protestos de ativistas palestinos

vinheta-clipping-navalSoldados israelenses abriram fogo na madrugada desta segunda-feira (7) contra um barco palestino na costa de Gaza. Quatro pessoas morreram e outras duas estariam desaparecidas, de acordo com médicos palestinos ouvidos pelo “New York Times”. As Forças Armadas de Israel disseram que o barco levava militantes armados, em roupas de mergulho, que se preparavam para atacar o país.

Segundo testemunhas, o barco no qual se encontravam os ativistas foi atacado por lanchas motorizadas e helicópteros israelenses no litoral palestino, à altura do campo de refugiados de Nuseirat, ao sul da cidade de Gaza. Duas horas depois, foram resgatados os corpos de quatro pessoas usando traje de mergulho. Os mortos tinham 34, 25, 21 e 20 anos, segundo uma fonte hospitalar.

Um porta-voz do exército israelense confirmou que uma patrulha da marinha avistou uma embarcação com um grupo a bordo a caminho de realizar um ataque terrorista, sem dar maiores detalhes.

Um chefe das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, um grupo armado vinculado ao Fatah, o partido do presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, afirmou que os quatro mortos eram ativistas do grupo, mas afirmou que se tratava de um treinamento e não de uma operação.

Os ataques de hoje ocorrem exatamente uma semana depois de as Forças Armadas do país atacarem uma frota humanitária no litoral de Gaza, que resultou em nove passageiros mortos. O embaixador de Israel nos Estados Unidos, Michael Oren, disse ontem que o país rejeita a proposta de um inquérito internacional sobre a operação da semana passada.

A proposta de uma investigação envolvendo outros países foi discutida em um telefonema na manhã de ontem entre o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o primeiro-ministro de Israel, Binyamyn Netanyahu.

Também ontem foram deportados de Israel sete dos 11 ativistas que chegaram ao país no sábado para tentar embarcar um carregamento de ajuda humanitária à Faixa de Gaza – cuja região é mantida sob embargo pelos israelenses. Em 2007, o governo de Israel estabeleceu o bloqueio ao território palestino depois de o grupo Hamas ter assumido a região.

Irã enviará barcos

A Crescente Vermelha iraniana enviará três barcos, dois deles antes do final da semana, e um avião de ajuda humanitária a Gaza, anunciou o diretor desta organização de caridade à televisão estatal.

“Estamos alugando dois barcos, um que transportará 70 trabalhadores humanitários, enfermeiros e médicos, e outro com medicamentos e alimentos para a população de Gaza”, declarou o diretor internacional da Crescente Vermelha, Abdolrauf Adibzadeh, à TV estatal iraniana.

A Crescente Vermelha iraniana também vai enviar um avião carregado com 30 toneladas de ajuda humanitária a Gaza através do Egito.

FONTE/FOTO: UOL notícias/EFE

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Vejam só como certas coisas são propositadamente distorcidas pela imprensa internacional: “Ativistas” das Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, fazendo um mero “treinamento”… E na mesma notícia, como se fossem situações idênticas, lembra-se do ataque contra a flotilha filo-terrorista da semana passada… Ou seja: a nota passa uma régua e chama todo mundo de “ativista” quando na verdade esse ataque foi nomeadamente contra “terroristas”, no mínimo (a se dar crédito ao representante das tais “Brigadas”) em TREINAMENTO MILITAR! Seria de causar riso, se não fosse sério. O episódio demonstra muito bem a qualidade e a credibilidade da campanha internacional anti-Israel…… Read more »

Vader

Do Blog do Reinaldo Azevedo, texto bastante a propósito, mas só para quem não é “iniciado” nos ideais totalitários dos comunas: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-homens-bomba-de-agora-tem-aquele-ar-superior-do-pacifismo/ “OS HOMENS-BOMBA DE AGORA TÊM AQUELE AR SUPERIOR DO PACIFISMO segunda-feira, 7 de junho de 2010 | 13:38 Estão brincando com o perigo e dando piscadelas para o inferno. Soldados israelenses mataram quatro militantes do braço militar da Fatah, corrente palestina que governa a Cisjordânia, que estavam em um barco nas costas de Gaza, em águas territoriais israelenses. O que faziam ali? Vai ver planejavam alguma oração em defesa da paz. É o que costumam fazer as pessoas… Read more »

Tito

Pois é, são todos uns santos, estavam em aguas Israelicas só “fazenu treinim”.

Quanto a nossa imagem no exterior, nunca antes na historia deste país…

http://www.youtube.com/watch?v=qp8pMmkHqU8&feature=player_embedded

Abs