Juruá se eleva e NAsH ‘Montenegro’ sai de barranco em Thaumaturgo

24

Navio Hospital Doutor Montenegro

O Navio Hospital Doutor Montenegro, que estava há 26 dias abarrancado no município de Marechal Thaumaturgo, conseguiu sair para prosseguir viagem para a cidade Manaus. Com a cheia do rio Juruá, foi possível a locomoção do Navio do local aonde está sobre pedras, para retomar a navegação e chegar a Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, 03. A tripulação observa atendetamente o comportamento do nível do rio para seguir viagem com destino a capital amazonense.

O navio saiu de Marechal Thaumaturgo por volta das 03h30 horas da madrugada e chegou na manhã desta segunda-feira, (03). A tripulação do navio esperava ansiosamente a cheia do rio Juruá. O rio encheu os quatro metros esperados por todos para seguir viagem.

De acordo com o comandante Gleiber , os dias em que o navio ficou abarrancado foram dias de superação. “O rio secou e nós ficamos sem puder navegar, mas preparamos o navio para o momento do repiquete. Pedimos a Deus e Ele nos deu o repiquete para que pudessemos chegar a Cruzeiro”.

comandante GleiberAinda de acordo com o comandante Gleiber, o navio não havia encalhado, problemas técnicos aconteceram no motor e a tripulação teve que abarrancar a embarcação.

“É um erro conceitual que as pessoas têm de falar que o navio encalhou. Encalhar é quando o navio vem navegando e ele sobe em cima de um banco de areia ou de uma pedra. Na verdade não foi isso que aconteceu, o problema foi em um dos motores, nós tivemos que abarrancar o navio e fazer o reparo com os mergulhadores. O reparo não foi simples e nesse período o rio secou rapidamente, não tinha mais água no local. O termo encalhar não é correto, nós abarrancamos e o rio secou”- explicou.

Dependendo das condições do rio, o Navio Hospital Doutor Montenegro prossegue a viagem nesta terça-feira, (04). “Precisamos ver bem as condições do rio, especialmente neste trecho até Envira que é um trecho muito complicado”-afirmou o comandante.

Atendimentos

Mesmo abarrancado o navio Dr. Montenegro continuou prestando atendimento em Marechal Thaumaturgo. Um médico e um dentista foram deslocados para Cruzeiro do Sul para prestar atendimento no município. Mais de 16.400 pessoas receberam atendimento pela equipe de profissionais em saúde da Marinha totalizando 43.649 procedimentos realizados em 84 localidades no Vale do Juruá.

“Eu avalio positivamente o tempo em que o navio ficou parado. Nós fizemos uma coisa que pretendíamos, foi o que eu falei quando eu cheguei aqui, que nós temos muita vontade de fazer um trabalho com muito amor e carinho para essas pessoas que precisam, que estão isolados. Era esse povo que precisava que nós chegássemos lá. Nós chegamos e voltamos. Tudo bem que nós tivemos essa adversidade, mas podemos continuar por um tempo prolongado esse trabalho com a população” – conclui o comandante.

FONTE: Voz do Norte – O jornal do Juruá / FOTOS: Aureo Neto / SUGESTÃO: Walmor e Azevedo

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GHz

BZ ao Tracajá do Juruá!
A boa sorte brinda os valorosos.

Callia

Bravo ZULU!!!!!!!

Saúde Onde Houver vida!!!!!

Tito

Ótima noticia.

Boa sorte aos incansáveis guerreiros.

Bravo Zulu!

Callia

“Mas era essa a natureza da Corveta, pública como a mata e, como ela, de ninguém. A cada oportunidade de alinhar a antena da embarcação com o satélite, a cada retorno à base em Manaus, nascia um instante deste livro escrito a duas mãos, do médico e do oficial. Mãos de um corpo único – a Amazônia – em todo seu horror e ternura. Diante da necessidade inadiável de sobreviver, cada um torna-se o que de si é exigido. Lá onde ninguém é o que quer, são todos o que sonham. Ou foi também a floresta quem os sonhou ali?… Read more »

MO

GHz

Esté é o apelido dele ?

Se for, ponto pro NGB !!!!! (er .. digo, direto pra lá .. )

abs
MO

majunior

Graças a deus!!!!

Callia

MO

Este é o apelido dele.

O Tracajá do Juruá

Abraço!

RtadeuR

Que não aconteça de novo. Façam-me o favor.
É só obedecer este pequeno mandamento: VIGIA, NÃO CONFIA E ORA.

José Maria Bravo

Bravo Zulu! Bra-sil-* – MA-RI-NHA!

Porém, como houve antes quem dissesse que o encalhe é culpa do Lula, falta agora quem diga que voltou a chover por culpa dele também (correção, que é culpa dele que o Juruá tenha demorado tanto para subir).

Silas Ferreira

Parabéns a Armada brasileira pelo seu trabalho no interior do Brasil e em nossos mares… Hj só se lembra dos pontos negativos do período do regime militar, esquecendo dos pontos positivos (como impedir a implantação de uma ditadura de esquerda no país) e dos atuais trabalhos das forças.

MO

er .. JMB

poderia fazer uma pequena correção ?

bom aqui vai BZ Santo Expedito !!!!!

(pois no caso, até por força da SITU a Mara foi passiva, pois até então nao existe nenhum Aviso de Enchimento de Leito de Rio – AvEnR a disposição

Mas o que realmente importa é que eel voltou a navegar, possivelmente sem danos siguinificativos no casco

Abs
Mo

Jorge Nunes
Daniel Benevides

vida longa aos bravos guerreiros! SELVA! BRASIL!

Tarkus

Agora foi a vez da Niterói (F-40)!!!. Acho que já está na hora de atualizarem as cartas náuticas…

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/05/04/fragata-da-marinha-encalha-em-arraial-do-cabo-916492640.asp

Cor Tau

Cuidem bem desse barco ele é tão bonito…………….

jsilva

Navegar em rio é complicado e não é necessário ter experiência para saber disso, basta um pouco de esclarecimento e interesse para acompanhar os causos e aventuras que lá acontecem. Não há vergonha nenhuma em passar por uma situação dessas e a vigilância não é garantia nenhuma de que ela não aconteça. A condições hidrográficas em rios como os da região amazônica são muito mais instáveis do que nos canais dos portos e a região não foi totalmente levantada. Entram ai dois pontos importantes: 1 – Os navios da FlotAM atingem pontos extremos mesmo sem terem sido feitos levantamentos hidrográficos… Read more »

Leandro RQ

Que doidera.

Uma semana atrás o barco estava no fundo do leito seco do rio.
Agora já está navegando no rio, que está “cheio” de novo.

Definitivamente a Amazônia é um mundo diferente do que conhecemos…

Bruno Rocha

Vou fazer uma pergunta. Há um modo, ou já houve uma idéia de se acoplar o barco, mais ou menos do tamanho desse em um sistema de locomoção como esteiras? Quero dizer. Imaginem um barco encalhado, como esse. Esse barco é acoplado a um “sistema motorizado de esteira” para que esse barco saia se sua posição e “ande” ate a água. É como por uma lancha num engate e sair pelas ruas. Não seria a mesma coisa, mas já ajudaria. Vi que depois que o rio abaixou, ele ficou com uma forma meio “plana”. Poderia esse barco “andar” por essa… Read more »

tracajá do juruá

Prezado Bruno, Realmente é possível para um veículo de 2 a 5 toneladas, mas para um Navio de cerca de 350 toneladas acho que é meio inviável!!! qual será o tamanho da lagarta para equipar o Navio… Um pouco de Geologia para os leigos. Embora a terra tenha a idade de cerca de 4 bilhões de anos, os rios Juruá, Purus, Japurá, Alto Solimões e Javari estão em regiões muito novas, da era Cenozóica, explicando…são rios que estão se formando ainda e os seus leitos são mutantes devido a fragilidade das margens e dos sedimentos formadores. Levará muitos anos para… Read more »

jsilva

Fora que o leito nem sempre esta “limpinho” como vimos nas fotos do post anterior.

GHz

MO: 3 de maio de 2010 às 22:28

Prezado MO, isso mesmo, “Tracajá do Juruá” é o apelido do U16, como já foi confirmado pelo callia e pelo ilustre forista que se autoapelidou da mesma forma.

[[ ]]
GHz

MO

GHz, Doc Callia e o Tracajá

Grato mesmo aos três

Abs
MO

jsilva

Atualização ja esta feita no NGB.

pirata

vida longa ao tracaja do jurua.
que DEUS abençoe a todos os tripulantes e bom retorno ao lar .