N/T ‘João Cândido’: até que enfim apareceu o nome

35

j-candido-abr-10.-2

Finalmente descoberto  o nome do primeiro navio Suezmax, da 1ª série encomendada dos navios para renovação da frota da Transpetro, que está sendo construído no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, PE.

O N/T ‘João Cândido’, casco EAS 001, em fase de construção, deverá ser lançado no dia 3 de maio  com entrega prevista em agosto deste ano (ao contrário do divulgado anteriormente como ENTREGA em março de 2010).

A Oficialidade de recebimento será:

  • CMT: CLC Carlos Augusto Müller (ex N/T ‘Brotas’)
  • IMT: CCB Fábio Guilherme Lima Torres (ex N/T-LPG/C ‘Gurupi’)
  • CFM: OSM Edson Luiz Magalhães Ribeiro (ex N/T ‘Itabuna’)

A carreira do experiente CMT Müller foi sempre cercada de busca contínua de conhecimentos sobre a navegação, a Marinha Mercante e tecnologias que englobam as áreas de navegação, comunicações e informática.

  • 1991 – AEN – N/T ‘Cantagalo’
  • 1992 – PON – N/T ‘Quitaúna’
  • 1993 – 2ON – N/T ‘Quitaúna’
  • 1995 – 2ON – O/O ‘Japurá’
  • 1996 – 1ON – N/T ‘Quinca’
  • 1998 – IMT – N/T LPG/C ‘Guaporé’
  • 2003 – IMT – N/T LPG/C  ‘Guará‘, N/T LPG/C ‘Guarujá’, N/T LPG/C ‘Guaporé’
  • 2004 – CMT – N/T ‘Brotas’

O Comando

No ano de 2003, Müller concluiu o curso para habilitação como CCB e, no ano seguinte, fui nomeado para o comando do navio Brotas. Encarou então um desafio dos grandes com o navio Brotas. A Transpetro já havia vendido o navio Bagé porque o retorno esperado do navio até o fase out da MARPOL, para navios de casco simples, era incompatível com os custos esperados para a docagem e reparos estruturais necessários, inviabilizando o navio como negócio.

Para os outros dois navios da mesma série, a perspectiva era a mesma, mas com o apoio gerencial adequado por parte da empresa e com uma tripulação sintonizada, foi possível ainda fazer duas docagens e manter esses dois navios operando por mais 6 anos, garantindo vagas de trabalho a bordo e em terra.

Em 2009, Müller fez o Curso Superior de Inteligência Estratégica, na Escola Superior de Guerra, com indicação do SINDMAR. No início deste ano foi convidado pela Transpetro para receber e comandar o primeiro navio do Promef.

O navio é de projeto Sul Coreano,  utilizando tecnologia licenciada pela Samsung Heavy Industries, sendo construído em blocos.

Uma das principais novidades tecnológicas  é o motor do navio, que é eletrônico, fabricado pela MAN. Trata-se de um 6 cilindros modelo 6S70ME-C7. Outra é a duplicação de ECDIS (electronic chart display and information system), que dispensará o uso de cartas em papel assim que a DHN concluir a produção das ENC (eletronic nautical charts) da área do Brasil (o uso de ECDIS passa a ser obrigatório em todos novos petroleiros após jul/2012).

Outras novidades são o sistema de CCTV com 10 pontos de monitoramento, sensores de presença em vários compartimentos para atendimento do ISPS code, sistema de troca de lastro contínuo em alto mar com redes segregadas, passadiço com sistema de navegação integrado, sistema sanitário a vácuo e outros que profissionais que operam embarcações mais recentes já conhecem. A Transpetro também está definindo um novo padrão de conforto para as acomodações nestes navios, que deverá ser bem superior ao existente nos navios mais antigos.

O ‘João Candido’ terá 157.000 dwt e 274 m de comprimento.

j-candido-abr-10 j-candido-abr-10.-3 MCP-casco-03

Como destaque a foto do OSM Magahães com o MCP 6S70ME-C7, do casco nr. 003

FONTE e FOTOS: Blog Mercante – http://www.blogmercante.com/2010/04/muller/ – by 1ON Misael Berdeide

NOTA: o CLC Müller, assim como seu sogro, o CLC José Maria Martins da Luz são grandes colaboradores do nosso NMB – Navios Mercantes Brasileiros – www.naval.com.br/nmb. Desejamos toda sorte do mundo e sempre bons mares em seu novo Comando.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Veja a matéria aqui. […]

Eriksailor

Marcelo, logo que vi a matéria no Blog Mercante, logo pensei, puxa vida o Marcelo é o cara mesmo, sempre a vante; faça nos uma visita meu amigo, você é mercante como nós rsrsrs
Obrigado pela divulgação do nosso canal mercante.

Sds Marítimas
Erik
http://www.blogmercante.com/2010/04/poder-naval/

Rodrigo Cintra

Belíssimo navio, com um Comandante e Chefe de Máquinas exemplares.
Muito bom ver nossa Marinha Mercante crescendo novamente.
Viva o renascimento de nossa Marinha Mercante e parabéns à Transpetro.

André

Se o nome João Cândido for em homenagem ao marinheiro da revolta da chibata, parabéns aos responsáveis por essa decisão. Aquele brasileiro foi importante para acabar com a opressão da marinha brasileira no inicio do século XX contra os marinheiros que guarneciam os navios.
Assim como os mais modernos estaleiros do mundo, o Atlântico Sul me parece ser bem equipado .

Eduardo

Se o Brasil tem toda essa tecnologia para construir navios desse porte, pq não investe na construção do primeiro porta-aviões nacional, precisamos de mais porta-aviões, pq o litoral é muito grande e para patrulhar esse imenso mar só com aeronaves decolando de porta-aviões em alto mar…

jsilva

Não vou chegar aqui e dizer que morri de amores pelo nome porque não é verdade, mas não posso deixar de dar meus parabens a empresa, aos operarios do estaleiros e de desejar bons mares para essa jovem equipe que vai conduzir esse “garotão”. Gostei também da mensagem “vibradora” que é transmitida pela equipe com o uniforme de trabalho na “pinta”. Meu BZ para a tripulação do futuro N/T João Cândido, lembrando que esses meninos e meninas estão abrindo um novo caminho de modernidade na nossa Marinha Mercante e irão conduzir em futuro breve novos companheiros de lida em novos… Read more »

Caê Mahan

E enfim, o sonho começa a se tornar concreto.
Parabéns Transpetro, parabéns a MM Brasileira.

Galileu

Aew já é um começo para a M. Mercante.

Eduardo, vou fingir que não vi seu comentário, hahaha

Eriksailor

Marcelo meu Nobre, se precisar de fotos ou alguma informação sobre algum navio nacional, pode contar comigo e com a rapaziada do blog, a turma la é 100%, e seu site navios Mercantes Brasileiros, é o site, meu blogzinho: Navios no Porto de Vitória, é amador perto do seu trabalho. Você é o maior especialista em navios que ha pelo mundo a fora, quando eu crescer quero ser como você, rsrsrs Sds Marítimas Erik PS. Desculpe me caro amigo, era para eu ter te avisado, na proxima nao passará em branco, e la no blog procure o Marcelo Dotta, ele… Read more »

Eriksailor

Ha e a rapaziada la conhece o Capt Müller, ele é muito bom mesmo, depois veja também a entrevista com o Chefe Magalhães.

Abraços
Erik

Eriksailor

Puxa que pena rapaz, mas minha futura empresa de navegação irá aceitar vossas sugestões rsrs
Rapaz, God knows logo logo você estará de volta aos navios, você é um lutador.

Ha meu Nobre essa turma veterana toda ai participa do Blog Mercante, estão sempre de olho na “gurizada” rsrsrs

Pois então meu amigo, você por acaso tem noticias do Nobre CLC Dufriche???

Cheers Mate!

Renato

Legal a homenagem ao herói da revolta da chibata

Eriksailor

Marcelo, o Dufriche é uma lenda na Mercante, nao entendo como nao aproveitaram o que ele tem…e por falar neste livro da qual nem vi, nem sei quem publicou, e quem o fez pecou então.
Bem espero que ele esteja bem, e que volte a tona logo.

Abraço

Alexandre

Salvo engano o CLC Dufriche não é só conhecedor profundo da MM, é também sobre aviação. É conselheiro do INCAER e historiador da aviação. Um verdadeiro pesquisador. Abraços.

Alexandre

MO

É verdade. É difícil ter um livro que trate sobre a avição brasileira que não tenha uma foto de seu acervo ou citação a Dufriche. Me lembro, não sei quando, minha surpresa ao saber que o Cmte Dufriche não era aviador mais sim um experiente CLC. Coisas da vida. Quem sabe o Poder Aéreo e o Naval não poderiam fazer uma matéria sobre ele. Agradaria muitos admiradores dos meios navais e aéreos. Abraços

The Captain

Tenho uma antiga curiosidade e gostaria que algum dos nobres marinheiros da nossa Marinha Mercante do Brasil a satisfizessem.

Poderiam me dizer se no país é fabricado, ou mesmo montado, algum tipo de motorização para embarcações mercantes e quais seriam seus fabricantes ou montadores?

Eduardo

Ok, ok… desculpe o comentário infeliz, comecei tem alguns meses a frequentar a trilogia, heheheh realmente não sabia que o Brasil tinha um estaleiro com capacidade para produzir navios deste porte, me empolguei confesso… mas que mal tem em sonhar com o Brasil produzindo porta-aviões, hehehe ta certo que tem muitos detalhes a serem levados em conta, anos de investimento em tecnologia, mas teriamos por onde começar, heheheh

The Captain

Valeu MO!

Esta era uma questão sobre a qual a muito eu tinha dúvidas.
Espero que doravante, com a produção dos novos petroleiros voltem a serem produzidos motores navais no país, afinal me parece que serão mais de 50 petroleiros e outra quantidade enorme de “off shore” para as plataformas, correto?

Por favor, continue postando informações sobre a Marinha Mercante, tão importante para o país e tão negligenciado nos últimos 20 a 30 anos.

The Captain

Valeu mesmo Marcelo!
Abraços.

Eriksailor

Marcelo, como disse um dia serei como voce, rsrsrs Voce tem toda razão nossa indústria naval morreu no começo dos anos 90, mais de 100 mil trabalhadores ficaram na rua da amargura, praticamente todas as empresas de navegação tradicionais brasileiras, ou faliram, ou sairam do país, ou foram vendidas, os navios idem, dezenas deles ate hoje estão a navegar por ai. Ja disse isso la no Blog Mercante, nesta terra que foi colonizada por mar, e por navegadores, estamos muito mal mesmo de cultura Marítima, o povo por aqui so se interessa por cavalos, terra, gado, rodeio, nos nao temos… Read more »

The Captain

Muito esclarecedor marujo Erik. Tenho um cunhado que foi 1º Oficial de Náutica. Ele dizia e informava onde fosse necessário que sua profissão era “Piloto”. Trabalhou sempre no transporte de químicos. Por insistir que sua profissão era Piloto, entendo que tinha orgulho de sê-lo. Hoje ele é funcionário público no Governo do Distrito Federal. Fez um curso na no CIAGA EFOMM que o habilitou a CCB. Desistiu de tudo, creio que se desiludiu, por falta de perspectivas profissionais. É lastimável o estado da nossa Marinha Mercante. Se Petrobras for privatizada, ai acabará por completo a Marinha Mercante do Brasil. O… Read more »

The Captain

corrigindo: Se a Petrobras…
“de um país de bandeira…

completando… “verdes mares.”

Noel

Boa matéria, parabéns.

Eriksailor

MO.
Meu Nobre dee um pulo la no Blog Mercante, ha fotos novas postadas do N/T João Cândido.

Abç

Roman (Eq)

Primeramente parabenizando a essa tripulação pelo valor e orgulho que tem por trazer o 01 do Promef, O grande NT João Candido, para as imensidoes aguas interoceanicas, de onde dará inicio a nova era da frota Fronape-Transpetro na MMB, que muitos não acreditavam. Estaremos aguardando a navegar juntos pelos mares!.. uma vez mais, Parabéns, Parabéns, Parabéns! ao Cmte Muller e ao OSM Magalhaes, são os desejos de bordo do DP/ST Nordic Rio, onde muitos os conhecem por serem pessoas espectaculares. Sucessos! Grande abraço Saudaçoes Maritimas DR (Nota dos /editores – MO) O Nosso respeito e admiração para com a Guarnição… Read more »