Empresa britânica encontra óleo nas Malvinas

32

vinheta-clipping-navalA britânica Rockhopper Exploration anunciou ontem que suas pesquisas indicaram descoberta de petróleo na plataforma marítima das Malvinas, arquipélago disputado por Reino Unido e Argentina.

A confirmação da reserva petrolífera e sua viabilidade comercial, no entanto, dependem de análise mais detalhada dos dados, segundo a empresa. Conforme o resultado, a Rockhopper realizará testes mais complexos no futuro ou abandonará o poço, que tem 2.744 metros de profundidade.

A prospecção de petróleo em águas das Malvinas, reiniciada em fevereiro, com a instalação de uma plataforma mantida por petroleiras britânicas, reacendeu a disputa pela soberania da área.

A Argentina levou o caso à ONU e, desde então, controla o trânsito marítimo entre seus portos e o arquipélago e ameaça com sanções as empresas que colaborarem com as atividades exploratórias.

Ainda ontem o governo argentino reagiu ao anúncio da Rockhopper com um comunicado no qual afirma “rechaçar de maneira enérgica a tentativa de apoderarem-se ilegalmente de recursos naturais que pertencem ao povo argentino”.

A briga pela soberania no arquipélago resultou na Guerra das Malvinas, em 1982, quando a Argentina tentou tomar o território e acabou derrotada em menos de três meses de confronto com os britânicos.

FONTE: Folha de São Paulo

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
claudio (r j )

Agora os argentinos ficam loucos de verdade. rsrsrsrsrs

Alex Nogueira

Pois é a Argentina perdeu grandes reservas de recursos naturais. Fico imaginando se esse cenário fosse com as reservas do pré-sal.

Os argentinos devem estar “P” da vida agora.

Carlito

Por essas e outras que precisamos desenvolver com urgência nossa independência tecnológica e militar.

Rodolfo

Se na década de 80 o gov. Argentino tivesse optado por negociações diplomáticas ao invés de entrar em guerra teria tido bem mais chances de reaver as Malvinas. Naquela época o Reino Unido não tinha muito interesse nesse arquipélago e foi justamente a guerra desnecessária criada pelos argentinos que reascendeu o interesse britânico na ilha. Hoje os britânicos consideram esse arquipélago como um ponto estratégico no Atlântico Sul, bem mais do que eles consideravam na década de 80, já que se imagina uma partilha da Antártida nos próx. 50 anos com chances potenciais de guerra. Agora que aparece a notícia… Read more »

Wolfpack

Num futuro próximo nada impete que a GrãBretanha explore petróleo na fronteira marítima brasielira em águas internacionais. Agora imagine um desastre como o da BP no Golfo do México nas Malvinas, com o óleo sendo jogado para a costa Argentina????? E existem críticos ao reaparelhamento da MB Brasileira, eu acho que ainda é pouco e conservador o programa brasileiro. Quando os recursos naturais se ou $$$$$$ se escassam, os ditos países do Conselho de Segurança, fazem qualquer coisa para manter o bifinho na mesa de seus súditos. Acorda Brasil, pois a Argentina tá provando o sabor desagradável de ver um… Read more »

robert

rechaçar de maneira enérgica

oehaoeaioaehioaehioeahioeahioaeheaiohae

agora conta uma de papagaio!

MO

Ei Wolf, não entendi uma coisa

Se os inglesicos forem explorar jazidas Malvinicas em aguas internacionais e houver um desastre ambiental, o que nossas forças de defesa teriam a ver com o incidente, no sentido de evitar ? E mesmo o que não, que hipoteticamente os inglesicos cederem as ilhas parta os argentinicos (apenas para efeito de raciocinio, pois hipotese nula, ainda mais agora ..) os argentinicos explorariam do mesmo jeito, então, na situação descrita, o qual gerciamento da situação vc sugeriria ? Impedir ambos de explorar o petroleo fora de nossa jurisdição ?

MO

RtadeuR

Que nimguém se iluda pensando que isto é um problema só da Argentina; o Brasil já se declarou apoiando o país vizinho, o Barack Obama iniciou conversas furadas com a Argentina e Brasil para uso pacífico da energia nuclear, a Inglaterra é potência militar/ nuclear e só por isso esta atitude arrogante e dominadora, em 1982 não foi à toa que esses gringos mandaram um Vulcan entrar em nosso espaço aéreo, uma demonstração de força prepotente e ameaçadora visando o não apoio do Brasil à Argentina, o que surtiu efeito. o Brasil já se sente ameaçado, iniciou, como nunca em… Read more »

Eduardo

Concordo com o que o RtadeuR disse, o entorno de ilhas britânicas no atlântico incomoda e os EUA não assinaram o tratado CONVEMAR, são grandes ameaças a nossas reservar naturais e não medirão esforços caso a falta do petroleo e demais reservas naturais ameaçarem suas economias e o Brasil atual é um alvo facil pois ainda carece de recursos bélicos. Agora quanto ao caso do Vulcan que invadiu o espaço aéreo do Brasil, no caso ele teve uma pane mecânica e não conseguiu reabastecer em voo no mar, como tinha pouco combustível teve que invadir o espaço aéreo brasileiro que… Read more »

Galileu

Não vou sacanear os Hermanos porque, quem garante que não pode acontecer o mesmo na terra da banana.

Lembrem-se que muitos países não concordam com o limite marítimo que o brasil admite ter

Nick

Se os Ingleses confirmarem a viabilidade comercial dessa descoberta, e o campo for como por exemplo, o TUPI, os argentinos podem dar adeus a qualquer pretensão à aquelas ilhas.

Sobre criticar o reaparelhamento da MB, acredito que ninguém é contra, e sim, dar as garantias da operacionalidade do mesmo.
[]’s

MO

No caso do Vulcan o Eduardo esta certo, o avião realizou uma “arribada” mada a ver conforme vc escreveu “demonstração de pprepotencio ou algo afim

Por sser uma “arribada”, ja muda completamente a situação, comparando a maneira que vc descreveu

Abs
MO

Brandalise

Agora eh que a coisa vai melar de vez. A possibilidade de um conflito no Atlantico Sul se torna real, e nao estamos em condicoes de fazer uma cobertura decente do territorio. Os Ingleses soh pensariam duas vezes se estivessemos voando de Sukhoi, e se nossos pilotos estivessem bem treinados. Com o Rafale dando os “ares da graca”, nada fica muito seguro. Afinal, os Francos sao mais afeitos a manter sua parceria estrategica com os Ingleses do que c/ o Brasil. Nao vai rolar um embargo oficial, mas o F-X2 vai ficar enrolaaaaado… vao faltar peças… apareceram imprevisiveis dificuldades burocraticas…… Read more »

Brandalise

Qnto ao episodio do Vulcan, tb concordo c/ o Eduardo. A aeronave teve problemas de reabastecimento e, por absoluta falta de opcao, teve de pousar no Rio de Janeiro. O Vulcan foi interceptado na costa Brasileira e escoltado por um elemento de F-5. Como armamento, levava apenas um missil anti-radar, que nao pode ser alijado. Esse Vulcan foi minuciosamente examinado, e posteriormente liberado. Mas o missil anti-radar (era um Shrike?) foi formalmente apreendido e ficou por aqui. Ao que eu saiba, essa captura contribuiu em muito para o desenvolvimento do missil anti-radar Brasileiro. Quem se complicou neste episodio foram mesmo… Read more »

Wolfpack

MO, estou falando da área descrita abaixo: “Zona Econômica Exclusiva do Brasil Zona Econômica Exclusiva do Brasil Também chamada de Amazônia azul ou “território” brasileiro marítimo, é uma área de aproximadamente 3,5 milhões de quilômetros quadrados e poderá ser ampliada a 4,4 milhões de quilômetros quadrados em face da reivindicação brasileira perante a Comissão de Limites das Nações Unidas, que propõe prolongar a plataforma continental do Brasil em 900 mil quilômetros quadrados de solo e subsolo marinhos que o país poderá explorar.[1] Possui muitas riquezas de diversos tipos: o petróleo, como o encontrado na Bacia de Campos e no pré-sal… Read more »

MO

Blz Wolf, grato pelo esclarecimewnto sobre a ZEE, mas a minha pergunta não foi essa

o que Forças brasileiras poderam fazer contra exploração de petroleo por outras nações em territorio nao brasileiro (neste contexto)

O mesmo se aplica aos argentinos

Quanto aos navios tanques, eles navegam para la e para ca em qualquer instancia no atlantico sul

Creio ter entendido o que vc quis dizer, mas acho que a forma que se expressou não se aplica no contexto

Abs
MO

Henrique

Esse é o resultado da presepada da Guerra das Malvinas! O regime militar daquele país inventou um conflito para tentar permanecer no poder e deu no que deu.. Após aquele período as instituições econômicas britânicas e americanas literalmente faliram a Argentina a qual até hoje passa por estado de penúria, não tendo praticamente indústria própria e nem forças armadas (viraram milícias). O Brasil que fique atento a estes movimentos pois não temos amigos em lugar algum, principalmente quando se trata de recursos naturais. Já estão dividindo a Amazônia em lotes com suas ditas “nações indígenas” e não custará nada começarem… Read more »

caravlhomtts

Ao pessoal do blog eu já postei uma opinião justamente sobre este assunto,e vou dizer uma coisa o custo de se prospectar petróleo nestas águas é muito caro só par se ter uma ideia esta plataforma de pesquisa e perfuração tem um custo diário de mais de 800 mil dólares isto sem contar com a logística do pessoal,de maquinario,a plataforma da BP que explodiu e afundou no golfo do México tinha um aluguel de 400 mil dólares dia e logistica com custo baixo ,agora imagina nas Falkland uma ilha no meio do nada .
abraço a todos

ditongo

Eu acredito que a Inglaterra não recuará de sua pretenção de explorar petróleo. Nem acredito que a ONU terá poder de impedir a vontade de vossa magestade.
A Argentina apenas vai assistir a extração do óleo e não vai, nem poderá fazer nada, além de perder seu tempo reivindicando uma posição das Nações Unidas.
Quem perde uma guerra inevitavelmente colhe esse tipo de humilhação.

lucas

Suponhamos que essa ilha fosse brasileira, as forças armadas brasileiras da epoca teriam mas chances de vencer o conflito contra a inglaterra ?

Galileu

O jeito é passar pro lado Sueco…..lol

lucas

O brasil deve se alinhar mais fortemente com os brics e a america latina comprando mas deles e vice versa desenvolvendo tecnologia conjunta essa é a melhor saida para o brasil. união europeia e eua querem mais que os pobres se lasquem, para o bem do brasil é importante uma america latina forte tanto economicamente quanto militarmente a argentina ta quebrada o 2° pais mais populoso e com a 2° melhor economia da america latina vem perdendo espaço para o chile.

Mauricio Veiga

Só a diplomacia resolverá o impasse!!! Acredito que uma ação bilateral entre os dois paises com supervisão da ONU será a melhor forma para resolver esta questão, uma vez confirmada a presença de petroleo nas ilhas e a sua viabilidade econômica, Argentina e Inglaterra deveriam dividir custos e benefícios de exploração. Tal ação aproximaria os dois paises e colocaria um ponto final nessa questão ( petróleo ), não acredito que uma ação miliatar de ambas as partes venha a surtir efeitos ou resultados positivos. Brasil e Paraguai já guerrearam no passado, hoje temos a ITAIPU BINACIONAL, simbolo do poder da… Read more »

Patriota

Estes argentinos são ridículos!
Eles mal tem navios patrulha para controlar suas águas territoriais que dirá
para obter respeito dos ingleses , sem falar que o projeto de reequipamento militar deles é medíocre .

E temos que lembrar que o nome do arquipélago é e sempre será Ilhas Falklands

MO

Patriota

Não é bem assim não

E eles tem ainda a Prefectura Naval

Reveja sua avaliação e conceito sobre serviço de patrulha deles

MO

Paulo

Lucas
Isto que você fala, já aconteceu. Logo após nossa Independência os ingleses invadiram o arquipélago de Trindade, que antes era de Portugal e dali em diante, no entender deles, seria terra de ninguém.
Como o Brasil chiou na hora, os ingleses tiveram de devolver o arquipélago.. Foi tudo resolvido na diplomacia.
O problema é que a Argentina esperou uns 200 anos para se mexer. Daí era tarde. E vai ficar pior agora, com os Conservadores assumindo o poder numa composição com os Liberais.
Abraços

Fábio Mayer

Sou pró-Inglaterra nesta questão, mas… …façamos uma reflexão: Se a Argentina ou mesmo o Brasil tivessem mais preocupação com sua colocação estratégica no mundo e com suas estruturas militares, ao invés de fazer populismo barato e destituído de sentido prático como fazem, certamente não seriam desdenhados em questões assim, como está ocorrendo com a Argentina. Os ingleses, hoje, não têm preocupação nenhuma com a Argentina porque ela não oferece-lhes risco algum, é incapaz de manter mesmo um pequeno ataque de aviso sem dar vexame! Tivesse a Argentina FFAA(s) pequenas mas bem equipadas, capazes de causar estragos significativos em qualquer força… Read more »

Edu Nicácio

Acredito que “eles” ainda não se aventuraram por essas bandas porque contamos com o maior parque industrial da América Latina. Entretanto, descobriram um modo muito mais eficiente e barato de manipular mentes e corações em nosso país, tornando o povo “manso”: financiar nossos políticos entreguistas e a elite dominante. Para esses, tudo que é Brasileiro chera a podridão… Bem, que deixem o país e vão viver na Europa!!! Precisamos de brasileiros! Que venham os seis SNBR e os 15 SBR com mísseis de cruzeiro para ontem! Que venham novos mísseis anti-navio, anti-radiação, ar-ar, ar-solo, etc, para já! Que a MB… Read more »

Marcelo

Acho que o caminho para a Argentina é adquirir 2 esq. de Su-30. Se não for possível, tentar os J-10…

Vplemes

Henrique disse:
8 de maio de 2010 às 16:22

Henrique, o que faliu a Argentina não foram as “intituições comerciais inglesas e americanas”. O que faliu a Argentina, foram seus politicos corruptos e populistas. Um dos maiores males de nós latino americanos (detesto esta expressão), é a mania de culpar todo mundo, menos nós mesmos, por nossas mazelas. Somos pobres? Culpa dos gringos. Somos ignorantes e não investimos em educação? Culpa dos gringos. Somos governados por corruptos, e não temos vergonha na cara para nos livrarmos deles? Culpa dos gringos.

Henrique

Caro Vplemes, Certamente a culpa da AL esta sempre em situação de inferioridade econômica, social e militar é por causa de seus políticos “apátridas” e sua população “C-ordeira”. O que quis ressaltar é que no caso da Argentina as questões econcômicas foram amplificadas após a guerra pois as Malvinas se tornaram estratégicas até para acesso à Antartida e para os Ingleses e Americanos tornou-se vantagem manter aquele país enfraquecido econômica e militarmente. Mesmo que venham políticos decentes e competentes para lá a coisa demorará muito para melhorar. Ao contrário do que vc citou não estou culpando os “gringos” por nossos… Read more »

Jorge

Argentina procura recobrar as Malvinas não pela força militar que não tem mas obrigando a gastar aos ingleses dinheiro demais para ficar ali. Para isso é importante que nenhum pais da America do sul venda produtos aos habitantes das Malvinas nem pemita usar aos militares ingleses portos ou aeroportos. Pensem que eles estão ficando cada vez mais fortes no sul e um dia vão precisar mais petróleo e vão olhar para Brasil. Não gostariam de pensar,esse dia, que todos vocês estiveram faciltando as tarefas deles.