março que se encontra atracada em Ponta Delgada, uma força naval constituída pela fragata N.R.P. “Bartolomeu Dias” e pelas corvetas N.R.P. “João Coutinho” e N.R.P. Baptista de Andrade”. A “FRADIAS”  que traz a bordo um destacamento aéreo constituído por um helicóptero Super-Lynx Mk.95, é um dos maiores e mais modernos navios da Armada Portuguesa, com 122 m de comprimento e deslocando 3.300 tons.

DSC09544

Em oposição, as duas corvetas, com 40 e 36 anos respectivamente, são dos navios mais velhos e hoje, desprovidos de grande parte do seu valor militar, cumprem (essencialmente) missões de soberania e fiscalização dos espaços marítimos sob jurisdição de Portugal.

A Marinha Portuguesa tem um plano de modernização das fragatas das classes “Bartolomeu Dias” e “Vasco da Gama”, que inclui entre outros a adopção dos novos mísseis “Evolved Seasparrow”, novos sistemas de gestão de combate e a padronização da artilharia para o modelo “OTO MELARA” de 76 mm.

DSC09549 DSC09551

DSC09537

FOTOS E REPORTAGEM: João Gonçalves

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
fsinzato

Sinceramente gostaria muito que houvesse uma aproximação maior entre os estados brasileiro e português principalmente no quesito militar, nos moldes em que foi proposto a parceria estratégica com a França ou ainda mais, uma aliança estratégica referendada pelas respectivas Casas.
Um outro pé brasileiro no continente europeu, bem como, pé português na américa do sul, seria interessante para ambos os lados do atlântico.
Acho que conseguimos um parceiro francês, mas esquecemos nossos irmãos portugueses.
Até em time de futebol temos em comum, o Vasco da Gama…
Bem, apenas uma opinião.

abs.

muscimol

Tanto um pais como o outro nao tem mostrado capacidade de construcao naval de qualidade…pelo menos em termos de coisas acima de 2000 t. Seria interessante desenvolver um projecto comum para uma fragata de > 5000 t.
Mas agora com a crise nem NAVPOL nem traineiras novas de pesca!!

Se o Brasil desenvolvesse um LPD mais barato do que os europeus, quem se podessemos participar.

Fábio  Mayer

Portugal sente hoje de modo mais drmático os efeitos da crise financeira. Como todos os países, saiu acorrendo bancos e industria para evitar o colapso economico, mas por outro lado,m viu as contas públicas entrarem em colapso.

Agora, prevê pelo menos 5 anos de trabalhos para recuperar o superávit das contas públicas, o primeiro atigido é o Ministerio da Defesa.

E não se enganem: Inglaterra, Itália, Espanha e Grécia, economias que já apresentam problemas há algum tempo, vão pelo mesmo caminho… o mercado de defesa europeu vai diminuir pelos próximos anos.

Danilo

infelizmente é verdade !

rogerio

Olha o brasil tem uma ideia vejam bem isso fazem licitação varios navios são ofercidos e no fim das contas compram os mais baratos italianos que nem eram cotados como favoritos aqui tem a pretenção de que se pode fazer uma versão superior com os conhecimentos daqui para vender para outros so em sonho brasil se for assim ja deveriam fazer otimos navios a tempos aqui

airacobra

meio estranha a configuração de armamento da classe joão coutinho, uma corveta com reparo duplo de canhoes 76mm MK-33 igual aos dos nossos NDDs, e outra com canhão frances creusot-loire de 100mm

ramillies

airacobra,

O NRP João Coutinho e NRP Baptista de Andrade têm configurações de armamento diferentes porque pertencem a duas classes diferentes, mas relacionadas. A classe Baptista de Andrade (4 navios) é um aperfeicoamento da classe João Coutinho (6 navios). Para mais detalhes, consulta a pt.wikipedia.org ou o site da Marinha Portuguesa.

Bernardo R.

Apesar do wikipedia de muito legal de conferir algumas coisas,
para detalhes técnicos, não é nada indicado!!!!

Lembrem-se que qualquer pessoa pode acrescentar dados no site, portanto não se pode confiar neste domínio e usá-lo como base para nenhuma afirmação, argumentação ou coisas do tipo!!!

Se alguém ousar usar o wikipedia como bibliografia para apresentar monografias, teses de mestrado ou doutorado, por favor me convide!!!
Vai ser um prazer enorme rachar de rir do constrangimento que irá passar!!!