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Matheusts

tava desesperado pra saber como estava o nosso Nae
helicoptero não deve ter sido levantado por um guindaste agora o falcão
não sei.
cada foto ele fica mais velinho rsrsrsrrsrsrsrs

Robson

Matheusts
eu acredito que o helicoptero foi, levado por guindaste tambem, pois me parece que ele nem tem hélice.

Ricardo

Tem certos comentarios que são realmente desnecessarios 🙁

O AF-1 e o SH-3 ali são para exercicios de adestramento da tripulação no Deck e no deck inferior ( Hangar )

Notar que a Catapulta esta coberta, então significa que esta ainda em manutenção ?

[ ]´s

Fábio  Mayer

Ficou ótimo o novo visual.

MAS… achei falta do link para os dois outros blogs da trilogia.

E quanto ao SP? Já defini minha opinião sobre ele, o Brasil deve desativá-lo, não nos serve para absolutamente nada.

O país deve investir em 2 ou 3 navios de multi-emprego e em mais helis navais, porque a aviação de as fixa é limitada demais com apenas um porta-aviões e 12 aeronaves.

Entreguem os A-4 para a FAB trasformá-los em treinadores avançados no lugar dos Xavante, trocando-os por mais unidades do Caracal para a Marinha. Desativem ou vendam o SP.

Junior

Afunda isso no meio do oceano, vai fazer bem para a fauna e flora marinha. Tenho a opnião de que coisa doada, é resto que não serve pra nada.

Sopa

Eu achei que era um erro no blog. Galante na minha opinião não ficou legal.

Att.

Roberto Bozzo

Ficou diferente o novo visual do blog, de inicio achei estranho, mas visualmente ta mais legal… os comentarios divididos é que não gostei, mas talvez seja apenas uma questão de nos acostumarmos… Quanto ao SP sou a favor de mantê-lo para treinamento e porta helicópteros, caso haja um conflito ele poderia ser reutilizado com aeronaves de asa fixa, mas acredito que deveria-se iniciar a construção de um NAe novo, um projeto como o Charles de Gaulle mas não nuclear. Aliás mantenho minha posição de a MB adiquirir uns 5 Rafale para opera-los no SP junto aos A4, para que nossos… Read more »

fsinzato

Galante, não esquece de colocar os links na parte superior para os outros blogs do triologia, como o colega citou acima.

Em relação ao novo layout, em minha humilde opinião, creio que o blog virou uma espécie de “marca” de informações de defesa e o layout é uma espécie de “logotipo” desta marca.

Se você mudar radicalmente um logotipo, as pessoas ou não vão gostar, ou vão demorar para se acostumar.

Acho que no caso passou um pouco…

Abs.

José Maria Bravo

O Alfa-12 é um problema. Apesar da radical proposta acima incomodar, isso é inegável.

Ricardo, essa foto no seu Gravatar é do Wing Comander “Sailor” Malan?

Curvo

Bom dia a todos,

Só uma questão, li em outro post que o que está atrasando a liberação do Nae São Paulo (pelo que entendi) é a entrega de peças produzidas na França, é correto ? Se assim o for, é correto por tantos ovos nesta cesta ????

Matheusts

melhor deixar os Falcões e fica só com os Heli ia fica melhor sinceramente mais barato e pelo menos iamos fazer um bom treinamento diario com os helicopteros

Curvo

Alguém tem notícias de como está a construção dos subs Scorpene convencionais ? Acredito que estes não necessitem do novo estaleiro para serem construídos ….

Curvo

Acredito piamente que necessitamos sim do São Paulo operacional e, com mais asas, mas não acredito em Rafales, ou SH´s, acredito mais em F-18 usados, e depois acredito na aquisição de um novo nae, talvez o Kitty Hawk, por que não ??? Pelo menos não mais teríamos problemas na logística.

celso

Bom dia.
Acompanho o blog diariamente, parabens pelo trabalho.
Gostei do novo visual. Mas como acesso os outros blogs?

Fábio  Mayer

Li há pouco no Área Militar que a Grécia recebeu formalmente, mas pretende revender o Papanikolis, submarino classe U-214 que havia apresentado problemas (embora não demonstrados).

No site, fala-se em possiveis compradores: Taiwan e Peru.

Não cabe um post e quem sabe um debate sobre uma aquisição de um equipamento NOVO, de oportunidade, pelo Brasil?

Roberto Bozzo

Curvo, pelo que será iniciada a construção em 2011, conforme link abaixo.

http://www.naval.com.br/blog/2009/09/01/programa-de-construcao-da-classe-scorpene/

Lucas Luiz Maciel

Acredito que para a MB é imprescindível um navio aerodromo, não só para a MB mas para o Brasil em geral, acima de tudo, por que é uma ferramenta de projeção de poder, desde que essa esteja operando de maneira ao menos satisfatória, e não como está hoje, onde passa mais tempo em manutenção do que no mar, onde se deveria estar desenvolvendo uma doutrina para seu uso, adestrando nossos marinheiros e pilotos para quando se fazer necessário sejam capazes de realizar as missões. Não sendo o A12 uma “super arma” ele não serve como ferramenta para projeção de poder… Read more »

Roberto Bozzo

Curvo, desculpe, faltou um “sei” no meio da frase: ” pelo que sei será iniciada a construção em 2011…”

Fábio, também li este post e, se não me engano, são 3 ou 4 submarinos que estao parados nos estaleiros da Alemanha. Também acharia interessante a compra pela MB, mas eles são com AIP e a MB já declarou que não pretende comprar com AIP pelos custos, etc… o que eu acho errado, mas…

Danilo

Como a foto mostra trabalhar com material usado não é facil deve requerer muito esforço dos responsaveis, e acredito que muita coisa deve estar sendo improvisada pois comprar novo acho que nem seja mais possivel pela idade do navio.

Saudações,

PS: muito bom este novo formato do blog, parabéns !

Renato

Posso estar enganado, mas não parece que vá sair do lugar tão cedo…

Curvo

Obrigado Roberto Bozzo …

Guarda Marinha

É uma pena, o SP tanto tempo inativo.
Torço para que a aviação embarcada não seja desativada, ao contrário, não podemos esquecer que a MB não tem a atribuição de somente defender nosso mar territorial, a MB serve com instrumento de força para a diplomacia brasileira.

Guarda Marinha

A MB firmou uma parceria estrategica com a França, então não poderiamos a partir da planta básica do A12, desenvolver um modelo de Nael que atendesse as nossas necessidades.
Temos uma constante variaçao de verba, mas até quem sabe se a proposta do senador DORNELLES for aprovada, a MB não poderá carimbar esta verba para tal fim.
A reportagem de hoje do jornal o DIA, seção de Economia, traz uma proposta que atende ao Comando da Marinha,
Ao Rio de Janeiro o que é do Rio.

Fabio

Com todo o respeito: mas como tem “entendido” escrevendo “abobrinha”!!! Muito mais caro, muiiiiito mais caro e demorado que “comprar” ou “construir” um equipamento de combate (que pode ser simples como um fuzil ou complexo como o A-12) é APRENDER ou DESENVOLVER A DOUTRINA DE EMPREGO!! Porque isso ninguem ensina!! não existem como calcular o “custo” disso, não existe manual!!! Então as verbas gastas com o São Paulo são fundamentalmente para que tenhamos um porta-aviões em condições de operar,que possamos ter equipes formadas e que a partir disso possa-se desenvolver doutrinas adequadas a situação política brasileira! E quando a situação… Read more »

Erikson

Galante, porque vc não volta a colocar aqueles indicadores de qualidade de comentários … quem falar besteira já tem seu comentário excluído … assim aumentaria o nível.

Abraço

Robson

Fabio

vc esta coberto de razão

Vader

Do rés-do-chão de minha ignorância em termos náuticos, mas sabedor da alta rotatividade dos militares brasileiros, pergunto ao amigo Fábio: Que doutrina que pôde a MB manter, já que o Opalão está docado há 5 anos? Será que ainda tem alguém que sabe operar a catapulta? Fazer manutenção nos motores? Manobrar as aeronaves no convés de vôo? Ou vão “catar” os antigos operadores (de 2005) em outras unidades? Porque é mais que óbvio que ninguém ficou parado esse tempo todo, sem trabalhar, esperando o “belezura” ser consertado… O Capitão-de-Corveta vai voltar a cumprir função de Capitão-Tenente? O Cabo vai voltar… Read more »

humberto

Carissimo Vader,
A MB não pode ter aviões baseados permanentemente em terra, dizem que com uma canetada do presidente já resolvem esta pendenga, não sei se é verdade..Mas creio que uma vez com esta possibilidade, o PA perde e muito da sua atratividade para a MB..
[]

Dunga

Diante dos fatos que se apresentam:
Podemos acreditar que terminados todos os reparos do São Paulo:
(data 2010),
Este deve ainda ficar uns tres anos para voltar a ativa:
(data 2013)
Operará com seis (06) caças e seis (06) helicopteros de emprego geral funcionando por uns sete (07) anos ainda:
(data 2020)
Quando deverá ser desativado por extrema velhice aos 70 anos de idade
Este é o futuro previsivel deste navio, terminando uma era de porta avioes convencional na marinha do brasil…

Fabio

Vander olha só, a questão foi simplificada por vc de uma maneira que não se refere a realidade. vou dar um exemplo para ficar mais claro então: em 2000 o exército comprou usados obuseiros M-109…já se foram 10 anos…e só atualmente que se domina o emprego correto desse equipamento dentro do teatro de operações que ele se destina. ou seja, não é a rotatividade de militares ou mesmo alguma indisponibilidade do material o problema, a questão é verbas para conseguir “aprender” e adequar o material para o fim que se destina. mas então o correto seria não ter comprado? não… Read more »

Harpia

Imbatíveis??????
Menos amigo…menos.

Fabio

Harpia Atualmente imbatíveis na América Latina…o unico pais que domina a arena BVR e tem uma doutrina de emprego e sabe como e o que fazer é a FAB. Nem o Chile, nem Venezuela e nem o Peru tem esse conhecimento. Então HOJE…F5-M + derby + R99 formam um triu imbativel…mesmo outros paises tendo vetores e mísseis mais modernos. E isso não é segredo não. Ou acha que é “de graça” que o F-16 e SU-30 ainda não vieram para a Cruzes? Quero ver se esse ano for mesmo confirmada a vida desses caças…aguardem o resultado… fonte? adidos militares dos… Read more »

Gutex

Uma coisa que me intriga é que sempre que as pessoas aqui do blog especulam provaveis vetores para serem operados no A-12, nunca foi cogitado os MIG 29k…
Pelo fato deste estar com a linha de montagem aberta, inclusive a marinha russa ja demosntrando interesse em sua compra para substituicao dos defasados SU-33, e por seu preço acessivel, nao seria este um avião interessante de se especular para MB?
Não sou especialista e gostaria que alguem me informasse se, como decolam apenas com ski-jump, com pequenas adaptaçoes nao estariam aptos a decolar catapultados do A-12?
Grato

Lucas

Ae.. Alguem sabe quando ele volta a ativa?

e quando ele finalmente sera desativado?? e se existe algum plano da MB continuar operando navios destas dimensoes?

Grato!

Alexandre

O A 12 não foi uma boa opção. Tendo em vista o tempo que ficou parado. Mas se analisar-mos que foi a oportunidade política que a MB teve de reaver sua aviação de asa fixa após uma luta de 50 anos é um ponto a ser considerado. Quando se precisa tomar decisões rápidas, pois a oportunidade apareceu, nem sempre se consegue o que queria. Mas o direito de ter aviação de asa fixa foi obtido e esse direito, não se perde mais. Agora é trabalhar por opções corretas no futuro. Sds

vassili

Pessoal, vamos fazer umas continhas bestas?????????? A Mb pretende modernizar 12 unidades do A-4, certo??????, sendo 9 mono e 3 biplaces….. Descontando o fato de que alguns deverão estar na Macega em manutenção, o Alpha-12 poderia contara com no máximo 09 unidades realmente operacionais, correto???????? Questão: esse número é suficiente para que a Mb consiga recuperar a tão propagandeada “doutrina operacional”?????? no meu ver, sim; o número é plausível……. Agora, o mesmo número tb é suficiente para prestar alguma defesa aérea para nossa Esquadra em caso de conflito??????? sinceramente, mesmo que os A-4M recebam um nível de modenização no mesmo… Read more »

vassili

Alexandre, No meu ver, o A-12 foi sim uma boa compra. O problema foi que a MB o usou até o osso, e devemos lembrara que ele estava em uso esde a década de 60, ou seja, ja estava no ultimo quarto de vida util. Quer um bom exemplo??????? Considere a Mb um motorista ja “carimbado” no uso de NAe, ou seja, ja sabia como usar o tipo de embarcação. Considere o A-11 “Mingão” como se fosse um Land Rover que ela operou por muitos anos………… Depois ela é obrigada à se desfazer o Land, pois o mesmo ja esta… Read more »

Edinilson

Nos temos um quintal enorme desprotegido e, a meu ver, um Nae eh uma ferramenta pra pular o muro do quintal dos outros. Sou a favor de sua desativacao tambem.
Em cambio mais navios patrulhas realmente efetivos.

Abraco

Andre

Refueling and Complex Overhaul 2005 In November 2005, Carl Vinson became the third Nimitz class carrier to undergo a mid-life Refueling and Complex Overhaul (RCOH), which was scheduled to last 36 months.The ship moved out of dry dock to pierside berth at Northrop Grumman Newport News shipyard in May 2007. She commenced post-refueling sea trials on 28 June 2009 and returned to Naval Station Norfolk on 1 July 2009. The Navy accepted her back into the fleet on 11 July 2009, after successful completion of her sea trials. In October 2009, Carl Vinson entered a four-month shipyard maintenance period at… Read more »

Andre

No post acima, podemos observar que o USS Carl Vinson passou os últimos 4 anos em manutenção. Isso numa Marinha que nada em dinheiro e recursos de manutenção. Não entendo portanto a razão de tantas críticas em relação ao longo período de manutenção do NAe São Paulo.

Outra coisa, o rapaz que está preocupado com o adestramento do navio, pode ficar tranquilo. Adestramentos vem sendo conduzidos rotineiramente e assim que o “material” estiver pronto o navio volta a operar imediatamente.

Abraços.

Alexandre

Entendo que mid-life Refueling em um PA nuclear significa a troca do reator nuclear, o que deve ser muito mais complexo e portanto muito mais demorado.

Ricardo

“…José Maria Bravo disse:

Ricardo, essa foto no seu Gravatar é do Wing Comander “Sailor” Malan?…”

É ele mesmo 🙂

[ ]´s

José Maria Bravo

Peço licença p / sair do tema e falar de ídolo.

Grande figura o Malan. No pós-guerra combateu o Apartheid com a mesma coerência e determinação com que liderou o Esquadrão 74 e a Ala de Biggin Hill.

Semanas atrás, vendo entrevista do diretor de “A Batalha da Inglaterra” (Guy Hamilton, UK, 1969), numa edição especial em DVD, soube que era verdade o que sempre achei: o personagem interpretado pelo grande Robert Shaw (Sqd. Lead. “Skipper”) era realmente decalcado no Malan,

Obrigado pela resposta e parabéns pela escolha

Fábio  Mayer

Tudo que o A-12 tem feito desde que veio da França é DRENAR recursos da Marinha para sua manutenção, sem sair da doca ou da base. Treinar pessoal exaustivamente para ficar ancorado não é preparar cisa nenhuma, é jogar dinheiro fora. Treinar uma equipe de pilotos navais para que voem apenas quando um PA norte-americano visite o Brasil, idem. Os meios dispostos devem ser operacionais, para prestar serviços à nação. O São Paulo não serve de abslutamente nada hoje e, se eu citei navios de mullti-emprego e helis, não o fiz achando que a desativação do antigo Foch vá possibilitá-los… Read more »

Fábio  Mayer

André,

O Carl Vinson é um PA em um inventário total de 13. Enquanto ele estava na manutenção, havia pelo menos 10 outros iguais ou maiores que ele operando. O São Paulo é um PA único, numa marinha com dificuldades financeiras ENORMES, ele apenas drena recursos que seriam melhor utilizados am navegação de patrulha, novas escoltas e submarinos.

Farragut

Vader,
ainda tem a galera que já tá “de pijama”.

Edgar

Galera, há quanto tempo as catapultas do nosso “franco”-guerreiro estão sendo reformadas? Nessa imagem de sabe-se Deus quanto tempo atrás, já temos a cobertura sobre a catapulta principal:

http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=amrj,+rio+de+janeiro+-+rj&sll=37.0625,-95.677068&sspn=39.507908,93.076172&ie=UTF8&hq=amrj,&hnear=Rio+de+Janeiro+-+RJ,+Brazil&ll=-22.894701,-43.169108&spn=0.001344,0.003862&t=h&z=19

Uma pergunta, talvez off-topic, mas infelizmente, em minha opinião, como caminhamos para a escolha francesa para a FAB nossa MB possivelmente siga este caminho com a versão M desta escolha, então, partindo-se deste pressuposto, as novas catapultas aguentaríam o “tapa” numa nova aeronave com um peso parecido com essa, ou aquelas aeronaves de patrulha marítima, que também aparentam ter um peso considerável.

Edgar

Esqueci apenas da interrogação “?” no final do comentário.

MO

Meyer

apenas uma pequenacorreção = ficar atracado, pois pouquissims vezes nas mãos da MB ele ficou fundeado (vulgo ancorado)

Abs
MO

MO

Não Erikson Muito pelo contrario, quem achar que alguem falou algo improprio ou imcopativel ou até mesmo fantasioso, que escreva aqui, no post, justificando e embasando o porque, assinando, claro 1 Isso sim é a maneira correta, aquela aberração foi tirada do ar justo pela sua capacidade de gerar istrupicidades anonimas … ai sim, deste modo se aumenta o nivel, nao gente negativando até chamada robot automatica que(e alem de tudo demonstra ser meio matusquela … ) Erikson disse: 31 de março de 2010 às 15:57 Galante, porque vc não volta a colocar aqueles indicadores de qualidade de comentários …… Read more »