Foi realizada no período de 04 a 15 de julho, a Campanha de Lançamento do MAA SIDEWINDER por aeronaves AF-1/1A do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), com a participação da aeronave UH-13 N-7064 como lançadora do alvo do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1).

O Destacamento Aéreo do HU-1 pode acompanhar toda a preparação, bem como os voos de familiarização com o dispositivo e procedimentos de lançamento.

Destaca-se o apoio prestado pelo 1º/11 da FAB por ocasião dos adestramentos e conhecimentos transmitidos referentes ao lançamento dos alvos.

A campanha permitiu à Marinha do Brasil dar o importante passo para a realização independente de lançamento de alvos, contribuindo assim para o adestramento dos briosos FALCÕES.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giordani RS

Espetacular notícia!!!!
Agora é só aguardar as fotos dos AF-1 disparando os sidewinders!!!!
Qual é mesma a versão que a MB usa? Se não me engano é a 9L ou 9P?
Gostei muito dessa informação!

Camilo

Dúvidas de um leigo no assunto. Gostaria de saber como é que isto funciona. Sendo o Sidewinder um míssil guiado por calor, este alvo tem algum pirotécnico (tipo um flare) para atrair a cabeça de guiagem do míssil? E o alvo é rebocado ou lançado pelo helicóptero? A ogiva do míssil disparado é inerte, por uma questão de segurança? As fotos do post não permitem que a gente tenha uma idéia clara de como é este alvo. Obrigado desde já a quem possa esclarecer.

Fernando

Não entendo como uma operação tão corriqueira em diversas Forças Armadas receba uma manchete e um texto deste peso.

Até parece que foi algum feito extraordinário……

marujo

Sidewinder L é que não é.

robert

Camilo disse:
12 de agosto de 2010 às 11:56

boas perguntas!

também gostaria de saber o mesmo. Chamem o Bosco! eiohaioehaioea

Paulo Victor

como funciona nao entendi ?

J. Claro

Existiria algum plano para a adoção de um novo míssil, por parte da MB?

Wiltgen

Fernando, Este tipo de exercício não é tão corriqueiro assim e deve sim, ser dado os merecidos créditos aos militares que o executaram. Camilo, Robert e Paulo Victor, Com relação ao funcionamento do alvo, como o próprio texto já explica, a aeronave não rebocou o alvo, ela lançou o mesmo de uma estrutura desenvolvida para esta finalidade. Como este míssil (AIM-9H Sidewinder) é atraído por uma fonte de energia térmica, o alvo lançado do helicóptero nada mais é do que um flare de alta energia luminosa que cai com um paraquedas. Seu tempo de queima é de aprox 3 min.… Read more »

Mauricio R.

Gastaram uma nota preta comprando uns submarinos de 2ª, estão arrotando um caviar danado c/ certas aquisições de sucatas como esses Trader ou o ridículo upgrade dos Skyhawk, mas vejam não há grana p/ alguns míseros drones-alvos!!!