Porta-aviões ‘São Paulo’ volta ao mar com muita fumaça*

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Único porta-aviões brasileiro, o “São Paulo”, ex-“Foch”, suspendeu do AMRJ nesta quarta-feira, dia 28, para testes de mar após quase cinco anos no estaleiro para “manutenção e modernização”, informou a Marinha. Mas, enquanto ficou parado, não contribui para o crescimento do país: muito pelo contrário. O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Luiz Limaverde, acredita que as embarcações paradas e a fumaça liberada podem ser responsáveis pela poluição da Baía de Guanabara e na atmosfera do Rio.

Quatro anos após o acidente que matou três militares e deixou sete feridos, caso passe no teste naval, o São Paulo estará pronto em 2010 para proteger recursos ainda não explorados da Amazônia Azul, a fronteira brasileira no mar, e resguardar as reservas de petróleo, principalmente as do pré-sal.

O navio-aeródromo operou na Marinha do Brasil, ininterruptamente, de 2001 até 2005, quando ocorreu o rompimento em uma rede de vapor principal, o que determinou a sua parada para a realização de reparos. Neste período, foram gastos R$ 80 milhões para manter e modernizar máquinas e equipamentos e ele ficou ancorado na Baía assim como outras embarcações não utilizadas. Uma pesquisa recente estima que a fumaça de navios contribui para 60 mil mortes por ano por doenças pulmonares e cardíacas. Os motores de navios também produzem óxidos de nitrogênio, o principal ingrediente do “smog”, o nevoeiro misturado com poluição que às vezes envolve algumas grandes cidades.

FONTE/FOTO: Jornal do Brasil/Alexandre Cassiano / Agência O Globo

*Título da matéria original

NOTA DO PODER NAVAL: Era só o que faltava. Agora o NAe São Paulo vai ser acusado de poluir a atmosfera do Rio de Janeiro, mesmo sem navegar. É melhor a Marinha ir pensando em construir um porta-aviões à propulsão nuclear…

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Giordani RS

Dá-lhe opalão!!!!

RL

Será que ele foi ao mar exatamento para testes de maquinário e essa fumaça não estava nos planos da MB, ou se já era esperada a fumaceira toda, o Opalão voltará a ficar parado por mais um tempo até que seja corrigido o problema?

Ou tudo isso que eu disse é doideira e a fumaça é normal, mesmo em excesso como podemos ver?

Aldo Ghisolfi

De lastimar-se a fumaceira que, evidentemente, polui. Acho que o Secretário se referiu à poluição das embarcações paradas no sentido de querer dizer que, mesmo paradas os grandes navios, suas cozinhas, seus banheiros e geradores continuam funcionando, o que, sem dúvida, são causas de poluição num sistema semi-aberto como a Baía da Guanabara. Nas condições do São Paulo, parado, quantas outras naves?

RL

O que disse acima não é afirmação, apenas pravaveis possibilidades de estarem sendo realizadas, uma ‘serie de testes a fim de sanar quaisquer eventuais problemas que ainda necessitem de correção ou reparos no Opalão, antes de lança-lo definitivamente ao mar.

Caipira

Piada…

Athos

Poderia usar bio-diesel

Marcelo

ha! Se construirmos um nuclear, os eco-chatos vão reclamar mais ainda ! vão falar até cansar dos rejeitos nucleares, etc.,etc., etc.

BeyondVisualRange

A imprensa brasileira é “flórida”!!!!
Vai lançar veneno assim assim na savana africana (naja negra ou cuspideira), cruzes !!!!

Mudando o rumo dessa prosa:

Tomara que seja o fim, ou melhor, o começo do retorno às atividades.

Saudações.

Andre

ele já voltou pra doca, com um problema, e a Marinha preferiu docá-lo para consertar… mas logo já volta…
quanto a fumaça, é normal, estão ainda a ajustar as caldeiras, portanto, como vemos, ainda não acharam a mistura correta de ar/combustível… coisa normal, depois de tantos anos “encostado”. BZ MB!!!

Jakson Almeida

mais uma “super maquina francesa”,somando tudo o que foi gasto ate aqui com essa ….. ,a marinha poderia ter desenvolvido o estudo de uma familia de nae’s e agora iniciaria a construção de pelo menos dois.

Andre

foram gastos já cerca de 80 milhoes +12 milhoes iniciais… estariamos ainda no sonho apenas… um NAe semelhante ao A-12, não sairia por menos de 1,5 bilhões de reais…

Jakson Almeida

Eu disse “estudo” e não construção, existe uma diferença enorme,R$ 1,5 bi ao longo de 10 anos significa cerca de R$150 mi ao ano ,não podemos investir isso ao ano!

Andre

Se demorarmos 10 anos a construir um NAe, mais vale comprar um no “Tio Sam” que sai mais em conta lol.
A Marinha ainda está nas fases iniciais dos seus futuros NAe’s… ainda não decidiram-se se vai ser um clone no CdG Gaulês, ou se vamos misturar ideias dos EUA + França e construir algo mais Tupiniquim…

Dener Miranda

http://noticias.uol.com.br/album/100729_album.jhtm?abrefoto=27

Olhem essa foto é muita fumaça é normal?

Andre

normal não é, como já disse, estão a ajustar o sistema de mistura de ar/combustível…
fumaça branca = muito ar
fumaça preta = muito combustível…
ele não vai operar assim no dia a dia…

Alexandre Galante

O navio passa anos parado, quando sai, reclamam da fumaça! é brincadeira…

sette

Se ta parado reclamam!! , se ta “funcionando” tambem!!!

claudemir

Dener, a foto foi feita com o objetivo de fumacê…, liga, não.

Cláudio Melo

“Uma pesquisa recente estima que a fumaça de navios contribui para 60 mil mortes por ano por doenças pulmonares e cardíacas”

Gostaria de saber onde o jornalista Alexandre Cassiano foi buscar essa “pesquisa recente”.

Trabalho jornalístico de má qualidade e texto pobrezinho que só.

Diego

MEUS DEUS !!!! Bombardearam o São Paulo ?????????? Que fumaceira 😀

GUPPY

Amigos,

Lembro que quando esteve no Rio de Janeiro ainda como ‘Foch” e às vésperas de ser comprado pela MB, houve muita reclamação pelo excesso de fumaça negra deixada por ocasião de sua partida. Mesmo que consigam diminuir o nível de fumaça, talvez não dê para mudar muito essa situação.

Abraços

Diego

Isso ai vai acabar afundando e virando coral …

Alexandre Galante

Guppy, na França reclamavam dele? Ficou quantos em operação lá?

Mateus

Que nada…é camuflagem de vulcão rsss

Invincible

Pessoal, essa fumaça é absolutamente normal em um navio que ficou parado por 5 anos. Quando o motor de um navio como este é ligado ele usa um combustível diferente do utilizado em navio que estão operando normalmente. Este navio está em testes… temos que ter paciência. Com relação aos eco chatos eles deveriam se preocupar com os esgotos de suas casa que vão direto para o mar ou rios sem tratamento algum. Ou então com seus carrinhos que poluem pra caramba. Mas é isso aí… o Brasil tem pouco problema para se preocupar. Não esqueçam que o Diesel no… Read more »

Alessandro

Aí galera conversei com um amigo do meu padastro que é engenheiro naval. Ele não se liga muito nesses assuntos militares mas entrou aki no blog e deu uma olhada nas fotos. Ele disse que isso fumaça é normal em navios muito tempo parados. E disse a mesma coisa do que o ANDRÉ disse acima: que as caldeiras estão muito tempo em inatividade e que precisa achar o ajuste certo de combustivél. ele tb me disse que se fosse no verão com humidade do ar mais alta e temperatura elevada como a do Rio de Janeiro, provavelmente a emissão de… Read more »

MVMB

Vejamos pelo lado bom. O fumacê pode espantar o mosquito da dengue.

“ele já voltou pra doca, com um problema, e a Marinha preferiu docá-lo para consertar… mas logo já volta…”

guardem minhas palavras/profecia – mais 8 a 12 meses parado, mínimo.

Vader

PQP! Emporcalhou a cidade-maravilha inteira! 🙂

GUPPY

Galante,

Apenas expus o que lembro da imprensa da época. Coloquei que TALVEZ não dê para mudar muito essa situação. Porém, eu torço muito para que o A12 fique completamente operacional, com ou sem fumaça. Se for possível diminuir, ótimo. Se tiver que operar assim mesmo, que o seja. Precisamos dele e, acredito, à medida que aumentem a utilização dele, tudo vai sendo melhorado. Na briosa é assim, a não ser quando o navio já deveria ter dado baixa e isso tenha ficado em segundo plano.

Abraços

jose maria

Mas quanta babozeira. era so o que faltava, essa reportagem e falta de assunto para o blog.

Nick

De fato, ele solta uma fumaceira mesmo. Não teria como instalar catalisadores ou filtros nas chaminés??

[]’s

Roberto

Pessoal, essa matéria é do JB, que esta falido e vai fechar sua circulação e ficar só na inernet.

Imagina o que eles devem estar pagando pros jornalistas.

Paulo

Daqui de casa (Ilha do Governador) dava pra ver toda essa fumaceira. Quando olhei pela janela e vi uma coluna de fumaça negra pensei comigo, “ou é um incêndio na zona portuária ou é o São Paulo em testes de novo”. Era o São Paulo! hehee

J. Claro

Fico feliz pela volta do a-12 ao mar mais estou na espera da definição dos programas dos dois NAE, Alguem sabe se há algum prazo para uma definição?

Fernando

Faz tempo que essa base naval já devia ter se mudado. Isso ia evitar esse tipo de reportagem.

General

Coitada da MB!

Omega

Pessoal sem noção, deixe um carro que foi usado durante muito tempo, parado por pelo menos 6 meses, ai encha o tanque com gasolina e dê partida. Verá que sai uma fumaça danada. Normal, nem precisa entender muito, basta olhar no dia a dia.
Se não estiver satisfeito faça o mesmo teste com um carro a diesel, sairá mais fumaça ainda.
Até carrinho de controle à gasolina faz muita fumaça.

É muita crítica destrutiva, viu.

Fox Bravo

Nossa com tanta fumaça em uma eventual guerra as aeronaves inimigas não precisaria nem usar seus radares pois achariam fácil, fácil a nossa esquadra. Que coluna de fumaça como disse um colega acima, olhando de longe sem saber o que se trata parece incêndio. Olha eu tenho várias fotos do A-12 em meu PC, algumas até antigas da época da França, ele já produzia este tipo de fumaça, acho muito estranho.

Cláudio

O Pessoal já está entendendo que é apenas uma questão de regulagem.

Fumaça negra significa muito combustível e pouco ar.
Fumaça branca significa muito ar e pouco combustível.

Mais alguns dias e essa situação se resolverá.

Dener Miranda

hmm, ta explicado 😉

Henrique

Caldeiras paradas há muito tempo e partida com óleo pesado é isso mesmo que acontece. O bixão aí em cima não é “flex” e com o tipo de propulsão que tem (ao estilo VLCCs) pode dimimuir um pouco a fumaça mas nunca extinguí-la. Pra não ter fumaça só mesmo Nuclear.
Tomara que agora engrene a coisa e o nosso A-12 volte à atividade…
Abraços,

RodrigoBR

Acho que a primeira vez que o POVÃO viu a fumaceira achou que o A-12 estava incendiando… 😀

Edu Nicácio

“Alguem sabe se há algum prazo para uma definição?”

Segundo o cronograma da MB, um está previsto para entrar em operação em 2025 (quando o A-12 der baixa) e o outro, em 2032.

Sinceramente, esperava prazos mais ambiciosos, tipo, 2020, 2025 e 2030 para TRÊS NAe’s nucleares de 50.000 a 60.000 toneladas… Não se esqueçam que, sendo nuclear, ainda precisaríamos desenvolver, além do projeto do navio em si, os reatores (que serão maiores que os do SN-BR, algo como 200/250 MW).

Três frotas, capitaneadas no RJ, no RN e na Foz do Amazonas… Ah, sonho meu…

Hugo

Com tanta fumaça, pouso a bordo só por instrumentos.

J. Berto

A foto parece da Batalha da Jutlandia durante a 1ª guerra mundial.

Gabriel from reu

hahahahah no Rj tem mais ou menos 1 milhão e meio de veículos, ai vem reclamar da fumaça do opalão? francamente.
Daqui a poouco aparece algum gênio e manda colocar GNV no São paulo…
é brincadeira mesmo né…

Francisco

Tem muito ônibus aqui no rio que polui muito mais que o opalão. um exemplo é o 107.

MA

O São Paulo conseguiu acumular créditos de carbono… Deixa essa passar!

Edcreek

Olá,

Absurdo atraz de absurdo….

Após tanto tempo parado é normal a queima incorreta de combustive.

A França o operou por decadas com uma poluição bem menor com a retomada de operações ele deve normalizar a queima de combustivel.

Abraços,

Edson

Os comandantes que agitaram para comprar essa sucata deveriam ser presos e descontar metade do salário e aposentadoria deles até o fim da suas vidas. Porque compraram algo quebrado? Ganhar dinheiro na licitação?