Forças especiais russas libertam petroleiro sequestrado no Golfo de Aden

41

Marshal Shaposhnikov

map-moscow-university-incident

 

Fuzileiros navais do destróier russo Marshal Shaposhnikov, classe Udaloy (fotos deste post), invadiram o petroleiro liberiano  MoskowUniversity, sequestrado por piratas no Golfo de Aden, liberando sua tripulação de 23 homens e sua carga de óleo, que pode valer até US$ 50 milhões, informaram oficiais da Marinha Russa.

Ninguém da tripulação ficou ferido na operação de resgate na madrugada de quinta-feira. O Ministério Público russo disse que um pirata foi morto e alguns feridos. Dez piratas foram levados em custódia.

Sob a lei russa, os piratas somalis capturados terão de enfrentar acusações de pirataria com o uso da violência e armas, um crime passível de uma pena máxima de até 15 anos de prisão, de acordo com Vladimir Markin, porta-voz do Comitê de Investigação da Procuradoria Geral da República.

Mais ao sul da costa da Tanzânia, piratas fracassaram na quarta-feira na tentativa de sequestrar um navio de bandeira sul-coreana.

Marshal Shaposhnikov 3

Marshal Shaposhnikov 2

Mapa: Lloyds MIU – Maritime Intelligence Unity

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M1

Esse é Lindão!

Pedro

FOram rapidos e eficientes.

Pq nos outros casos, tem toda aquela “morosidade” de reação?

Alex Nogueira

Realmente rápido, a Rússia fez juz a sua fama militar, parabéns.

Putz to babando nesse navio, fico sonhando quando será que teremos algo ao menos similar na nossa marinha 🙁

MO

Alex

Udaloys são sonhos de muitos, mas possivelmente nunca será realizado

me solidarizo a vc, claro que mais por razoes passionais com a classe) kkkkkk, sou suspeito de falr …

abs
MO

Milan

Isso é que é uma ação rápida e rasteira.

E que navio bonito e bem armado (vejam a quantidade de silos…)

Edu Nicácio

Repararam nos lançadores de Moskit? Sensacional esse navio…

Milan

Sempre bato na tecla de armamento, principalmente em navios de superfície. Não adianta ter a plataforma, é preciso ter bom armamento e sistemas de radar e sonar.

Não adianta ter arco sem flecha…

fsinzato

Será que a marinha russa utilizou nesta ação a tradicional prática de atirar primeiro e perguntar depois?

Abs

Alex Nogueira

Se não são Moskit, devem ser Yakhont?

URSS

O petroleiro é russo assim como a sua tripulacao, simplesmente usa uma bandeira liberiana(penso eu).

MO

não entendi direito sua duvida, mas se lhe espanta, o que vc diria de navios brasileiros que usam bandeira liberiana, Bahamas, Panamá ilhas Marshall,, … e detalhe em cima do detalhe, navio de estatal …

é normal na navegação a bandeira de conveniencia, ate um navio pertencer a um pais, a andeira de outro e tripulação de um outro ainda …

Isso se chama bandeira de conveniencia

Abs
MO

RLeal71

Depois da pronta reação holandesa, acredito que seja o padrão a seguir por outras FA que fazem o patrulamento naquela área. Por outro lado, é bem possível que os piratas se tornem mais organizados e violentos para inibir tais ações. Respondendo ao post anterior se o russos atiram primeiro e perguntam depois… mudaria a questão pra saber O QUE VOCE FARIA NESSA SITUAÇÃO??? É o mesmo caso quando questionamos as operações militares e policias. Temos que entender a situação que leva as forças constituidas a tomarem certas ações e cobrar de nossas autoridades para que os responsáveis tenham o treinamento… Read more »

MO

Não .. rsss

o Moscow University ainda navega, não reportaram nenhuma CTL (Construction Total loss) 🙂

MO

URSS

MO eu nao tenho duvida nenhuma, apenas fiz uma observacao, pois no post esta escrito de forma clara o pettroleiro liberiano, eu apenas disse q ele é russo e nao liberiano:-))

MO

é como te falei, não tinha entendido direito 8-P

mas não esquecer que a ferro e fogo ele é liberiano

Russo é a propriedade final apenas (ou tudo neh 🙂

abs
MO

Bernardo R.

Essa ação militar, como sempre foi pouco explicada……..

Eu adoraria saber como foi, se eles já xhegaram atirando ou se falaram por rádio antes…..
A vida dos tripulantes obviamente tava em risco, será que esses somalianos só tem garganta mesmo?

Tipo: “Se tentarem entrar matamos todos”, e na hora H eles não matam ninguém????

Odeio informação vaga

Bernardo R.

Sim MO, utilizei sua arte de mudar o sufixo das nacionalidades!!

Cobre sua indenização na boca do caixa!!!

MO

Benvindo ao clube Bernanrdo

apenas uma adição o abitantes da Çomalia é Somaliano ou Somalieco

Abs
MO

Elizabeth

Pode haver nuances mal contados nesta historia sim. Mas se não houve baixas na tripulação do navio ou entre os soldados das forças especiais (o que teria difícil ocultar na imprensa), de uma maneira geral a historia ta crível. O que me chama a atenção alem do sucesso da abordagem no petroleiro é a presença da marinha russa na região poucas horas após o pedido de socorro, algo que contrasta com a imagem dos últimos 18 anos de uma marinha de papel cujos navios navegam pouquíssimos dias por ano e cuja história de lambanças recentes é marcante. Parece mais fácil… Read more »

MO

Uma coisa que me deixa curioso é como os somaliecos conseguem chegar até 500 nm fora de sua costa e conseguem se manter com embarcações que aaparentemente não tem tanques de óleo suficientes ou mesmo tanques com espaço fifico para esta jornada, estadia and retorno

MO

MO

er.. Koslowa

considerar que eles tem navio em estação na área

abs
MO

MO

sim Bozoh, um tender seria a explicação, mas ai que esta, ninguem desconfiaria de um tender rondando por ali, pois este deve ser maiorzinho ? ou apareceu um novo Komet, Atlantis, Kormoran da vida, que ninguem achava …

abs
MO

MO

ah tah .. entendi o que vc quis dizer Eh Koslowa Teoria: coisa linda Pratica: ih, enfia para debaixo do tapete olha, vc me conhece a m ais de 10 aos, sabe que sou pessimista por natureza, massssssssss .. .a MB esta aumentando suas ops off shore Claro que com a veloc de ostra com peh amputado, mas está Vamos ver … se … um dia .. em futuro breve …. Mas para isso tem que se tirar do Governo Decisorio pessoas como o Joselito Celso, Joselito Marco Aurelio (no presente) e qualquer um outro que até então tenha sentado… Read more »

Ricardo

Belo será que um navio do Tio Sam Cara um desse russo?
Bem que a Força Aerea Americana poderia fazer simulação contra pilotos da Força Aerea Russa, ai eu queria saber os pilotos USAF são bons como eles falam?

Vic

Sugiro um novo topico pra discutirmos o que que a marinha brasileira faria se um navio da marinha mercante fosse capturado naquela regiao…

fullcrum

A MB esta preparada e treina pra esse tipo de situação, já foi notícia na tv, revistas e sites, o problema é a incapacidade decisória do Estado!!!!!

Henrique

Destino dos Prisioneiros: Sibéria !! rsrs conhecendo os Russos, devem estar pensando …. preferia ter morrido..rs
Brincadeiras a parte, um belo navio! A marinha Russa, como podemos perceber, vem se reestruturando e colocando operacionais seus belos navios.. e já mantém (se não me engano-me corrijam se estiver errado) duas unidades na região justamente para “vaporizar” os piratas somalis. Fico imaginando o que não só eles mas também outras marinhas já não afundaram de embarcações piratas (que não devem ser noticiados).
Abraços.

Vic

a marinha esta preparada em quanto tempo?
quanto tempo leva pra a decisao sair e o navio mais rapido chegar do outro lado da africa?
ate chegarem la o navio ja pode estar atracado em algum porto. A operacao continua?

Paulo Costa

Assim que a tripulação pressentiu que o navio ia ser invadido,
todos foram para uma sala blindada e trancaram a porta,comunicaram
o ocorrido ao navio de patrulha da região,que enviou um helicoptero
com forças especiais,que iniciou um tiroteio,e os piratas viram que a situação não lhes era favoravel,e se renderam sem resistencia ,a não ser a inicial.

walfredo

Os Russos, historicamente nunca negociam com bandidos, traficantes ou guerrilheiros.

Qualquer um que atente contra o Estado Russo terá uma única opção, entregar-se ou ser morto.

Não há negociação, apenas uma ataque massiço e repentino, seguido da contagem de mortos.

fsinzato

“walfredo disse: 7 de maio de 2010 às 9:01” Perfeito Walfredo, era nesta questão que queria chegar! Os russos tem esta tradição crivada nos tempos da guerra fria, ao qual visava inibir qualquer incursão ao seus territórios seja qual for os motivos. Conta a lenda que faziam isto até com OVNIS (estes junto com o SR-71 é que conseguiam a proeza e sairem vivos)…risos. Os piratas expressaram sua liberdade no momento em que pegaram armas e assumiram o risco, por culpa e inteira responsabilidades deles, advindo em minha opinião, a justificativa de atirar e depois verificar. Ainda mais quando está… Read more »

RLeal71

Como disse anteriormente: essa conduta visa a desencorajar qualquer ação e reafirma a autodeterminação de uma nação com seus princípios e interesses. Mantenha suas FA em exelentes condições e FAÇA VALER SEU PONTO DE VISTA. Mais uma vez parabéns aos holandeses e russos por sua coragem moral e profissionalismo.

GHz

Elizabeth disse em 6 de maio de 2010 às 17:04 “Tinhamos navios no mar quando aconteceu a questão do Haiti? Tinhamos navio no mar se fosse necessaria mostrar a bandeira na questão de honduras?” Se não tínhamos, isto se deve muito mais às intenções (ou falta delas) do poder político relativas ao emprego da MB do que às limitações operacionais da Força em si. Vamos aos fatos: Este ano a F44 está operando com a OTAN na Escócia. Ano passado foi a F41, na mesma operação, na mesma Escócia, e o G29 esteve na China. F43 nos EUA. Em 2008… Read more »

Ilya Ehrenburg

Até hoje não entendi o porquê de não se equipar navios cargueiros com fuzileiros, para servir de isca para os piratas, naquela região. Caso esta forma óbvia fosse levada à cabo, só restaria aos bucaneiros, lagar o corso, pois, nunca teriam certeza do tipo de embarcação que estariam abordando.

MO

Legislação Ilya, legislação

apenas o CMT de um navio é permitido portar armamento, sendo declarado nos portos, mantido em cofre lacrado e passivo de apreensão caso não siga as regras. Tanto aqui, como no mundo

PS ja acomapnhei o DPF varias vezes, em liberações regulares e açores surpresa, como agente do navio

Abs
MO

Leo

Esse navio é realmente bonito! E parece bem armado!

MO

heheheh olha oque aconteceu com os somaliecos “Justiça russa nao atrasa e eh definitiva … Moscow University From: 02-Jan-1998 Precis: Boarded by Somali pirates abt 350 nautical miles E of Socotra, Yemen, 05 May 2010. Freed by Russian special forces 06 May. Related Links: Vessel View Casualty Details: Reasons: Piracy Origin: Sudan SDN Destination: Ningbo CHN IMO: 9166417 Flag at Time: Liberia Class at Time: Lloyd’s Register Registered Owner At Time: Fancy Maritime S.A. Beneficial Owner At Time: Sovcomflot Akp Loss: n/a Cargo: 86,000 tonnes of oil Deaths: n/a People Missing: n/a Injuries: n/a Pollution: n/a In Port: No Location:… Read more »