Brasília, 24/06/2010 – O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e o Sub-Secretário de Defesa da Itália, Guido Crosetto, assinaram nesta quinta-feira (24/06) um “Ajuste complementar” ao Acordo sobre cooperação em defesa existente entre os dois países. O Acordo foi assinado entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, em 12 de abril, quando ambos se encontraram em Washington (NOTA DO BLOG – VEJA TRECHOS DO TEXTO DO ACORDO EM LINK AO FINAL DESTA MATÉRIA).

Na cerimônia de hoje foi assinado também um “Ajuste Complementar Técnico” ao mesmo acordo, entre os comandantes da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, e da Itália, Almirante Bruno Branciforte.

Segundo Guido, o acordo será útil aos dois países, especialmente na facilitação das trocas de tecnologia. “Este acordo representa a conclusão de um percurso de amizade e respeito”, afirmou. Ele lembrou que o impulso dado à Embraer deveu-se em grande parte às parcerias com a indústria aeronáutica italiano, a ponto de a empresa brasileira hoje superar suas parceiras.

O ministro Jobim explicou que o entendimento na área de defesa se soma aos de outros setores, como cultura e meio ambiente. “Significa a intensificação das relações com a Itália, de entendimentos que possam aproximar mais a Itália, além daquelas,digamos relações que já temos a muitos anos, de simpatia e amizade”, comentou Jobim.

O aprofundamento dos acordos facilitam, entre outras coisas, a absorção de tecnologia italiana na construção de navios destinados à proteção das riquezas do Atlântico, a nossa Amazônia Azul. “É um dos elementos de concretização (da Estratégica Nacional de Defesa),tendo em vista que um dos objetivos fixados na Estratégica Nacional de Defesa é a dissuasão em relação do Atlântico e monitoramento do Atlântico”, disse Jobim.

FONTE: Ministério da Defesa (Assessoria de Comunicação Social)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Francoorp

Olha ai, uma nova parceria estratégica assinada com quem também conhece de assunto naval !! A outra parte da marinha ficou à cargo do acordo com a França, para os Sub, agora para os navios de superfície o Brasil fica com a Itália, país que tem grande tradição e conhecimento no setor naval, e tudo com “Trocas” de tecnologia… que os invejosos se roam por dentro, pois a END idealizada por esta administração vai de vento em POPA, literalmente !!! Parabéns ao nosso ministro Jobim ao nosso presidente Lula por mais este acordo militar assinado, e que muitos outros venham… Read more »

Dalton

Francoorp… já que vc mencionou a imigração italiana no Brasil, lembro que um numero muito maior de italianos escolheu os EUA como lar e ajudaram a desenvolver aquela grande nação também…aliás, um dos lemas dos EUA o “E pluribus unum” já de décadas assumiu um novo significado, que é de muitos povos formando uma nação. Os europeus tem memória curta. Teriam eles sido capazes de reerguerem-se tão rapidamente no pós-guerra sem ajuda americana? Como explicar as diferenças entre Alemanha Ocidental e Oriental? Como explicar os milhares que fugiram do leste europeu e buscaram abrigo nos EUA principalmente nos anos 80?… Read more »

Francoorp

Dalton disse: 29 de junho de 2010 às 12:49 “””um dos lemas dos EUA o “E pluribus unum” já de décadas assumiu um novo significado, que é de muitos povos formando uma nação.”” Ja foi assim, até mesmo porque nos anos passados os negros que deviam até mesmo entrar em banheiros diferentes dos brancos, tendo menores direitos civis, mas todos vivendo em um democracia, hoje conseguiram até eleger um presidente negro, pra eles isso é um passo e tanto, mesmo que o proliferar de grupos radicais sob o governo Obama não tenha precedentes… mas em relação à imigração, hoje nos… Read more »

Francoorp

Erratas: “um sistema que foi escolhido pelos Iranianos como modelo para manter o poder do conselho da revolução, onde são eles que representam o poder dos grandes eleitores nos USA” Mais uma que eu escrevi e não li com a devida atenção… lendo assim parece que os iranianos representam o poder dos grandes eleitores nos Usa, mas o que eu quis dizer de forma incompleta é que: ” O Conselho da Revolução exerce o poder DE grandes eleitores no Irã, assim como os Grande eleitores exercem nos USA.” “em muitos estados Yankees era proibido o matrimônio entre negros e brancos,… Read more »

Francoorp

Verdade, tinha me esquecido da turbina a gás que é usada para a produção de eletricidade à bordo… mas mesmo assim é somente uma turbina, nada de sobrenatural, pode ser trocada como qualquer componente… e podemos usar uma francesa no lugar, pois se uma funciona, a outra também funciona. Poderíamos usar alguma de igual potência a esta da General Eletric, ou algo ainda melhor, feito sob encomenda, e a Snemca poderia produzir uma sem duvida alguma, e quem sabe ainda com a participação de alguns brasileiros, tipo assim, aprendendo e metendo a mão na massa, no fim transferindo até mesmo… Read more »

Dalton

Francoorp meu caro… simplesmente nossas fontes são muito divergentes, e não são apenas bibliograficas mas de testemunhos de vida de pessoas que viveram os primeiros anos do pós guerra na Europa e fugitivos do leste europeu… porque estas pessoas mentiriam para mim, ao falar bem dos EUA e mal da URSS escapa da minha compreensão. Nossas experiencias nos EUA também são divergentes e você parece incapaz de reconhecer qualquer coisa de bom por lá…e isto sei de outras coisas que já li de você e quanto a viver na Europa, você viveu em um pais do leste europeu, como Tchecoslovaquia,… Read more »

Francoorp

HEI Nunão, não é bem assim, estas turbinas podem ser utilizadas também na geração elétrica, e isso ocorre no Brasil, vou por este post do Tulio velho, veja: “AVISOS DE ADIAMENTOS 2 CC-B0-10.073/2000 CONCORRENCIA N Face a interposicao de recurso administrativo, a Eletronorte comunica o adiamento “sine die” da sessao publica para abertura das propostas comerciais da licitacao em referencia, cujo objeto e a aquisicao de peças sobressalentes para turbina a gas Ge, modelo LM 2500 para Boa Vista – RR. CC-BO-10.086/2000 CONCORRENCIA N 2 Face a interposicao de recurso administrativo, a Eletronorte comunica o adiamento “sine die” da sessao… Read more »

Dalton

Nunão… peço desculpas, mas em minha defesa, a matéria parecia já encerrada e não atraiu comentários, assim não foi como o Francoorp e eu tivessemos interrompido algo, como acontece no aéreo muitas vezes. Francoorp… não alongado-me muito até em respeito ao Nunão, mas nossas fontes são muito divergentes, não apenas bibliograficas, mas de testemunhos de vida de pessoas que não tiveram ou tem nenhum interesse em fazer propaganda do capitalismo. Comparar as cruzadas, guerras napoleonicas ou mesmo Primeira Guerra com a Segunda Guerra não me parece adequado…a Europa estava de joelhos diante do nazismo e os britanicos nada poderiam fazer… Read more »

Francoorp

Viu ai que estas turbinas não são exclusivamente navais, Nasceram como turbinas aeronáuticas e depois foram incorporadas à indústria naval, e de energia elétrica. Não é uma turbina Naval como se pensa, e até pelo Diário Oficial da União vimos que são usadas no Norte do Brasil para gerar eletricidade em terra firme… não é exclusividade Naval… isso facilita as coisas para a produção das mesmas, pois não exige paramentos específicos, então pode-se tranqüilamente investir para se produzir um homônimo nacional, ou em parceria com a indústria aeroespacial, ou até mesmo comissionar uma empresa nacional para tentar copiar as que… Read more »

Francoorp

Dalton disse: 30 de junho de 2010 às 8:17 Sem duvidas Dalton, sem dúvidas sobre a civilidade !! Realmente vemos o mundo e a história de modos diferentes, e isso é positivo, pois se todos vissem tudo somente com uma visão, ai sim seria preocupante, pois seria realmente o que o Nazismo fazia ou tentava fazer com as massas, a “estandartizaçào da mentalidade”, a verdade absoluta de uma unica interpretação histórica… alias a tentativa de unica interpretação histórica retorna ao império Chinês do imperador CHI Wuan Di, onde este decidiu que nada anterior era mais importante que seu reinado, e… Read more »

Francoorp

Isso ai, vou esperar a atualização acabar, mas este tema é muito importante… não me lembro bem mas parece que uma empresa brasileira já construiu um protótipo de uma turbina subsônica… Achei o texto:

http://pbrasil.wordpress.com/2010/04/21/botelho-pede-apoio-para-projeto-das-primeiras-turbinas-brasileiras-para-jatos/

Falta grana pra acabar o projeto e meter em produção, como sempre !!

Agora volto pros livros aqui, falou !!