NApOc ‘Ary Rongel’ e NPo ‘Alte Maximiano’ regressam da Antártica

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Alte Maximiano e Ary Rongel

No dia 17 de abril de 2010, às 9:30h, o Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel e o Navio Polar (NPo) Almirante Maximiano regressam ao Rio de Janeiro após concluírem a vigésima oitava Operação Antártica (OPERANTAR XXVIII), iniciada em 19 de outubro de 2009. Ao longo da comissão, os Navios visitaram os portos de Rio Grande – RS, Mar Del Plata e Ushuaia (Argentina), Punta Arenas e Talcahuano (Chile) e Montevidéu (Uruguai).

Ao longo dessa missão, os dois navios realizaram o apoio logístico à Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), implantaram acampamentos científicos no continente antártico, apoiaram a pesquisa a bordo e estreitaram os laços de amizade ao visitarem portos e bases antárticas de países amigos.

A OPERANTAR XXVIII teve um significado especial, já que, novamente, o país pôde contar com dois navios operando no continente austral. Em fevereiro de 2008, em visita ao continente antártico, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva autorizou a obtenção de um navio para, juntamente com o NApOc Ary Rongel, apoiar as pesquisas brasileiras naquela região. Assim, em 03 de setembro do mesmo ano, efetivou-se a aquisição do NPo Almirante Maximiano. Esse fato trouxe uma nova dimensão tanto ao apoio logístico à EACF, quanto ao desenvolvimento das pesquisas científicas conduzidas no âmbito do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

Nessa OPERANTAR foram desenvolvidos projetos topográficos, pesquisas sobre os impactos das mudanças globais considerando a vegetação e as aves da região, estudos sobre as mudanças antrópicas no meio ambiente marinho antártico, projetos sobre gestão ambiental, educação e difusão da ciência, modelagem e dinâmica de massas de água nas regiões polares, estudos do solo marinho para identificar eventos paleoclimáticos, coleta e análise de dados oceanográficos e estudos sobre a microbiota da região, além de estudos sobre o processo de recuo das geleiras.
O NApOc Ary Rongel foi construído no estaleiro Hoylandsdygo-George Ei Des Sonner A/S, na Noruega, tendo sido incorporado à Marinha do Brasil em 1994. Está preparado para navegação em regiões polares, possuindo capacidade para operar em campos de gelo fragmentado.

Possui dois porões com capacidade de 1.254 m3 para o transporte de carga e com dois laboratórios para apoio a pesquisa. É dotado de equipamentos de navegação e de apoio, tais como guinchos oceanográfico e geológico, arco de popa, ecobatímetros para pequenas e grandes profundidades, GPS e uma estação de acompanhamento de informações meteorológicas. Pode transportar também dois helicópteros Esquilo, que são empregados tanto no transporte de carga quanto no de passageiros.

O navio está na sua 16ª comissão austral e sob o Comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Rui de Menezes Capetti.

As principais características do navio são:

  • Comprimento: 75,2m
  • Boca: 13m
  • Calado: 6,2m
  • Velocidade máxima: 15 nós
  • Deslocamento: 3.628 toneladas
  • Tripulação: 105 ( 78militares e 27 pesquisadores)
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RodrigoBR

Eu achei que a compra de um segundo navio de apoio era para que pelo menos um estivesse sempre “dando apoio”….

Valdo

Não RodrigoBR… dar apoio pra quem?? pros pinguins? quando o inverno chega, o limite é Ushuaia… acho que nenhuma estação fica com gente lá…
pode ser uma grande bobagem, mas pelo que sei, a temperatura não permite trabalhos externos, e as pesquisas são feitas no verão antártico…
O inverno ta chegando… to empilhando lenha aqui no calcanhar do Brasil…
Abraços

RodrigoBR

Valdo,

Obrigado por responder. Eu achava que mesmo durante o inverno estes navios ficavam próximos a estação e havia pesquisadores lá.

Minha família é daí do RS, já morei em Livramento-RS também. O minuano me maltratava no inverno, mas hj moro no nordeste.

Só pra te fazer inveja, estou só de havaianas e short, tempo sem chuva e +ou- 30 graus! hehehe 😀

Um abraço!

André Castro

Acho interessante o Brasil ter estes dois navios , ha alguns dias atras eu estava assistindo Mar Sem Fim que passa na tv band , eles foram para Antártica , passaram por varias bases cientificas ,do Brasil, Inglaterra ,EUA , Angentina ,Chile ,como todos dizem quem tem um não tem nenhum no caso das bases Argentinas as duas exatamente , não tinha uma alma viva , as duas bases eram muito bem estruturada estava cheias de suplimentos , mas como o navio Argentino que da apoio as bases esta fora de operação as bases estão as moscas .

Guilherme Poggio

Rodrigo BR

Navios de outros países estão certificados para atuarem com gelo espesso. Não é o caso dos nossos.

José Antonio Faustino

Caros Amigos

Pelo que li, os dois navios serão destinados às OPERANTAR, o “Almirante Maximiano” voltado para pesquisas e o “Ary Rangel” ao apoio à EACF e aos pesquisadores.

Durante o período de inverno ficam na EACF uma Equipe de Invernação, composta por um Grupo-base e somente 9 pesquisadores.

Abraços

RodrigoBR

Obrigado Poggio!

ivan

Parabéns a MB! Estive na Antartica em março. É um dos lugares mais lindos do mundo, junto com o Saara e o Atacama. Vi uma base chilena na Paradise Bay. Fico contente que o Brasil aumenta os recursos locais. A Antartica é o continente do futuro. Todo país precisa fincar os pés lá. O mais bonito é que não houve nem há guerras na Antartica. Lá todos são amigos e querem fazer mais pesquisas. Há ouro, petroleo, urânio e vida selvagem. Pelo que conheço do Brasil, certamente estamos muito atrás do Reino Unido, EUA, França, Russia e até Argentina e… Read more »

wania

oi,gostaria de saber guando o navio ary rangel chega ao rio de janeiro
e se pode ser visitados por pesoas civil.

Capitão Ahab

Wania

Infelizmente, não vai dar para visitar os navios “antárticos” brasileiros.
Eles chegaram ao Rio de Janeiro no último dia 17 de abril.

Espere o início da 29ª OPERANTAR em outubro. Talvez Você consiga vê-los partir.

Luiz

Estive na Antártica e conheci os dois navios. São muito bons! O Maximiano é enorme, mais confortável.

cb. mr.rm1. leite

para .quem nao conhece antartica eu tive o prazer de ir 8vezes nesse continente gelado a bordo do navio ary rongel nas operaçoes 13 .14. 21.22 un abraço leite.