Visita do comandante do submarino nuclear USS ‘Memphis’

17

Contra-Almirante Celso Luiz Nazareth oferece o brasão da Força de Submarinos ao Comandante do Submarino nuclear USS “Memphis”

O Comandante da Força de Submarinos, Contra-Almirante Celso Luiz Nazareth, recebeu, no dia 25 de maio, a visita do Comandante do Submarino nuclear USS “Memphis”, o Capitão-de-Fragata Charles H. Maher, da Marinha dos Estados Unidos da América. Durante a semana, os Submarinos “Memphis” e “Tamoio” (S31) farão exercícios variados ao longo da costa do Estado do Rio de Janeiro, para aprimorar o adestramento de ambas as Marinhas.

A confraternização entre as tripulações do USS “Memphis” e do Submarino “Timbira”(S32), no Centro de Convívio da Base “Almirante Castro e Silva” (BACS), fez parte da programação da visita.

O USS “Memphis” (SSN-691) é um submarino da Classe Los Angeles, sendo o sexto navio americano a utilizar esse nome. Foi construído em Newport, na Virginia, e comissionado em 17 de dezembro de 1977. Sua propulsão utiliza duas turbinas de 35.000hp e um motor auxiliar de 352 hp, o que permite desenvolver 15 nós de velocidade na superfície e 35 nós submerso.

Comandantes dos Submarinos “Memphis” e “Timbira” se confraternizam, junto com suas tripulações, na BACS

FONTE: Marinha do Brasil

VEJA TAMBÉM:


Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MatheusTS

SUB nuclear é fod…. puxa 35 nós embaixo da agua realmente é um caça navio nenhum navio foge disso ae

Bronco

MatheusTS, A maior arma do submarino é sua furtividade. Outra característica do sub, é que ele é uma arma tática. O sucesso ou insucesso de cada missão de combate num submarino depende muito da habilidade de posicioná-lo no campo de batalha sem que para isso você precise revelar sua posição. Lembre que a 35 nós debaixo d´agua o submarino faz bastante barulho; seus hélices geram turbilhonamento característico e facilmente detectável; dependento da profundidade, a esteira pode ser vista por um helicóptero. Ele se transforma, portanto, num alvo em potencial. A velocidade máxima provavelmente seria usada apenas para acompanhamento de um… Read more »

Dalton

além do mais…quanto maior a velocidade mais combustivel nuclear é gasto o que pode abreviar a vida de um submarino que foi projetado
para durar cerca de 30 anos e que não são facilmente substituiveis devido ao alto preço.

MatheusTS

queria saber porque navios não lancam torpedos tambem….
e porque submarinos não lançam torpedos por trais porque quando falha a manobra ou erram o torpedo a manobra mais evasiva e passar por baixo do navio não é?

fullcrum

Eles se adestram no enfrentamento contra sub convencional, pois tecnologia eles tem de sobra, o que me preocupa é se o tipo de aprendizado que teremos compensa aquilo que transmitimos…

AQUINO CORREIA JAPIASSÚ

BOA NOITE PESSOAL. A QUESTÃO DO EMPREGO DE SUBS EM TEATRO DE COMBATE É ANTIGA, CONTUDO OS ALEMÃES FORAM OS QUE MAIS EVOLUÍRAM NESSA TÁTICA. SE A ALEMANHA SE COORDENASSE MELHOR COM O JAPÃO, SERIA UMA FORÇA INBATÍVEL.

NOTA DOS EDITORES:
AQUINO, SOLICITAMOS NÃO ESCREVER TODO O COMENTÁRIO EM MAIÚSCULAS, PORQUE ISSO PREJUDICA A LEITURA E PARECE QUE ESTÁ GRITANDO COM OS DEMAIS LEITORES.

GUPPY

Matheus TS O submarino que eu servi era equipado com tubos de torpedotanto na proa como na popa. O primeiro compartimento(sentido proa-popa) chamava-se Torpedos à Vante e o último, Torpedos à Ré. O meu beliche ficava neste último. Isso lá em 1977/1978. Quanto a passar por baixo do navio como medida evasiva, não creio que seja a mais segura. Particularmente acho ima tática bastante arriscada. Hoje em dia, sem chances. Conheço histórias, na Segunda Guerra Mundial que essa manobra foi utilizada com sucesso, como por exemplo, o submarino japonês I-168 comandado pelo Capitão-de-Corveta Tanabe que, em Midway, logo após torpedear… Read more »

MO

Matheust

Não entendi, o que vc quis dizer com “navios tbm não lançam torpedos ?

Se vc se referiu a NÃO existir equipamentos torpedicos ASW nos navios, praticamente todos navios de superfice de escolta possuem tubos LTT

Ná época até pouco mais da IIGM eles eram todos AsupW, no periodo da gueera fria viraram todos ASW

Se a duvida for acima, por exemplo, todos nos escoltas, por exemplo, possuem TLT

Se foi isso, é isso
MO

Quanto a manobras evasivas de S nos tempos atuais, existem, por exemplo, os despistadores de T´s e manobras em sí, melhor um submarinista faalr

Bronco

Só uma pergunta: dessa vez o podernaval terá acesso à informaçãos sobre as “kills” do Tamoio?

Digo, como quando da passagem do USS Carl Vinson pelo Brasil.

Sei que naquela vez havia alguém embarcado, desta vez certamente não haverá. Mas estou extremamente curioso para saber como um convencional pode se sair contra um nuclear em combate.

corsario01

Bronco eu posso te garantir que um Nuke americano, recheado de sensores num sub x sub contra um convencional, sempre levará a melhor.
Ele possui mais sensores e isso em guerra submarina é vital.
Acho que te respondi.

MatheusTS

vlw por tirarem minha duvida.

Bronco

Corsário,

Sim, imagino que virtualmente seria uma lavada. Mas talvez o placar surpreenda e é exatamente por isso que gostaria de saber se o blog terá acesso a este tipo de informação.

É mais uma questão de curiosidade do que de comparação de plataformas.

Lembro que os Tupi já se mostraram letais em diversos cenários contra ameaças assimétricas. Essa seria uma ótima oportunidade de avaliar o desempenho da plataforma contra outra infinitamente superior.

Se o placar for surpreendente, a diferença estará, como sempre, no profissionalismo e no aprestamento das tripulações.

É só curiosidade mesmo.

Dalton

Há uma tendencia em sobrevalorizar a campanha submarina alemã,
afinal já em 1943 a batalha do Atlantico estava perdida porém pouco se fala na campanha submarina americana no Pacifico.

Pouco mais da metade de todos os navios mercantes e de guerra japoneses foram afundados pelos submarinos americanos, isto levando-se em conta que o submarino não era uma prioridade para a marinha americana e as inumeras falhas tecnicas e administrativas dos primeiros dois anos, caso contrario a carnificina teria sido ainda maior.

GUPPY

AQUINO CORREIA JAPIASSÚ: Não considero que os submarinos japoneses foram muito eficientes. Ao contrário, salvo em alguns momentos, foram um fiasco. Quanto aos alemães, tudo bem, apesar da supervalorização que o Dalton mencionou ser procedente. Os japas, se tivessem sido melhor utilizados até poderiam ter feito um estrago grande, como por exemplo se tivessem à postos próximo ao Hawaí um dia antes de quando tomaram posição porque teriam provavelmente detectado e até atacado uma Força-Tarefa americana nucleada por Porta-Aviões rumando para Midway. Antes, no ataque a Pearl Harbor, eles vieram com cinco mini-submarinos que falharam completamente mesmo já dentro da… Read more »

Leonardo

Aos caros colegas pergunto: é mesmo muito difícil um sub-convencional obter uma vitória sobre um sub-nuclear?

É obvio que hoje os inimigos são outros e não mais somente a marinha russa, por isso os americanos tem procurado treinar bastante contra as marinhas que possuem estes meios.

É verdade mesmo quando dizem que os convencionais conseguem ser mais silenciosos que os sub-nucleares?

Um abraço a todos.

marcelo tadeu

Caramba!!! Trabalho de frente para a Baía da Guanabara e não vi este bichão entrar nem sair!!! Isto é que é furtividade!!!