YOKOSUKA, Japan (Feb. 19, 2008) Sailors assigned to the Arleigh Burke-class guided-missile destroyer USS Curtis Wilbur (DDG 54) pose for a command photo under the ship's screws as the command wraps up a dry dock selective restricted availability. Curtis Wilbur is attached to Destroyer Squadron (DESRON) 15 and is permanently forward deployed to Yokosuka. U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Nardelito Gervacio

Nas fotos, os hélices de destróieres da classe “Arleigh Burke”. Abaixo, o sistema “Prairie” de mascaramento de assinatura sonar sendo testado. Ele produz bolhas que geram um ruído semelhante à chuva no sonar de submarinos inimigos, dificultando a classificação e identificação do contato.

Aboard USS Winston S. Churchill (DDG 81) Aug. 5, 2002 -- Water and air are forced through the propellers of the Churchill to test the ship's system that reduces reverberations made by the screws while underway.  The ship is near the end of a $25 million Post Shakedown Availability (PSA) at Bath Iron Works in Bath, Maine.  It will soon depart for her homeport of Norfolk, Va. and join the USS Theodore Roosevelt battle group.  U.S. Navy photo by Intelligence Specialist 1st Class Holly Hogan.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
lc

Eu já tinha ouvido falar neste Prairie Masker mas não fazia idéia de como funcionava.
Este “esguicho” só atua nos hélices ou também no casco?

Sds.

ditongo

O submarino nuclear brasileiro tambem vai ter esse dispositivo…

O submarino nuclear brasileiro tambem vai ter esse dispositivo?

Galileu

muito interessante esse sistema parabéns…

Ditongo sub nuclear? a MB tá preocupada com a conta de luz….haha

José Maria Bravo

Sou meio cético quanto à eficácia do mascaramento.

Parece-me ser só uma questão de tempo até seu som ser identificado e classificado nas bibliotecas dos processadores, e sair a resposta: CT Classe Burke com mascaremento de bolhas ativado.

Andre

Ic:
O Prairie atua nas hélices, enquanto o masker atua no costado

José Maria:
O objetivo do sistema não é mascarar a identificação do navio, mas permitir que o navio atinja maiores velocidades antes de iniciar o efeito da cavitação. Com isso ele diminui seu ruído irradiado, melhorando a performance de seu própio sonar, bem como reduzindo a distância de detecção por sonares inimigos.

lc

Andre,

Valeu pela informação.

Abs.

José Maria Bravo

Caro André, obrigado pelo esclarecimento.

fsinzato

Alguém sabe me informar se existem empresas nacionais capazes de fabricar os hélices de passo variável.

Me parece que a construção de tal dispositivo deva ser bem complexa.

Abs.