C101-f31

Esse era um dos nomes especulados para ornar a popa de uma das nossas fragatas, da hoje conhecida classe “Niterói”.

Assim como aconteceu, anos mais tarde, no início do projeto de construção da classe “Inhaúma”, quando apareceram números como 16 unidades, depois reduzidas para 12 e finalmente 4+1. No caso das “Niterói”, inicialmente havia a possibilidade de serem construídas 10 unidades.

No meio de boatos, especulações e vazamentos para imprensa, em especial a estrangeira, já que na época o interesse aqui pelo assunto era ainda menor do que hoje, também surgiram os nomes prováveis para os navios.

Vamos tirar como exemplo a Warship International, que mostrou em uma de suas edições de 1973 os nomes Isabel e Campista, além de duas unidades a serem construídas no Rio de Janeiro: Liberal e União. Aliás, Liberal era um dos nomes para serem usados nos navios “brasileiros”, mas o governo, segundo contam os mais velhos, achou que não cairia bem, em pleno governo militar, usar o nome, então ele foi colocado num dos navios construídos na Inglaterra.

Edições Anteriores

Na edição de setembro de 1971 da mesma Warship International apareciam: Niterói, Imperatriz, Isabel, Campista, Defensora e Constituição e no armamento apareciam canhões norte-americanos de 5”/54.

Na edição de dezembro de 1971 da mesma Warship International apareciam: Baiana, Campista, Imperatriz, Ipiranga, Isabel e Niterói, citando que no anuário Weyers Flotten Taschenbuch, apareciam como parte do provável armamento 2 canhões Mk-6 de 4.5 pol. e lançadores quádruplos de Sea Cat.

De onde vieram esses nomes

Esses nomes pertenceram a navios dos primórdios da Marinha Imperial, que tiveram destaque na Guerra da Independência e na Campanha do Rio da Plata.

Veja no NGB, aqui no Poder Naval e não nas cópias do Wikipedia:

NOTA DO NGB: obvervar que dois nomes sugeridos (Bahiana e Ipiranga) na época, início dos anos 70, já eram usados por duas Corvetas da classe “Imperial Marinheiro”. Será que elas teriam seus nomes mudados?

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

E por que será que Liberal pegaria mal como nome de uma fragata? Pela conotação sexual ?

País de analfabetos é assim mesmo.

Mauricio R.

“Constituição” tb seria um nominho sinistro, p/ o antigo regime de exceção.
Mas uma pena, faltaram pelo menos + 2, não seriámos tão dependentes de cascos de 2ª mão.

Carlos André

Gostaria de alertar o pessoal do NGB, grande site, para um pequeno erro na página da F Constituição (ex-Isabel). A Isabel homenageada é D. Isabel Maria, filha ilegitima de D. Pedro I com a Marquesa de Santos que nasceu em 1824. Somente teve sua “paternidade” reconhecida em 1826 (e aí a F Amazonas mudou de nome). Ela recebeu o título do Duquesa de Goias, porém nunca foi Princesa nem Condessa D’Eu, que viria a ser a sua sobrinha, Princesa Isabel Cristina (a da abolição). Em 1831, com a abdicação de D. Pedro I e a subida ao poder da “oposição”,… Read more »

MO

Grato pela valiosa correção Carlos Andre

Abs
MO

Edgar

Observar, ao fundo, certa ponte sendo construída. 🙂

MO

a ponte de Woolston ?

MO

Thiago Sexto

Seria a Ponte Rio-Niterói ao fundo?

João Gabriel

Sim, a própria! Meu avô tava lá!

Renato

Eu estava curioso justamente sobre isso, essa foto foi tirada em Southampton?

MO

Um simples exercicio de analise

O Urso foi feito aonde ?, Ela estaria concluída na foto ? o porto do RJ tem cenário assim ?

logo ….

Abs
MO

Edgar

MO, é a Itchen Bridge mesmo, em Woolston.

http://en.wikipedia.org/wiki/Itchen_Bridge

Dá pra ver na comparação da foto daqui do post com a primeira foto da galeria da wikipedia tem um galpão ao fundo.

MO

Realmente Edgar, eh que tinha gente pensando que ali a traz poderia ser Saint John of Merity, ou Belford Purple ou até mesmo Realengo

kkkk
MO

Po os cara num conhecem o proprio pais ….

Renato

Caraca e ela ainda estava em construção, legal…

Alemberg

MO ou JSILVA, gostaria de uma pequena alteração no lema do P-50 NPa Guaratuba, o correto é: “TUBA DO LESTE” ao invés de “GUARDIÃO DOS MARES” inclusive estou com uma camiseta do P-50, irei tirar uma foto e enviar para vcs.

Abraços.

MO

Grato Alemberg

Sendo corrigido !

a foto da camisa seria bem legal adicionarmos a ficha do navio, não como prova, mas sim como ilustrar um souvenir do navio

muito obrigado novamente !

abs
MO

GUPPY

Alguém sabe qual é aquela Fragata que encontra-se atracada no cais, à boreste e encontra-se num estágio mais avançado, pelo menos já possui mastros? O espaço do ‘Ikara’ ajuda a identificar?
Outra: Segundo o texto, a proposta inicial era de 10 Fragatas e no final somente 6 foram construídas. Essas 4 que faltaram, fizeram(ou fazem) muita falta? Será que, caso tivéssemos as 10, teríamos comprado as outras inglesas que vieram mais tarde(Bisísio, Dodsworthy, Greenhou…)
Abraços

GUPPY

Errata:

(Bosísio, Dodsworth, Greenhalgh e Rademaker)

Dalton

Guppy…

acho que vc quis dizer ” espaço para o sonar de profundidade variavel”
que é caracteristica das fragatas antisubmarino, duas das quais foram construidas na Inglaterra, a Niteroi e a Defensora, portanto é uma das duas com certeza que nesta epoca, a foto é de 15/04/76 , a Niteroi já encontrava-se em testes no mar portanto, meu palpite é que a fragata atracada é a Defensora

abraços

GUPPY

Ok Dalton. Mais uma vez muito obrigado.

Abraços