Cancelamento da visita de Jobim ao Pará levanta suspeitas

34

Anúncio da implantação da 2ª Esquadra era esperado, mas base deve ficar no Maranhão

O Ministério da Defesa cancelou, ontem à tarde, em telefonema de Brasília para a Seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Pará, a visita que o ministro Nelson Jobim faria nesta segunda-feira (16) a Belém. O ministro viria falar sobre o Plano Nacional de Defesa e a implantação da 2ª Esquadra da Marinha do Brasil na Região Amazônica.

No telefonema, a assessoria do ministro alegou como justificativa para a suspensão da viagem uma cirurgia de catarata a que Nelson Jobim precisaria ser submetido. A razão, porém, deve ser bem outra, e está provavelmente associada à decisão, que agora já se acredita formalmente tomada, de levar para o Estado do Maranhão a base naval da Segunda Esquadra.

Esta era, desde o início, a expectativa de setores do Comando da Marinha e do próprio Ministério da Defesa. O Governo do Estado do Maranhão, aliás, já vem considerando há meses a escolha de São Luís como fato consumado.

A decisão do cancelamento, porém, foi uma surpresa. Entre outros motivos, porque uma equipe de assessores do ministro já estava ontem em Belém para acertar detalhes da viagem e do programa que ele deveria cumprir na capital paraense.

Uma condição imposta pela equipe precursora do Ministério da Defesa foi muito mal recebida pelos dirigentes das instituições que aqui deveriam recebê-lo. Certamente cumprindo ordens expressas de Brasília, eles impuseram como exigência que Nelson Jobim seria o único a usar a palavra.

Ocorre que são muitas as entidades que, no Pará, vêm participando de debates e estudos em defesa da escolha do Pará como sede da futura Base Naval da Marinha. Entre outras, participam do grupo de trabalho a OAB, a Federação das Indústrias (Fiepa), a UFPA, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) e a Comissão Pró-Base do Arquipélago do Marajó.

O professor Hito Braga de Moraes, docente e pesquisador da Faculdade de Engenharia Naval da UFPA, tinha pronto um estudo que seria entregue ao ministro mostrando a viabilidade da escolha de Belém como sede da Base Naval da 2ª Esquadra. Agora, não se sabe sequer se o estudo chegará às mãos do ministro a tempo de influenciar na escolha.

O estranho cancelamento de sua viagem a Belém, na última hora, sugere que não, e indica que todo o trabalho resultou em vão. Os maranhenses ganharam. O Pará, mais uma vez, perdeu.

FONTE: Diário do Pará

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cristiano Gr

Essa mudança de última hora deve ter nome…
…será Sarney?

Wellington Góes

A melhor opção é São Luiz mesmo, talvez não em sua totalidade para a 2ª Esquadra, afinal já existe uma boa estrutura em Belém pra muita coisa, principalmente para o Corpo de Fuzileiros Navais – CFN, mas o problema de calado é uma constante na foz do Rio Amazonas, então…….

Belém ainda sim continuaria de extrema importância pra MB e pra 2ª Esquadra, principalmente na estrutura de manutenção e patrulha costeira e fluvial.

Até mais!!!

Antonio M

Com certeza, tem a influência do aliado de LuLLa, o “coroné” Sarney que também impõe a censura ao jornal O Estado de São Paulo a um ano…..

Aldo Ghisolfi

Calado tem solução, mesmo na foz eternamente mutável do Amazonas, a partir do local onde poderia ser instalada a BN.
Acho que São Luís ganhou pela mão do Sarney. Qual terá sido o preço?

Antonio

O Sarney já levou para o quintal da sua casa a Base de Alcântara (vocês se lembram do vídeo que ele filmou do quintal da casa dele quando lançaram um foguete lá em Alcântara?). Agora vai levar para lá uma base da Marinha. Sem comentários.

Depois de dar uma olhada na Wikipedia vi que a largura do canal de acesso ao Porto de Itaqui é de apenas 1,8km. Isso é fácil de ser minado e imobilizar a esquadra! Será que a base vai ficar lá ou em outro lugar?

Vader

Não entendo muito de navios, mas para fins de se proteger o Norte e a bacia amazônica me parece que Belém é uma localização muito melhor.

Estarei enganado ou a politicagem venceu mais uma?

Se for a segunda opção, uma lástima. Coisas de um país que finge ter uma defesa naval.

Nick

Vejo Maranhão geograficamente falando melhor situado.

Belém tem que ficar com um frota fluvial de naves leves, protegendo o interior da Amazônia. E Maranhão uma base aeronaval responsável pelo Atlântico Norte, inclusive a foz do rio Amazonas.

[]’s

Mauricio R.

“…cumprindo ordens expressas de Brasília, eles impuseram como exigência que Nelson Jobim seria o único a usar a palavra.”

Qnta prepotência, não???
Deve ser o exemplo, que vem de cima.
E pirigas te-lo por mais um governo, a frente do MD.

O litoral maranhense é sujeito a marés de mto grande amplitude, isso pode ser outro problema.

Heyarth

O calado no Maranhão permite a operação de grandes navios, mas a localização de belém é muito boa também, eu particularmente acho que quanto mais ao norte melhor…

bug

A escolha do Maranhão mais próxima da Europa e a meia distância de Belém e Fortaleza. A baía de São Marcos recebe navios de maior calado, dimensões e tonelagem. O porto localizado na baía de São Marcos recebe os maiores navios de carga sólida do Brasil. Qual o porto que a Vale utiliza para exportar o ferro de carajás. Foi pelo mesmo motivo que a Ditadura escolheu o Maranhão para funcionar como corredor de exportação do minério de ferro de Carajás e instalar o complexo de alumínio. Por que não utilizaram o caminho mais curto para construir a Ferrovia Carajás.… Read more »

Paulo

Quanta maldade contra o ex-presidente Sarney, um cidadão acima de nós simples mortais, conforme disse o presidente Lula. Lembrem-se que Sarney defende os interesses do Amapá, Estado por onde é senador e não os interesses do Maranhão……

Wellington Góes

Paulo, isso é meia verdade, mas vá lá, não vamos poluir o tópico com debates de outro contexto.

Até mais!!!

Paulo

Wellington Góes

Eu só estava sendo sarcástico.

Abraços

Mahan

É claro, já que o demagogo sarney, que nunca foi direita, grande aliado do PT, é do Maranhão… tá explicado. Agora, que navios formarão a “2ª esquadra”? Asseguradas as formações do 2º grupo de jangadas de batalha, 2ª grupo de bananas-boats de ação de ação se superfície, 2º ARG ( escunas de turistas) e finalizando, tripulada somente pelos mais fiéis ao ParTido: 2ª frotilha de submarinos “colombianos” movidos por combustível ultra-secreto…

Valdo

Até acho uma boa São Luis, geograficamente falando… e no fim das contas, é mais uma base, pois as instalações de Belém continuarão, e em Natal será mudada (acho, tinha visto algo anteriormente) para mais perto da foz do rio (que não lembro o nome), além de Salvador (esta e Belém com uma boa estrutura)… só falta ampliar o poder em Rio Grande…. é dose ver o Benevende e a Imperial Marinheiro tentando fazer o trabalho de gente grande…

Abraços

felipe alberto

li outro dia no diario do pará que o motivo seria a transição de agua doce e salgada que prejudicava o casco

bons tempos de val-de-cães, quando pequeno quase todo o ano eu ia com meu pai

Walfredo

Que tal esse motivo: Refinaria de São Luís será a maior do Brasil, diz Lobão Por Victor Abramo Fonte: Agência Brasil Data: 19/05/2008 09:36 As declarações foram feitas pelo ministro ao participar, ontem (18), da abertura do Fórum Global de Energias Renováveis, em Foz do Iguaçu. A escolha do local, de acordo com Lobão, é estratégica. “São Luiz foi escolhida por ser o ponto mais próximo do mercado consumidor internacional e também por possuir um porto de grandes proporções, da melhor qualidade”, disse. A construção da refinaria deve começar no próximo ano, e a previsão de conclusão é para 2015.… Read more »

FERNANDI ALVES

Também acho que a MB está correta, acho que não ouve proteção por parte das autoridades.

Luis Ferreira

Papo Furado!!!!!

Sempre o que ganha neste País tem a Ver com Maracutaias e conchavos políticos.

A História e os estudos feitos dão conta que o Calado do Terminal do Espadarte, que seria construído, (agora deve sair do papel), no Municipio de Curuçã, PA, é muito superior ao do Porto de São Luiz, só não foi construído na época, devido a manobras políticas do Sarney, que ná época era aliado do Governo Militar…..

Gilberto Rezende

Só para acrescentar, além do calado existe uma outra característica geofísica que determina que a baía de São Marcos no Maranhão ser melhor localização para a segunda frota em detrimento de Belém. Como centro militar (não só de navios) a localização também de ser favorável para operações aéreas seja de apoio a esquadra como de vigilância e esclarecimento marítimo. A foz do amazonas além dos problemas de variação de salinidade e das marés de sizígia (pororocas) é uma região de intenso mal tempo e baixa visibilidade em significativa parte do ano. Característica oposta no Maranhão e razão de Alcântara ter… Read more »

SABRE

Tanto faz , contanto que saia! :0 sou Belenense é a última parte do texto fala bem do sentimento dos paraenses, ou seja a gente sempre perde, que nasceu e vive aqui sabe, que temos um certo rancor do Sarney, pois leva toda nossa riquesa para o MA, o que o maranhão produz? Nada tudo que tem que riquesa é de origem do território do Pará, Os Sarneys foram um mal necessário para esse estado! Sem rancor !

SABRE

Sei que alguns setores do governo preferem construir estruturas , pois sempre rola um por fora, sei como é!Sempre superfaturando os valores, por isso que escolheram Manaus para a copa, pois vão construir um estádio do zero e preferem gastar 500 milhões, pois dai vai sobrar um por fora, que usar o mangueirão que é um dos 3 melhores do brasil, e teriam que gastar muito pouco pois ele já está construido e adequado, o mesmo serve para a segunda esquadra, preferem construir uma nova a utilizar uma que é boa e já está estruturada, existe uma área em Curuça… Read more »

SABRE

Sabe por que foi “criado “o estado do Amapá? Para dar guarita politica ao sebhor José Sarney!Quando presidente o mesmo ficou um ano a mais no poder 5 anos, e quando saisse iria perder os direitos políticos, podendo ser processado por vários motivos, sendo assim o mesmo entrou em contato com a oligarquia do Amapá e fez uma acordo criou o estado e se tornou Senadro VITALÍCIO de um estado que nem vai visitar! O Amapá só sobrevive com dinheiro federal, a secretaria de saúde do Amapá fica no centro de Belém é um prédio de 4 andares em frente… Read more »

Guto

Como um amigo ali emcima falou. Se é dicisão técnica ou política sei lá, quero ver é quais serão os navios. Jangadas e bananas boats não valem 😀

SABRE

Cria-se Estados por interesses políticos imagine o resto, traduzindo o Porto de Itaqui foi criado por interesses politicos sim, Como foi dito o Pará tem a região do porto do Espardate que tem o calado muito mais profundo que o de Itaqui!

Gilmar

Gilberto, respeitosamente, pelas suas afirmações, nota-se que vc não conhece a região. Não existe “intenso mau tempo” na foz do Amazonas. Pelo contrário, reina o sol e a excelente visibilidade a maior parte do ano. O que ocorre são pancadas de chuvas localizadas. O Aeroporto de Belém, por exemplo, tem um indice baixissimo de aeronaves alternando, devido estar sempre no visual. Pela existêxcia de uma Base Aeréa e uma pista de grandes dimensões, Belém também seria a alternativa lógica para operações aéreas, ao contrário do acanhado aeroporto Tirirical. As embarcações aqui baseadas também estão mais próximas da fronteira norte e… Read more »

SABRE

Amigos leiam, e depois me digam se é questão tecnica ou politica!Distante 130 km da capital paraense, Belém, o município de Curuçá, de aproximadamente trinta mil habitantes, abrigará a possível construção do quarto maior porto Off-shore do mundo, o Porto do Espadarte.O projeto começou a ser pensado há 25 anos pela iniciativa privada após o estudo de viabilidade técnica de construção de um porto que atendesse a demanda de exportação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). O estudo constatou que o local possui o maior calado da América Latina (25 m), onde navios de até quatrocentas mil toneladas poderiam… Read more »

Bueno

Esta mais para estratégico contando que temos a base CLA e as novas descoberta de gás que foi declarado pela empresa OGX a poucos dias.

Walfredo

Se dividirmos o litoral ao meio, uma parte para cada esquadra, o Maranhão está mais próximo da metade norte e Belém está no extremo norte.

SABRE

Sou a favor da criação da segunda esquadra no Maranhão por vários motivos e já falei isso em outra oportunidade! Só não aceito algumas justificativas infundadas, mas tudo bem eu entendo,normalmente quem está longe não tem uma visão muito realista das coisas! 🙂

Wellington Góes

Existem muitos motivos para um Base Naval no Norte/Nordeste brasileiro, além do técnico e político, como já lembrado pelo Walfredo, o econômico é outro deles. OGX confirma potencial de 15 trilhões de pés cúbicos na Parnaíba Rio de Janeiro – A petrolífera OGX confirmou hoje que as reservas descobertas na semana passada na bacia de Parnaíba têm um potencial de 15 trilhões de pés cúbicos de gás natural, segundo comunicado divulgado hoje pela empresa. Este volume poderia atender cerca de 30% da demanda de gás do Brasil, que em junho foi de aproximadamente 49,7 milhões de metros cúbicos diários, segundo… Read more »

Wellington Góes

É bom a FAB começar a olhar com outros olhas pra cá e ampliar sua presença de combate em Belém, até agora apenas com helicópteros, aviões patrulha e transporte.

Até mais!!!

david

Realmente meus amigos do estado mais pobre q o nosso devem estar alegres com a influencia de sarney…qualquer cabeça pensante pode ler mais e descobrir os grandes problemas politicos e sua influencias que travam o nosso pais. a ferrovia norte-sul que está ai anos a fio, agora recomeçando pra servir de propaganda politica.Uma especie de quase criação de josé sarney e totalmente “trabalhada” pela VALEC, gerou um gasto exorbitante q daria para construir 3 outras ferrovias iguais…minha gente é muito dinheiro indo pelo ralo, comandado pelo nosso capitão lula, que agora empurra uma ladra, bandida, matadora etc … para comandar… Read more »

van

Isso tudo que falam do sarney é pura maldade, na verdade qual é o politico que não quer ver o seu estado numa boa. Si todos voçês que falam mal do sarney ficasse do lado dele, voçês ganhariam muito mais,
Porque o sarney é o melhor político do mundo e tudo que ele que ele ,
consegui. há ele é o sendo melhor, o primeiro é o lula.