Lançado ao mar o N/T ‘João Cândido’

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O Estaleiro Atlântico Sul, em Suape/PE lançou ao mar hoje pela manhã o Suezmax N/T João Candido de

joao-candido-lancamento-globo

O Estaleiro Atlântico Sul S.A., (EAS), de Ipojuca/PE, lançou hoje, dia 7 de maio  no periodo matutino, o Suezmax N/T ‘João Cândido’, primeiro navio de uma série de 10 navios da mesma classe ,encomendados pelo armador Petrobras Transporte SA (TRANSPETRO) – Fronape, Rio de Janeiro, iniciando o processo de renovação da frota baseado no Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

O navio teve sua quilha batida em 11 de setembro de 2009 e é prevista sua entrega ao tráfego em agosto deste ano.

Em sua cerimônia de lançamento uma fato inusitado na construção naval no Brasil ocorreu, pois sua madrinha foi a Sra. Mônica Roberta de França, soldadora do EAS, uma justa homenagem a quem realmente tem comprometimento com o navio, ao contrário das tradicionais “celebridades e conjugês de políticos”, que geralmente  mal sabem da existência do navio até a a informação sobre o convite para cerimônia …

joao-candido-madrinha-monica-robrta-de-franca

Parte de sua Oficialidade de recebimento, atualmente participando do processo de construção será formada pelos seguintes Oficiais da Marinha Mercante Nacional:

  • CMT: CLC Carlos Augusto Müller (ex N/T ‘Brotas’)
  • IMT: CCB Fábio Guilherme Lima Torres (ex N/T-LPG/C ‘Gurupi’)
  • CFM: OSM Edson Luiz Magalhães Ribeiro (ex N/T ‘Itabuna’)

Seguem os dados no N/T João Candido:

Vessel Name

JOÃO CÂNDIDO

IMO 

9453315

Call Sign

 

Flag

Brazil

Port of Registry

Rio de Janeiro

Status

Launched

MMSI No

 

Shipmanager

TRANSPETRO

Location

Brazil

Shiptype

Crude Oil Tanker

Operator

TRANSPETRO

Location

Brazil

 

Scantling Details

Tonnages

Deadweight

157,700

Gross

81,324

Net Registered

46,633

System

New System (International 1969)

Type

One tonnage, unspecified

Compensated Gross

30,204

Panama Canal Net

0

Suez Canal Net

0

Light Displacement

0

 Hull  DH        
           

Dimensions

Draught

17.000

KTMH

0

Depth

23.200

Length Overall

274.200

Length (BP)

264.000

   

Breadth Extreme

0

Breadth Moulded

48.000

   

 

Engine Details

Summary

Propulsion

Screw

Service Speed

Consumption

OIL ENGINE(S), DIRECT DRIVE

SINGLE-SCREW

0

0

 

Builder

Type

Position

Make

Model

BHP

KW

RPM

Doosan Engine Co Ltd – Changwon

Oil Engine

CENTRE OR ONLY

MAN-B&W

6S70ME-C

25,370

18,660

91

 

Propellers

 

Position

Type

CENTRE OR ONLY

PROPELLER : FIXED PITCH

 

IMO

Vessel Name

Built

DWT

Operator

Status

9453810

ATLANTICO SUL EAS-C-002

2010

157,700

TRANSPETRO

Keel Laid

9453822

ATLANTICO SUL EAS-C-003

2011

157,700

TRANSPETRO

On Order/Not Commenced

9453834

ATLANTICO SUL EAS-C-004

2011

157,700

TRANSPETRO

On Order/Not Commenced

9453846

ATLANTICO SUL EAS-C-005

2011

157,700

TRANSPETRO

On Order/Not Commenced

9453858

ATLANTICO SUL EAS-C-006

2011

157,700

TRANSPETRO

On Order/Not Commenced

9453860

ATLANTICO SUL EAS-C-007

2011

157,700

TRANSPETRO

On Order/Not Commenced

9453872

ATLANTICO SUL EAS-C-008

2012

157,700

TRANSPETRO

On Order/Not Commenced

9453884

ATLANTICO SUL EAS-C-009

2012

157,700

TRANSPETRO

On Order/Not Commenced

9453896

ATLANTICO SUL EAS-C-010

2012

157,700

TRANSPETRO

On Order/Not Commenced

 Esperamos em breve conclusão da fase de construção para iniciar suas provas de mar e entrega ao tráfego.

 Fonte:  Arquivos do NMB – Navios Mercantes Brasileiros – www.naval.com.br/nmb  e Blogmercante – http://www.blogmercante.com/

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Lenin Novaes

Excelentíssimo Presidente da República Excelentíssimo Governador de Pernambuco Excelentíssimo Prefeito do Recife Excelentíssimo Presidente da Petrobras Excelentíssimo Presidente da Transpetro Demais autoridades e representantes de entidades da sociedade civil. Senhoras e Senhores, meu cordial bom dia! O lançamento ao mar do navio João Cândido, neste dia, nas águas que banham Pernambuco – este maravilhoso Estado cantado em prosa e verso como LEÃO DO NORTE – reveste-se de significado muito especial. Trata-se da primeira embarcação da fase de revitalização da indústria naval do país, pelo Estaleiro Atlântico Sul, e é primogênito da nova frota da Transpetro. É especial porque foi o… Read more »

claudio alfonso

Agora só falta a marinha reabilita-lo

Marcelo Martins

Alguém sabe dizer se é casco duplo ou não?

Marco Antonio Lins

Amigos

Como pernambucano estou orgulhoso.

Abs

Ilya Ehrenburg

Caro Marcelo Martins,

Tenho certeza que tem um casco duplo, pois é de construção recente.

Olá MO,
Mas que madrinha gatinha… O Navio foi batizado com uma belíssima madrinha, nasceu com sorte, hehehe.

Cabral

Meu já saudoso pai sonhou muito em ver esse dia… essa madrinha tem a cara do Brasil, que Deus abençoe esse navio, que Deus abençoe o Brasil.

Mauricio Veiga

Do povo, para o povo e pelo povo!!!

Parabéns a madrinha e a todos os funcionários do estaleiro que contribuiram para que este sonho se tornasse realidade.

Belo discurso e justa homenagem a João Candido.

Abraço.

corsario01

Mo o dique foi inundado e o navio foi rebocado para fora do mesmo, indo atracar na área aonde o mesmo será finalizado.

Marco Antonio Lins

Amigos

Será que futuramente poderemos construir nossas Fragatas?

Abs

Antonio M

Não é preciso champanhe, madrinha e essas coisas, o Noço Ghia já providencia por conta própria o show. Aquela de que “seu” ministro mansou fazer sexo 5 vezes por semana, já iniciaria e encerraria a palhaçada. De lenvantar e ir embora ……. E que MB saiba como logo tratar o assunto relacionado a João Cândido e acabar de vez com essas “pendências” pois, chicote no lombo dos outros é refresco. Se Lamarca que de fato foi traídor e recebeu tratamento diferente, o que falta para o caso de João Cândido? E dúvido que LuLLa tenha sigerido o nome, sem que… Read more »

Emanuel Messias

Prezados,

Fica uma dúvida; este navio teve a quilha batida em Setembro de 2009 (inicio da construção); o navio esta sendo batizado em Maio 2010 e será entregue em Agosto deste ano. Pergunto:
a) O esteleiro conseguiu a proeza de construir um navio deste porte em menos de um ano, se sim como foi o processo de construção e processamento da totalidade do aço?
b) Será que importaram um casco e fizeram modificações necessárias para adequação do projeto atual?
c) Será que mais uma vez enganaram o povo?….

SDS

Emanuel Messias

Prezados,

Quanto a Madrinha:

Nada mais justo, sacar de dentro do grupo de trabalhadores aquele (a) que ajudou a fazer realidade do renascimento de parte de nossa Marinha Mercante (o que já vai tarde).

A Madrinha não precisa ser bela por fora mas sim ter o sentimento de orgulho pelo seu feito e dos seus companheiros. Se tiveram a intenção de utiliza-la como ponto eleitoreiro ou mesmo como populismo, deram um tiro no pé.

SDS

Bruno Rocha

Ainda bem, uma madrinha que rala duro e é brasileira de verdade, nada de Sr. Dr. ou qualquer outro personagem de passagem por mera “puxação de saco”.

C.A.Muller

O navio João Cândido foi construído com 244 blocos pré edificados na linha de montagem do estaleiro. Todas as chapas foram cortadas e soldadas no EAS por trabalhadores pernambucanos (90% da força de trabalho). O projeto do navio é coreano O segundo navio provavelmente será construído com cerca de 90 blocos e do terceiro navio em diante com 13 megablocos (nesta fase o segundo pórtico Goliath de 1500t já deverá estar em operação). O batimento de quilha do casco 002 está previsto para 20 de junho e a entrega para novembro. O navio João Cândido foi batizado no dia 7… Read more »

DV

Muito bom, muito bom. Vai Brasil.

corsario01

CMT Muller, o MO não pediu, mas, seria muito legal se o NMB tivesse em sua coleção de imagens deste belo navio, uma em especial com a 1ª tripulação formada junto ao navio. Seja no portaló ou em seu interior, tanto faz, o que importa é podermos ter esta foto que certamente irá enriquecer enormemente o NMB e creio encherá de orgulho a todos.

Um forte abraço e muito sucesso em seu comando!

Luiz Padilha – ALIDE

corsario01

Achei estas fotos em alta resolução, mas não tem ele pronto saindo, mas dá uma dimensão do que é o estaleiro.

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=792008&page=9

lfs

Ô ostra, nem sempre p discurso eh da madrinha. Ha 16 anos fui no lancamento do N/M Sao Luiz da navegacao mansur, no caneco. A madrinha apenas fez uma rapida mensagem, o loooongo discurso foi por conta do brizola, entao governador do rj. O discurso foi tao longo que mais um pouco se perderia a mare e nao se poderia lancar o navio. O caneco fica em um lugar de baixo calado. Na epoca o Sao Luiz foi lancado sem leme por culpa disto

Erik

Eitaaaa rota boa para estragar casamento rsrsrs

Vapozeio ama essa linha da “marinha” do macaco rsrsrs

Abraços a todos e mar de comodoro para o CLC Müller e sua tripulação, neste novo puro sangue.

MM Marins

A Marinha do Brasil é de suma importância para a defesa do nosso país, e merece nosso respeito. Não se pode afirmar que tenha partido dela o pedido, mas se foi, temos de tentar compreender e trabalhar para que ela compreenda o estágio de democracia em que se encontra o nosso país. O filho do marinheiro João Cândido Felisberto, Adalberto, o Candinho, 72 anos, lúcido, funcionário da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, não teve permissão do cerimonial da Transpetro para incluir seu breve discurso. Não fosse pela presença de espírito do Ministro da Igualdade Racial Elói Ferreira Araújo chamando-o… Read more »

MM Marins

Caro comandante C.A.MULLER, continuo, com sua permissão: João, Cândido são dois prenomes comuns, e com eles há vários outros personagens da História muito mais conhecidos do que o marinheiro (o colecionador João Cândido Portinari, o médico-político João Cândido Ferreira, o pintor João Cândido da Silva, entre outros). Há até o Almirante João Cândido Brasil, que faleceu em 1906 ( http://www.mar.mil.br/amrj/h_gconst.htm ), e é nome de rua no Rio de Janeiro e, claro, não é o marinheiro que ficou imortalizado pela imprensa em 1910 como o “almirante negro”. A Petrobras anotou o pedido da entidade UMNA para que se complemente o… Read more »

MM Marins

Obrigado, MO, pela correção. Na realidade, a norma permite que você abra aspas e cite o nome da época, “Minas Geraes”, ou atualize a grafia para Minas Gerais, assim como não falamos mais “Ruy Barboza”, mas Rui Barbosa, exceto como neste caso, em que estamos mencionando a grafia original e a atualizada. Mas vale a chamada para o nome histórico. Muitas vezes na internet só encontramos o encouraçado se procurarmos com o “e” em vez do “i”. Mas me diga: o que achou do conteúdo do texto? Estive lá na cerimônia de batismo e não podia fazer nada para dar… Read more »