Exocet MM40 block 3 - foto 2 MBDA

A MBDA informou nesta sexta-feira, 30 de maio, que a Marinha do Emirado do Catar vai adquirir um lote de mísseis  Exocet MM40 Block 3 para equipar seus quatro navios patrulha da classe Vita.

Segundo a empresa, graças à propulsão por turbojato o míssil de última geração tem um alcance significativamente maior que versões anteriores. E, graças à navegação por GPS, o Block 3 pode atacar um alvo designado por suas coordenadas geográficas, mantendo-se compatível com os lançadores de MM40 existentes.

Ainda segundo a empresa, a parceria da MBDA com a Marinha do Emirado do Catar remonta a várias décadas, e a decisão pelo MM40 Block 3 significa não só uma opção pela mais moderna capacidade antinavio, mas também uma maximização de investimentos já feitos na família Exocet, beneficiando-se de vantagens associadas a uma série de armas que já vendeu mais de 3.500 unidades no mundo (desde a entrada em serviço, em 1972, todos os modelos da família foram vendidos para 35 países).

Exocet - foto MBDAEntre as capacidades da arma, estão a baixa assinatura radar, ativação da cabeça de busca mais tarde, voo rente ao mar em altitudes bem baixas, melhorias na seleção dos alvos e contra-medidas eletrônicas (ECCM), além de alta capacidade de penetração em face de defesas antiaéreas navais modernas.

O Exocet MM40 Block3 foi encomendado pela Marinha Francesa (Marine Nationale) e vai equipar as variantes francesas das fragatas FREMM. Em março deste ano (2010), a Marinha Francesa realizou disparos operacionais do MM40 Block3 a partir da fragata de defesa aérea Chevalier Paul, da classe Horizon.

FONTE / FOTOS: MBDA

VEJA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Nogueira

Tem alguma previsão para a MB ou FAB adquirir algum desses?

Alexandre Galante

Alex, vai demorar muuuuuuuuuuito.

Nelson Lima

Esse mísseis antinavio serão indispensáveis para as novas escoltas da MB. 180 km de alcance!No contexto sul-americano são mísseis cruise!

HSMW

Catar ou Qatar?

Elizabeth

A atualização do Exocet com propulsão por micro-turbina elimina a maior desvantagem desta familia de misseis em relação aos seus concorrentes mais próximos que são o RBS-15 e Harpoon.

Apenas como comparação. Enquanto um míssil com micro turbina, na classe do Harpoon, necessita de cerca de 270 gramas de propelente para cada 1Km de vôo um míssil de combustivel sólido como o Exocet MM:40 precisa de 3,7Kg de propelente.

Dai um míssil como o Harpoon ser mais leve, ir mais longe e transportar uma ogiva bem mais pesada que o Exocet, com esta atualização tecnológica a vantagem se equilibrou.

Galileu

Quando o Exocet chegar no block 6, o block 3 chega pra MB.

2demaio

Eu diria que a versão III agora superou o Harpoon em alguns aspectos, fica a pergunta: por quanto tempo ?

Bosco

2demaio, hoje os EUA usam muito o SLAM-ER (versão do Harpoon) como míssil anti-navio ar-sup. Ele tem 270 km de alcance. Lançado de navios (como o Exocet Block 3) a US Navy pode usar os Harpoon (130 km de alcance) e provavelmente os Tomahawks Block 4 (1000 milhas de alcance). Há um programa no âmbito da USN para o desenvolvimento de um míssil anti-navio de longo alcance avançado (LRASM) que tem prioridade e que deve sair o vencedor esse ano para ser desdobrado até 2012. Não se sabe ainda qual será a cara do novo míssil anti-navio americano que irá… Read more »

[…] This post was mentioned on Twitter by Poder Naval. Poder Naval said: Novo post: Catar vai de Exocet MM40 Block 3 http://www.naval.com.br/blog/2010/04/30/catar-vai-de-exocet-mm40-block-3/ […]