charles-de-gaulle-6.jpg

O NAe francês movido à propulsão nuclear Charles de Gaulle, terminou seu reequipamento e atualização em 1o. de dezembro de 2008. A contratada principal DCNS realizou o projeto em 15 meses, dentro do prazo estabelecido.
O principal objetivo foi reabilitar o navio e seus sistemas, realizar a revisão e o reabastecimento dos dois reatores nucleares, modernizar os sistemas de comando, controle e comunicações, e fazer modificações para acomodar novos sistemas de armamento, previstos para serem introduzidos em 2009, incluindo as aeronaves de combate Rafale F3, mísseis ASMP-A e Scalp Naval.
Os trabalhos no CDG custaram 300 milhões de euros, empregaram 2,5 milhões de homens/hora, aplicaram 40 toneladas de tinta e instalaram 80km de cabos elétricos.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Augusto

É, com certeza eles levam os cronogramas militares bem a sério, com recursos, a historia é outra!

Raphael

“reabastecimento dos dois reatores nucleares”

Jah????

airacobra

eles tão se dando tão bem com NAe nuclear que o proximo a ser construido vai ser convencional(caldeira)

JSilva

Tem que ver quando os reatores foram colocados para funcionar.

Wilson Johann

Pessoal, mudando um pouce de assunto: Aquele negócio dos mísseis MAR-1, vejam só, eu pensava que a oposição à venda viria de outros países, EUA, Inglaterra, Italia, Espanha, ou qualquer outro, mas não. Temos inimigos em nossa trincheira, um deles é esse tal de Janio de Freitas. Vejam o que este abestalhado publicou na Folha de São Paulo (transcrito abaixo – Saiu no Defesanet). Assim não dá, pô! Esse cara devia ir morar na Bolívia. Folha de São Paulo Mectron Mísseis MAR-1 Às armas Lula e o governo entregam-se a uma mentalidade belicista, de concepções apanhadas na matriz norte-americana Janio… Read more »

Fábio Max

Jânio de Freitas simplesmente não entende o mundo em que vivemos…

João-Curitiba

Antes de qualquer coisa, é necessário saber a serviço de quem este senhor escreve. Ou motivado sob quais fatos passados ele formula suas idéias. Somente depois é que poderemos avaliar com exatidão o real sentido de suas palavras. Mas ele tocou num ponto que até hoje não tinha sido tocado: “E há ainda um Plano Nacional de Defesa, de apresentação prometida desde o ano passado. E cuja exposição na Presidência suscitou tamanho susto, que retornou ao chamado “gabinete filosófico”, ou “pentagoninho” , para modificar certos tons e calibres.” Se foi isso mesmo, então o Lula não estaria enrolando, mas sim… Read more »

André

Quem é Janio de Freitas???

Tiago Jeronimo

Um jornalista que vai publicar uma matéria e nem pesquisa direito paa não comenter o ridiculo de dizer “Foguetes Especiais” não deve ser levado a sério.

Hornet

É, amigos…não vai ser fácil convencer os formadores de opinião deste país que precisamos de Defesa, e que pra isso precisamos fortalecer nossa indústria bélica, e que pra isso teremos que exportar armamentos… Não vai ser fácil, podem acreditar. Na hora de “proteger” o pré-sal (ou seja lá o que for) e de colocar o exército pra proteger a população do Rio de Janeiro a imprensa vai cobrar e cobra: cadê as FAs? Mas na hora que vendemos uns “foguetinhos especiais” (gostei dessa! hehehe) pra outro país, então somos pior que o cocô do cavalo do bandido…vai ser dura essa… Read more »

Voluntário da pátria

Mas claro que os piores “oposistores” são internos. Não demorou nadinha para os mesmos esquerdóides pseudo-pacifistas, os mesmos que comemoraram o fim da industria bélica 80′, começarem a boicotar.

Mahan

É um velho que ainda quer o mundo do jeitinho que ele idealizou quando “novinho”, lá nos anos 40 e 50 do século passado, um “Bandunguiano” preocupado com a contaminação do “belicismo Americano” nos “puros terceiro-mundistas” como o Brasil.

João-Curitiba

Jânio de Freitas é um jornalista que escreve na Folha de São Paulo. Ele segue o lema: “Hay gobierno? Soy contra”. E para ele todos os males do mundo emanam do Grande Satã (EUA).

Hornet

Amigo Voluntário da pátria, A Folha de São Paulo pode ser chamada de tudo, menos de “esquerda”…é a velha direita de sempre, defendendo seus velhos interesses de sempre, mudando tudo para tudo continuar do mesmo jeito…é o velho jornal de sempre defendendo os interesses da velha direita paulista de sempre… Nâo tem nada de esquerda nesse comentário do Janio de Freitas. Não existe relação nenhuma entre a Folha e qualquer pensamento ou ação que se possa chamar minimamente, ou vagamente, de esquerda. Até porque, historicamente, quem sempre teve um projeto de nação Independente para o Brasil ou foi a esquerda… Read more »

Hornet

Amigo João-Curitiba, acho que nem isso, ao menos na primeira parte. Se fosse isso, ele seria um anarquista, coisa que ele não é também e está longe de ser. Já quanto a segunda parte de seu comentário, acho que é por ali…o Janio tem um certo problema sexual com os EUA…não consegue analisar os EUA como um país complexo e contraditório (como todo país, diga-se), ele sempre escreve como se os EUA fosse uma coisa só. Como se Micheal Jackson e Louis Armstrong fossem uma coisa só…só porque ambos nasceram nos EUA. Isso na minha praia chama-se preconceito e pensamento… Read more »

rodrigo rauta

Perfeito Hornet!!!
Foi cirurgico no seu comentario!!!
Mas que esse Jânio de Freitas é um maneh isso com certeza!

TAER

Esse senhor não passa de um imbecil!
Sds.

João

Futuro NAe Rio Grande do Sul (A-13) hehehehehehehehehe.

Abraços

João-Curitiba

O míssil MAR-1, o “pomo da discórdia”, é anti-radiação como afirmou o ministro Jobim?

Hornet

hehehe…ele serve pra quando tiver algum vazamento nuclear…vc lança o míssil e ele acaba com a radiação…deve ser isso….hehehe

João-Curitiba

Hornet, boa essa.
Na verdade o ministro não usou este termo. Disse apenas que era anti-radar. Mas eu desconheço que a gente já detenha esta tecnologia. Alguém saberia dizer?

Hornet

hehehe…foi só pra zuar…

Hornet

João-Curitiba,

descobri quem tem essa tecnologia: a Eliane Castanhede da Folha de São Paulo…E pelo visto ela desenvolveu este míssil em parceria com Iuri Dantas, da sucursal de Brasília, e com Igor Gielow, secretário de redação da sucursal de Brasília…rs.

Pelo visto o míssil é anti-radiação mesmo, última palavra em meios de descontaminação nuclear e demais acidentes atômicos…rs.rs.rs.

http://democraciapolitica.blogspot.com/2008/12/brasil-vende-100-msseis-anti-radiao.html

um forte abraço

João-Curitiba

Hornet Pelo que está falado na notícia, parece que é anti-radiação mesmo. Pelo menos dão detalhes como a antena, o boicote dos EUA, etc… Quero acreditar que sim. Isto daria um salto tecnológico de qualidade nas nossas FAs, principalmente no quesito ataque aéreo ao solo. Só não entendi como ele faria o monitoramente das emissões e só atacaria se assim fosse decidido. Caso contrário ele volta pro pilone sub-alar? Eh eh eh. Acho que o que o ministro quis dizer é que um avião de sensoreamento remoto identifica a emissão das ondas e se for necessário, o equipamento emissor pode… Read more »

Hornet

amigo João-Curitiba,

hehehe…é que nosso MAR-1 é um missil polivalente…lava, passa, cozinha, volta ao pilone sub-alar caso necessário…hehehe

E ainda destrói a radiação…(mas deixa a fonte da radiação intacta, no caso o radar de SAM)….hehehe

Essas notícias de jornais a gente tem sempre que filtrar e tentar entender o que eles estão querendo informar…a gente tem que adivinhar…pois missil anti-radar vira missil anti-radiação, aviões embarcados viram submarinos alados e por aí vai…hehehe

um forte abraço

João-Curitiba

Caro Hornet

Pelo que eu sei, míssil anti-radiação é o mesmo que anti-radar. Ele segue o feixe de ondas do radar até destruí-lo. Por isso mesmo que os modernos diretores de tiro mudasm constantemente a frequência, para que o míssil não possa se guiar até eles.
Mas se houver diferença, então estou desatualizado.

Abraços

Hornet

Bom João-Curitiba, agora vc me deixou em dúvida…vou dar uma pesquisada pra ver se existe diferença ou se é a mesma coisa…

um forte abraço

Hornet

Amigo João-Curitiba, acho que vc está certo (e a notícia do jornal também)…Parece que a FAB usa as duas denominação para o mesmo míssil: http://freepages.military.rootsweb.ancestry.com/~otranto/fab/misseis_mar.htm Me desculpa pela confusão. Entretanto, e sem querer criar mais confusão com isso, acho essa denominação “anti-radiação” um tanto contra imprópria, pois o missil não é “anti” a radiação proveniente do radar, mas sim “anti” o radar. Ele destrói o radar emissor da radiação e o que estiver por perto. Seria o equivalente de chamarmos os misseis guiados por calor de missil “anti-calor”…mas tudo bem, nomes são nomes. De qualquer modo, como eu disse, é… Read more »

Wolfpack

Anti-Chupa-Cabra não pois se lançado dos Rafale e é lançado e dá meia volta e derruba o vetor da FAB.

AJS

Missil anti irradiação = quando é alardeada uma notícia furada, o míssil imediatamente se auto-programa e viaja no rumo da fonte, destruindo-a em pouco tempo.

Voluntário da Pátria

Triste fim de uma política externa bufa. O presidente que em junho de 2003 propôs a taxação do comércio internacional de armas para financiar um fundo capaz de “dar comida a quem tem fome”, tornou-se avalista da venda de cem mísseis de ataque ao Paquistão, um dos países mais pobres do mundo, com renda per capita de US$ 2.900 anuais, 50 milhões de habitantes vivendo abaixo da linha da pobreza e 50% de analfabetos. (Os militares comem 40% do PIB.) Pior: Nosso Guia autorizou a venda dessas armas ao Paquistão numa época em que precisa do apoio da Índia para… Read more »

Voluntário da Pátria

O nome dele todos já conhecem; ELIO GÁSPARI.

[…] Marinha francesa (Marine Nationale) noticiou que no dia 17 de fevereiro o porta-aviões Charles de Gaulle efetuou o seu sétimo exercício de tiro de míssil Aster 15  (o primeiro foi em […]

[…] da Base Naval de Toulon não são boas. Os problemas em uma das duas linhas de transmissão do porta-aviões Charles de Gaulle, ainda permanecem sem explicação.  As investigações continuam com a Marinha e a DCNS. Até […]

luiz pinelli neto

Vamos Acordar Desta Letargia Graças a DEUS que o Sr. Senador Pedro Simon está defendendo o plano estratégico de rearmamento do Brasil, inclusive, com uma Emenda Constitucional que garante os respectivos recursos financeiros/orçamentários para executarmos o plano. Parece, infelizmente, que no Brasil não bastam a LOA ( Lei do Orçamento), o PPA (Plano Plurianual de Aplicação) e a LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias ), pois, a Mente Subdesenvolvida do Povo Brasileiro é facilmente dirigida pela propaganda nociva aos interesses da Nação. A EC não pode acrescentar, apenas, o prazo de garantia dos recursos orçamentários / financeiros, só por 10 (dez)… Read more »