Cheonan

vinheta-clipping-navalWASHINGTON – Caberá à Coreia do Sul decidir como reagir ao naufrágio de uma embarcação sua, atribuído à Coreia do Norte, disse nesta quinta-feira o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates.

Ele negou, no entanto, que os EUA estejam sem condições de reagir militarmente a uma agressão norte-coreana, por estarem com suas Forças Armadas sobrecarregadas no Iraque e no Afeganistão.

“Se houvesse um problema na Coreia, nossos principais braços seriam a Marinha e a Força Aérea, que não estão tão sobrecarregadas quanto nossas forças terrestres”, disse Gates a jornalistas no Pentágono, acrescentando que os EUA estão em consultas com Seul.

“Mas, novamente, o importante é lembrar que foi um ataque contra um navio sul-coreano. E os sul-coreanos precisam estar na liderança em termos de propor caminhos.”

A Coreia do Sul anunciou oficialmente nesta quinta-feira os resultados da investigação sobre o naufrágio da sua corveta Cheonan, em março, que matou 46 marinheiros. Os sul-coreanos disseram que o regime comunista vizinho torpedeou o seu navio, e que por isso Seul tomaria medidas “firmes.”

A Coreia do Norte disse estar pronta para uma guerra se o Sul ou seus aliados impuserem sanções, mas o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior dos EUA, disse que não há motivo para colocar de prontidão os cerca de 28 mil soldados norte-americanos estacionados na Coreia do Sul.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra e mantêm mais de 1 milhão de soldados perto de suas fronteiras.

FONTE: Reuters, via G1

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre

Não vai é acontecer nada. Se tiver sanções, só se quiserem deixar os norte-coreanos sem respirar, pois já tem sanção pra tudo. Retaliação militar? Os sul-coreanos são uns borra botas, estão com medo do mini ditador de araque. Essa novela já é antiga e nunca acaba. Os norte-coreanos poderia afundar todos os navios da marinha do sul, que não iria acontecer nada. Abraço.

Adrik

Como diria o Capitão Nascimento: Coronel, isso vai dar M****!

Dell72

Afeganistão, Iraque anda não resolvidos, Potencialmente Irã, mais Corea agora
até onde vai o folego e o apetite …

Alex Nogueira

Só 28 mil soldados americanos estacionados na Coréia do Sul?! é a mesma quantidade de haitantes da minha cidade :S

Alex Nogueira

*habitantes.

ditongo

Quando a Corréia do Sul abril fogo contra um navio Norte Coreano deixando-o em chamas não houve a menor pressão das autarquias. Agora que tá quase provado o abate da Corveta por torpedo do Norte, a pressão é geral da ONU, OTAN, etc. É como se só os amigos do ocidente tivessem alma. “Guerra é guerra” e quem pensa que os possuidores de tecnologia moderna estão salvos de derramar sangue estão muito enganados. Nem os mais fracos podem ser subestimados. Cadê a tecnologia de detecção da corveta sul coreana, que sequer presentiu o disparo do torpedo. Patético! As táticas militares… Read more »

Vader

ditongo disse:
21 de maio de 2010 às 10:40

Caro Ditongo, a CN tem a bomba e tem míssil cruzeiro e balístico, mas não tem como colocar uma ogiva nuclear neles. Ainda.

Sds.

Ricardo

Sabe o que a Coreia do Sul vai fazer?

Ai vai a resposta, Como sempre nada pq tem medo não aguenta uma ofensina norte coreana até mesmo com a ajuda do Tio Sam.

Antonio M

A Coréia do Sul vai precisar rever seus procedimentos pois ser atingido sem ter ao menos detectado algo é muito estranho.

A Coréia do Sul assumiu o ataque pelo que sei quando o fez. Por que a CN não assume agora? Ou pelo menos oficializa uma versão? Quem está com medo?

ditongo

Saber todo mundo sabe,
mas ter a certeza, ou a tática é mais dificil.

Invincible

Olha… As duas Coreia ainda estão em guerra… Se os Sul Coreanos levaram uma bufa é porque comeram bola… No mínimo acharam que estavam de bobeira… Esse navio não estava acima do paralelo 38?

Porque se estava aí foi merecido… se não estava tem que ficar esperto e caçar esses submarinos pq eles continuam navegando impunes.

Agora guerra mesmo não sai…

M1

Pelo que eu entendi, O navio da Coréia do Sul disparou contra alguns pássaros, pois eles confudiram passaros com aviões inimigos. A Coréia do Norte pensou que os disparos eram contra eles e mandou um torpedo contra o navio da Coréia do Sul que acabou indo à pique. E os caras da Coréia do Sul nem sabia o que tinha acontecido, tiveram que investigar. Ehhhhhhh… eles estão muito preparados mesmo pra enfrentar os norte coreanos… huaahuha Imagina, disparando contra pássaros, sendo torpedeados por mini subs e o pior de tudo, nem detectaram o torpedo e ainda foram verificar se a… Read more »

Excel

Eis aqui algumas medidas já tomas pela Coreia do Sul: Aumento de verba das forças armadas em 3,5% e suspensão quase total de envio de recursos financeiros para o norte e de comércio.
Parece que ainda mais está para vir, mas ser for será tudo no campo da diplomacia.
Com o aumento da verba vão adquirir novos equipamentos como sonares e estão revendo plano de investimentos e de pesquisa do setor de defesa.
Há males que vem pra bem.

M1

Na boa… desse jeito a Coréia do Sul tem mais é que se Fo…. mesmo….

Highor

Vou impor palavras sábias agora.

– COOOOOOOOOOOOOORREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE NEGAAAAAAAAAAAAAADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

kkk´k

Ricardo

Qualquer coisa chama o Lula ele resolve…..kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alex Nogueira

E como sempre a Coréia do Sul vai comprar equipamentos de quem? Alguém advinha quem vai fornecer equipamentos militares para a Coréia do Sul? hã? quem?

Quem sai no lucro?

Muito estranho, mirabolante, mas acho que o inimigo verdadeiro das duas Coréias está acupando uma area de 750 hectares dentro da Coréia do Sul, e como dito, mantém 28 mil homens lá……. seria conveniente apurar o que 28 mil homens fazem para passar o dia lá……

Ricardo

Cabei de ler uma noticia no Globo que a Coreia do Sul que não irá colocar sanções militares contra a Coreia do Norte e foi chorar para a Titia Clinton.
E a Coreia do Norte disse que isso é provoção americana que está levando as duas Coreias para a Guerra.

No Caso de agreção contra a Coreia do Norte eles vão responder contra o Sul.

saboia

cada dia que passa os americanos se f…… mais…
sabe o que vai acontecer?! nada! pois os sul-cereanos estão c…….. de medo, ninguem sabe o que os esperam no norte, CN e o regime mais fechado do mundo…
a CN deve ter uma carta na manga pois não atacaria o sul sem ter como se defender?! ou são forte demais ou louco demais…
kkkk
Brasil sempre na linha da agua

Saboia, peço a gentileza de nos próximos comentários evitar de usar palavrões.
Grato.
Wiltgen

Vader

A pior coisa que poderia fazer a CS seria declarar guerra à Coréia Vermelhuxa: esse regime está para cair de podre, nem a China mais o apóia plenamente, o povo está morrendo de fome nas ruas e o baixinho piolhento já está nas últimas de “caranguejo”… Morrendo ele, ou entra samicas alguém com um pouquinho mais de cérebro ou o país se esfacela em Guerra Civil e à CS bastará atravessar a fronteira… De qualquer maneira basta esperar: a pressa é todinha dos comunas… Agora, a CS tem que se proteger melhor. Pois é inadmissível perder um navio nestas condições… Read more »

Carlos Ivan

Afundar uma corveta eles conseguiram, mas eu queria ver CN torpedear uma hiper-mega-f…KDX II…

MO

“Naquelas condições, no mesmo local” até um Chungmugong Yi Sun-sin iria pro saco

Em tempo phodão mesmo é o Samjong the Great !!!!!!

Whats is KDX ???? algum navio eXperimental ?

MO

Galileu

Posso estar viajando na maionese, mas não acho que a China vai manter a C do Norte num possível combate, e também acho que a C. do Sul vai pra Guerra, Vai cair no esquecimento…

Galileu

Ditongo
Fiz essa mesma pergunta e o Galante disse que, o local onde foi disparado o torpedo, atrapalhou a detecção da corveta

apophis

vem ai um grande confronto!!!!!!!!!!!!

Aldo Ghisolfi

Vamos mandar o Lula p’rá eles.

ditongo

Galileu eu tambem acredito que o lugar anulou a detecção pela Corveta 772.

É por isso que acho importante.
Uma tática de combate bem aplicada pode valer por muitas armas sofisticadas.

Aldo Ghisolfi

KDX = Korean Destroyer eXperimental

saboia

oh grande moderador que tudo ve, me desculpe pelos palavrões…
não vi o item 2

Tito

A classe “Chungmugong Yi Sunshin” de destróieres da Coréia do Sul são navios de múltiplo emprego. O navio líder da classe, o ROKS Chungmugong Yi Sunshin, foi lançado em maio de 2002 e comissionado em dezembro de 2003. Esses navios pertencem ao programa KDX-II de construção naval da Marinha da Coréia do Sul, para tornar-se uma “marinha de águas azuis”.

Fonte: Poder Naval

Ou seje, não ecxiste KDX-II e sim Chungmugong Yi Sunshin (certei mestre MO?) 🙂

MO

Oi Aldo, brigado cara mas vc não entendeu minha ironia o que da classe Chungmugong Yi Sun-sin ainda é Experimental ????? é igual ali, no tal de aereo, faz 356 anos que um tal de aMX virou A1 e tem gente que perpetua a ideia … O nome é punk, eh, eh dificil de pronunciar, é, eh nome de um bairro de Rio Branco, AC, é .. mas tem gente que qdo vc escreve isso acha (alias nem acha) fala que porra eh essa ? Para evitar isso e nao so por isso, mesmo pq o nome eh Chungmugong Yi… Read more »

Tito

Saco, de volta aos livros. 😉
Quanto ao Mestre, sim o Dalton é o F..ão, mas tu conhece muito também, nem se compara a um inhorante como eu, mas um dia eu chego lá.

Luizx

Extra! Extra! Inicia-se a 2ª Guerra das Coréias!!

floresteiro

Vai dar nada, felizmente.

GUPPY

É provável que saiam mais algumas sanções econômicas. O objetivo agora é apressar a queda do regime do norte. Um isolacionamento maior pode fazer a Coréia do Norte entrar em caos e proporcionar a chegada de uma nova democracia. Confronto armado não é o melhor remédio.
Abs

Galileu

hahahahaha

Manda o Molusco pra eles

Calma ae companhero, to muito requisitado, fala pro companhero Garcia marca, que quando dé eu apareço!

Vitor

Ja passou da hora de aniquilar esse ditador fila da mae da Corea do Norte. Enquanto eles e os filhos ficam na boa vida (Os filhos viajam para europa escondidos) a população sofre. Como sempre quem sofre nessas ditaduras é a população.

RL

Primeiro – Não existem duas coreias, do norte e do sul. Existe uma Coreia. Na minha opinião, os “fracos” e influenciáveis coreanos deveriam parar e pensar que eles se matam entre si pelo fato de os “ridículos” russos e os “prepotentes” americanos terem criado isso tudo por uma ideologia sem pé nem cabeça. Deveriam derrubar essa porcaria desse muro e se tornarem no que de fato são. Coréia. Agora uma coisa seja dita. Gato que enfia o nariz no buraco errado acaba levando a pior. Os EUA estão se tornando o que todo grande império se tornou um dia. Prepotentes… Read more »

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

RL disse: 21 de maio de 2010 às 21:42 Primeiro – Não existem duas coreias, do norte e do sul. Existe uma Coreia. Errado, na ONU tem uma cadeirinha pra cada um, bem bonitinho e separadinho. Na minha opinião, os “fracos” e influenciáveis coreanos deveriam parar e pensar que eles se matam entre si pelo fato de os “ridículos” russos e os “prepotentes” americanos terem criado isso tudo por uma ideologia sem pé nem cabeça. Qual “ideologia”? Comunismo? Capitalismo? Capitalismo é ideologia ou sistema econômico? Oh céus, fiquei confuso… Deveriam derrubar essa porcaria desse muro e se tornarem no que… Read more »

Callia

Coreia do Sul em conflito = America em Conflito. Tio Sam não mandou o capacho não faz , tio sam está ocupado com seus proprios massacres agora.

“E os yankes com seus tanques tem bem mais o que fazer , e proibem os soldados aliado de beber” Chico Buarque.

PAra os Sul Coreanos fica a frase: Perdeu Pray-Boy.

Alexandre GRS

Prezados,

Um dúvida, até porque não acompanhei esse caso de perto em detrimento á crise no Irão, o referido vaso de combate Sul Coreano, encontrava-se em águas jurisdicionais Norte Coreanas? ou seja acima do paralelo 38?

Sds.

Henrique

Em outro post vi críticas às “soluções” de nossa marinha em instalar ar-condicionados convencionais (splits) em alguns navios… vcs repararam quantos tem nesse navio da foto …
No caso das Coreias, enquanto houver os EUA com suas tropas no meio dos dois territórios e a China insulflando no outro canto … nunca haverá a paz…
Abraços.

MO

China ????

e desde quando os chinelicos vão querer perder seu maior pareceiro comercial .. se duvidar eles mesmos dão um pedala robinho no Kim (g) Dae Julien, ops, digo Kim Jong Il

MO

bulldog

Olha..acho que a China daria suporte “clandestinamente” para a CN em caso de conflito armado (pq em guerra eles ainda estão). Seria inadmissível para a China ter 28 mil soldados americanos na sua fronteira. A CN se tornou uma espécie de “campo minado” entre os EUA (CS) e a China.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

bulldog disse:
23 de maio de 2010 às 20:03

Olha..acho que a China daria suporte “clandestinamente” para a CN em caso de conflito armado (pq em guerra eles ainda estão). Seria inadmissível para a China ter 28 mil soldados americanos na sua fronteira.

Sr. bulldog, avise aos chineses que existem soldados americanos no Paquistão e Afeganistão, pois caso o senhor não saiba(deve ser o caso) estes países fazem fronteira com a China,

bulldog

Me parece que os soldados no Afeganistão e Paquistão, caso o sr. não saiba, são de uma coalizão liderada pela OTAN. E não estão estacionados. Não estão lá para fazer a diplomacia da pressão.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

bulldog disse: 23 de maio de 2010 às 20:17 Me parece que os soldados no Afeganistão e Paquistão, caso o sr. não saiba, são de uma coalizão liderada pela OTAN. E não estão estacionados. Não estão lá para fazer a diplomacia da pressão. Caso o senhor não saiba, a maioria esmagadora é composta por americanos, que não deixam de ser americanos por estarem servido a NATO. Alem de superarem em muito os 28 mil estacionados na Coreia. Seria inadmissível para a China ter 28 mil soldados americanos na sua fronteira. É mais facil retrucar ad infinitum que admitir que falou… Read more »

Wagner

Trata-se, na verdade, de um complô do líder Kim para fazer a todos adotarem seu visual de cabelo espetado !! 🙂 Também é um complô da própria CIA. Ela mandou explodir a Cheonan para ter o pretexto para provocar a Coréia do Norte e desestabilizar o regime. Vindo da Cia e dos falcões de Washington eu não duvido de nada… Não obstantem o regime norte coreano por si só está podre e vai acabar afundando sozinho. Eles ainda não se deram conta de como plantar e distribuir arroz, depois de 50 anos de comunismo agrário… eu ainda não entendo como… Read more »