Submarinos russos voltam a caçar os submarinos de mísseis balísticos britânicos, num retorno às táticas da Guerra Fria, depois de 25 anos

Segundo o jornal britânico The Daily Telegraph, um submarino russo da classe “Akula” foi surpreendido tentando gravar a assinatura dos submarinos “Vanguard” da Royal Navy, que transportam mísseis Trident, de acordo com oficiais da Marinha Real.

Os submarinistas britânicos também disseram que estão experimentando o mais alto número de contatos com submarinos russos, desde 1987.

Se os russos puderem obter as assinaturas acústicas dos submarinos “Vanguard”, isto afetará seriamente a capacidade de deterrência nuclear britância, pois os “Akulas” seriam capazes de rastrear os “Vanguard” e afundá-los antes que estes pudessem disparar seus mísseis Trident D4.

Ainda segundo o Daily Telegraph, nos últimos seis meses um “Akula” entrou no Atlântico Norte para tentar rastrear um “Vanguard”. O incidente tinha permanecido secreto até agora.

Os russos teriam ficado ao largo de Faslane, onde a força nuclear britânica é baseada, esperando a saída de um submarino Trident, para sua patrulha de 3 meses de deterrência contínua.

Enquanto patrulhava no Atlântico Norte, o “Akula” russo tentou rastrear o “Vanguard” diversas vezes e seu ruído foi gravado pelos operadores de sonar britânicos. A Marinha Real agora vai ter que enviar um submarino de ataque “Trafalgar” para proteger os “Vanguard”.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros temas navais no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cor Tau

Como explicar o inexplicavel?….É inexplicando o inexplicavel que se explica tudo!…..

Galileu

Nossa isso me lembra minha infância e os filmes sobre Guerra Fria hahah

AKULA Vs Trafalgar ou Astute…..briga de gente grande!

Mauricio R.

Tsc, tsc, tsc, foi “pescar” e saiu “fisgado”, desta vez…
Aí RN, é bom não dar sopa p/ o azar.
Seria o caso de mandar um Astute, que esteja em perfeitas condições de funcionamento, sombrear o Borey, em um dos próximos testes do Bulava.

Cor Tau

“Galileu disse:
29 de agosto de 2010 às 2:25 ”

Pelo que eu saiba isso é tortura….Um tipo de huminhação…. 🙂

Wagner

Muito boa a notícia, dá uma saudades dos velhos tempos em que eu estudei esses navios pelos livros da década de 80 !
Um caçando o outro pelo atlântico… muito melhor que todo mundo parado nas bases, mal humorados, só reclamando do soldo !!
Que os russos façam boa caçada ! e claro, que todas as tripulações dos dois lados voltem para casa !

david

me fem lembra do filme caçada ao outubro vermelho, o melhor filme de sub ja feito!

Alexandre

Wagner

“Um caçando o outro pelo atlântico… muito melhor que todo mundo parado nas bases, mal humorados, só reclamando do soldo !!”

Vc deve estar brincando né? Achar que uma situação dessa é bem melhor. Não há nada de divertido nisso. E a probabilidade de alguém não voltar para casa é muito maior agora. Um retrocesso entre tantos outro que estão ocorrendo pelo mundo a fora. Lamentável.

Guilherme Poggio

Vc deve estar brincando né? Achar que uma situação dessa é bem melhor.

Concordo com o Alexandre. É uma “brincadeira” muito periosa que já gerou vítimas.

Dalton

Os SSBNs chineses não tem estado muito ativos ultimamente, mas
esta situação em breve mudará quando mais forem adicionados e misseis confiaveis desenvolvidos.

Será interessante ver como russos e americanos agirão diante desta
situação inedita!

Marine

Concordo Poggio,

E uma “brincadeira” extremamente perigosa para ambos os lados e ate desnecessaria, quais as reais chances de os ingleses atacarem a Russia com seus SSBN?! Nesses dias e pura ficcao cientifica e os russos estao cacando confusao sem medir as consequencias.

aquino

muito gente achava que a marinha russa estava acabada velha serve para calar os criticos naõ subistimen moscou…….

General

Acho que isso foi uma forma de os russos dizerem – “Nós ainda somos uma grande potência e podemos causar muito medo”-

Fernando D. Cabral

Notícia boa, gosto de ver os Russos na ativa novamente; quando agente colocar o nosso subnuc no atlântico como será que a velha potência colonial vai reagir? Penso que primeiro eles vão pedir alguma orientação pro Tio Sam, já que são seus mercenários, mas certamente vão implementar alguma ação do tipo da que os Russos estão fazendo. Pena que estamos desperdiçando grana com a nossa linha Maginot, ralo de recursos flutuante, (A 12), pois além de um subnuc poderíamos estar investindo mais pesado na doutrina de negação do mar, considerando que essa é a que está mais próxima do que… Read more »

José

Quem briga com fogo acaba se queimando!!!

Mauricio R.

Queria ver conter o Saddam, s/ a aviação naval americana por perto…
Mísseis de cruzeiro, salvo nucleares, e SEAL’s, não tem tanto peso assim.

Dalton

Conter Saddam ? Nenhum outro país teria condições de conte-lo, os britanicos fazem parte de uma longa lista de outrora nações poderosas. Só não concordo em chama-los de mercenários dos americanos. Eles, tem um passado em comum, a mesma lingua, lutaram juntos ombro a ombro diversas vezes e entre si algumas poucas vezes. Mesmo nas Falklands, não houve unanimidade no governo americano para apoiar os britanicos e este é um exemplo de que os britanicos mesmo “emprestando” misseis tridents para seus “Vanguards” não querem abrir mão de seu poder de dissuasão nuclear…o que irá impactar muito suas forças convencionais…mesmo os… Read more »

ditongo

O Sub britânico ouviu o ruido do Akula, Acho que os sonares do Akula tambem captaram ruidos do Tridente, sim?

Nobre Cristão

Caçada ao Outubro Vermelho é um bom filme. Já, para mim, o melhor filme sobre submarino é “O Barco”. Aliás, um dos melhores filmes que já assisti.

Marcelo Martins

Nada diferente do que os americanos também fizeram ao espalharem milhares de sonobóias no fundo dos oceanos, cercando a URSS inteira para poderem também escutar e gravar os sons dos submarinos russos. Assim os SSN americanos também poderiam rastrear os SSBN soviéticos e segui-los.
No cinema, o clássico Caçada ao Outubro Vermelho mostra justamente isso. Na Guerra Fria, esse jogo de gato e rato era comum, tanto do lado americano como do lado soviético.
Maré Vermelha também explora esse tema ao mostrar um SSBN americano sendo perseguindo por um Akula russo, durante uma crise internacional.

Dalton

“o melhor filme sobre submarino é “O Barco”.”

Bem lembrado…reprisou ontem no canal TCM !

abs

Mauricio R.

A rede SOSUS era mto mais, que somente algumas sonobóias, espalhadas pelos oceanos.

Edcreek

Olá, Isso é bom e ruim: 1) É ruim por que é muito perigoso e pode acabar mal; 2) É bom porque todos grandes avanços da humanidade foram conseguidos por força militar seja na antiguidade ou no presente, é só ver: Antigamente: Ferro Fundido, armas de cerco, armaduras, animais para batalhas, etc. Atualmente: V-1, V-2, turbinas a jato, submarinos, conquistad do espaço, micro chips etc. Todos esses avanços foram conseguidos via guerra, ou para demonstrar superioridade militar. Depois de um tempo essas melhorias servem para as pessoas em comum. Infelismente a raça humana só se desenvolve decentemente se houver um… Read more »

Wagner

Como eu disse, que TODOS retornem para casa em segurança.
Pensem o que quiserem eu acho boa noticia e ponto final !

massa

Faz parte do jogo, pois à assinatura acústica é um importante parâmetro de desenvolvimento tecnológico, serve pra medir o grau de avanço tecnólogico de seus submarinos frente aos adversários.

Wagner

“”””Fernando D. Cabral disse:
29 de agosto de 2010 às 15:22
Notícia boa, gosto de ver os Russos na ativa novamente; quando agente colocar o nosso subnuc no atlântico como será que a velha potência colonial vai reagir? Penso que primeiro eles vão pedir alguma orientação pro Tio Sam, já que são seus mercenários, mas certamente vão implementar alguma ação do tipo da que os Russos estão fazendo. “”””

perfeito !

Giordani RS

Enquanto isso, numa nação sul americana…copa do mundo é tudo!

Invincible

Acho que a Rússia quer fazer a diplomacia da força. Mostrar que ainda tem poder e que pode usar.

Infelizmente isso faz parte do grande Jogo. Mas é uma pena.

Patriota

Quanto aos comentários dos Britanicos, há de se comentar que eles só não sucumbiram na 2a. Guerra Mundial por causa do Japão. Se os japoneses não atacassem Pearl Harbor e os americanos não fossem obrigados a entrar na guerra………GOOD BYE GRÃ-BRETANHA. Os americanos podem ser tudo, menos malucos. Por que não atacam de vez a Coreia do Norte?Armas nucleares. E acho muito saudavél termos submarinos russos rastreando outros submarinos, pois, isso não é uma atividade restrita somente a americanos e ingleses.O nosso submarino nuclear quando for ao mar, podem ter certeza que o primeiro à saber serão os americanos, pois… Read more »

GUPPY

O texto termina assim:
‘A Marinha Real agora vai ter que enviar um submarino de ataque “Trafalgar” para proteger os “Vanguard”‘.
Esse “proteger” inclui ataque real ao ‘Akula’? Se assim for, estamos à beira de uma guerra nuclear.
Abraços

moisesreis

Subs Akula são conhecidos como subs assassinos são os melhores na caça de outros subs,até os submarinistas americanos temem os akulas se Marinha real mandar os subs trafalgar para um possivel combate sub contra sub os akula vão mandar os trafalgar e os vanguard juntos para o fundo do mar, o mar aberto é livre para quem quiser navegar ou vigiar, se for assim o mundo interio vai ter que travar uma grande batalha contra os EUA porque eles estão em todos os mares fazendo o que o russos estão fazendo com os britânicos e ninquém fala nada…

Dalton

Existem apenas 8 Akulas em serviço…mais um que está sendo oferecido a India sob leasing por 10 anos o que efetivamente corresponde a uns 2 apenas com capacidade de ir ao mar a qualquer tempo. Os Akulas são excelentes submarinos porém são de projeto mais antigo que os novos Virginias e mesmo os Seawolfs na verdade são mais comparaveis aos 23 Los Angeles melhorados. Sou da opinião que uma tripulação bem treinada em um submarino inferior iguala-se ou até supera um submarino superior com uma tripulaçao mal treinada…e os submarinos russos continuam indo ao mar com pouca frequencia. O Akula… Read more »

Pedro

Pessoal, Sem hipocresias, eu achei muito legal esta notícia, saber que os russos ainda fazem algo e saber mais ainda que estão voltando a fazer algo. Talvez uma nova guerra fria nos moldes APENAS, de uma corrida tecnológica(e todo os frutos que ela nós geraria… ESPAÇO? MEDICINA? ROBÓTICA?), sem travamento de uma guerra quente, serviria para darmos mais “uns” pulos em direção ao futuro. Como tivemos durante a guerra fria. So que hoje teremos vários colossos no mundo. EUA,RÚSSIA,UE,CHINA,Índia? Brasil? Japão?

ABRAÇOS.

Abraços.

Wagner

Afinal, quem não se esquece das musicas do Red October, um filme que nos transmitiu muito bem esse clima da Guerra Fria ? Tripulaçoes, submarinos, espionagem… russos por toda parte ! ah ah ah !! A decadência inlgesa é evidente, embora eu ache correta a idéia deles de cortar custos. Eles já tem os EUA para lhes proteger, para que gastar dinheiro ?? Se os americanos querem policiar o mundo e insistir em lhes proteger, que o façam ué !! ah ah ah !! Afinal, foram eles que optaram por inchar o setor de serviços e desindustrializar seu proprio país,… Read more »

Hugo

Pergunta de leigo: há como camuflar os sons de um submarino (por exemplo enviando um outro junto dele para os sons se “fundirem”)? É isso que o Trafalgar vai fazer?

Patriota

Caro Dalton,
Suas colocações são bem coerentes, mas lhe diria, que sim AMERICANOS não atacam ou ficam com sua ARMADA estacionada em volta de paises que possuem armas nucleares. Por ultimo, infelizmente o unico pais que usou arma nuclear foram os Estados Unidos. Por eles, somente eles e a russia teriam armas nucleares. Eu acredito que o maior perigo para os estados unidos será a China. Maior exercito em homens, possui armas nucleares, tecnologia, incansante na arte de fabricar, possuem reservas cambiais solidas e por ultimo PRATICAM ENGENHARIA REVERSA.

aquino

eu creio que o maior inimigo do eua ainda saõ os russos a china ainda vai demora um pouco mesmo com seus avanços para igualar a russos e americanos ainda vai muito longe para ser temida……

Beto

Como é comum, a imprensa britânica sempre sensacionalista, esmera em dimencionar uma atividade alvissareira de qualquer das grandes marinhas como se fosse caso de vida ou morte para os ingleses. Bom, como as coisas não tem ido muito bem em termos de grande potência, estando cada vez perdendo mais importância econômica e militar, nada melhor do que mexer com o ego nacional. Os russos estão fazendo o que tem de fazer, não estão acabados (para o bem da humanidade – é muito importante ter contra-peso aos americanos) como muitos gostariam. A URSS não existe mais, também para o bem da… Read more »

Dalton

Caro Patriota… não sei se minhas colocações são bem coerentes, agradeço se assim parece, a verdade é que todos nós especulamos muito por aqui…então, especulando mais um pouquinho com relação ao que vc escreveu acima: a “armada americana” não fica estacionada em volta de países que possuem armas nucleares…a marinha americana está em “toda parte” para garantir em primeiro lugar as linhas de navegação, vitais para os EUA e também apoiar aliados como a Coréia do Sul e garantir ao menos por enquanto Taiwan. Que a China e a Russia estejam proximas é apenas uma coincidencia geografica. Não há nenhum… Read more »

Dalton

Hugo… o que um Trafalgar poderia fazer seria tentar manter o Akula afastado, permitindo ao “Vanguard” safar-se para o oceano aberto onde seria muito dificil de ser localizado depois do contacto perdido. Na minha opinião, os britanicos não irão enviar um Trafalgar para servir de escolta permanente para seus SSBNs…até porque, não podem abrir mão de seus pouquissimos SSNs disponiveis…3 no máximo, o restante em manutenção e treinamento, quando não sofrendo vazamento radioativo… Mas podem combinar de efetuarem uma saida em conjunto apesar de atualmente SSNs e SSBNs operarem de bases diferentes o que irá mudar dentro em breve, quando… Read more »

Wagner

Beto, parabéns !!! Isso mesmo !!