Roberto Godoy – O Estado de S.Paulo

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem, em Lisboa, em palestra no Instituto Nacional de Defesa, que vê “com reservas, quaisquer iniciativas que procurem, de alguma forma, associar o Norte do Atlântico ao Atlântico Sul – sendo o sul, área geoestratégica de interesse vital para o Brasil”. Segundo ele, “as questões de segurança das duas metades desse oceano são distintas”.

Para Jobim, depois da Guerra Fria, a Otan “passou a servir de instrumento de seu membro exponencial, os EUA, e dos aliados europeus”. Por meio do novo conceito da aliança, divulgado em 1999, a força pode intervir em qualquer parte do mundo a pretexto de ações antiterror ou humanitárias, e de contenção às ameaças à democracia ou nas agressões ambientais.

FONTE:  O Estado de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Almeida

Alguém faça nosso GF calar a boca, por favor!!!

Ozawa

Ah…. Tá…. A OTAN vai ouvir isso e vai falar: “Tá bom Mr. Jobim, não queremos confronto com sua poderosa esquadra de acordos e sua força aérea de projetos…”

André

O Jobim é muito bom mesmo em dar declarações como essa! No mais, muito bem apropriado o seu comentário Ozawa.
Sds a todos

Humberto

Senhores, Posso estar enganado, mas creio que o recado tem dois objetivos.. 1-) Bater pé na ampliação da jurisdição brasileira do mar que está sendo discutida na ONU; 2-) Tentar colocar os paises da África (banhadas pelo Atlantico) como mais alnhado com o Brasil do que os antigos paises colonizadores (que por coincidencia são grande parte da OTAN). No fundo a coisa é por influencia politica (no caso da África) e economica (por causa do mar). Tentar..Jobim (e olha que eu não gosto dele) tem mesmo, por sinal ele tem o DEVER de fazer isto, agora..se vai conseguir..são outros quinhentos.… Read more »

MVMB

Agora sim. Após a opinião do “Boneco de Olinda” a OTAN nunca mais ultrapassará a linha do Equador.

Sábias palvras de Henry Kissinger, Galante.

Vader

Jobim: cala tua boca e deixa as asnices pro boneco sinforoso falar…

Fábio Mayer

E o que o Jobim vai fazer se a OTAN (leia-se, os EUA) resolverem enviar um ou dois porta-aviões e umas 20 escoltas para o Atlântico Sul? Vai mandar a Marinha brasileira bloquear? Vai colocar os 4 A-4 para combater contra um PA americano, vai mandar as fragatas canibalizadas tentarem atingir algum bote da OTAN?

É um ridículo mesmo! Era mediocre como ministro do STF, é ainda mais mediocre na atual função!

Dalton

EUA e China estão estreitando seus laços com a Africa…a tendencia é que mais petroleo seja importado para estas duas nações, através de
Angola, Nigéria etc…e consequentemente haverá maior influencia.

Jobim já reclama da IV Frota…agora irá reclamar da VI também?

emilson

Não discordo com a opnião do jobim, mais querer peitar a OTAN? quero saber onde ele achou essa cannabis sativa deve ser muito da boa, rsrsrs

Rodrigo

Ele está correto em falar, se vai ser ouvido ou não é outra coisa.

O que eu posso torcer é para o mandato dele acabar dia 31/12/2010, sem renovação!

RtadeuR

Ora, ora, ora, não é que ele tá certíssmo?
Deixa ver como fica :
Organização do Tratado do Atlântico Sul e ÁFrica.

Vplemes

RtadeuR disse:
14 de setembro de 2010 às 12:45

O possivel nome, por si só ja seria ridiculo. Agora, só de pensar nas “potencias” que fariam parte desta “OTASF”, ai é demais, não consigo segurar a gargalhada.

Raptor

Ou se amplia a OTAN passando-se para OTA e segurança conjunta das rotas comerciais, respeitando-se os limites das plataformas continentais dos membros, ou se cria uma OTAS em complemento a OTAN.

“Poder militar não se sustenta sem a fundação de origem econômica-monetária. Impérios historicamente caem, quando esquecem desta regra.”

by anônimo

RtadeuR

Golias riu de Davi, agora a gente pode mudar o nome e aí poderiamos fazer a cúpula aqui no Rio, aí ficaria OTA-Rio – Organização do Tratado do Atlântico – Rio .

Andre

Manda quem quer, obedece quem tem juízo…

Galileu

ahahahah

Aí que medooooo!!!

Groo

Os EUA, assim como um elefante morre de medo de um rato, morrem de medo do Brasil…

kkkkkkkkkkkkkk!

Rodrigo

O que é mais legal disto tudo é que senão entrarem em águas brasileiras, vamos falar o que ?

Quando teve aquela Chavex na Venezuela com os russos, vários vôos de Blackjack foram feitos no limite do Espaço Aéreo Brasileiro…

E ai ?

Não tem o que falar, porque n teve ameaça nenhuma.

O problema está aqui em não ter condições de impedir a invasão do espaço aéreo e aguás territoriais.

Andre Luis

Como disse o Rei da Espanha: Porque não te calas?
O cara não quer a OTAN operando no Atlântico Sul mas a MB vai treinar em padrão OTAN no norte, né??

Esse nosso país não é governado e nunca foi governado por pessoas sérias, infelizmente.

A-1

Não se preocupem temos zarabatanas e estilingues . . .

Kauan

Olha seus fanfarao, vcs mandam o kara se calar porque ele fala o certo?
Porque vcs nao se calam?
Todo o povo Brasileiro quer ver as forças da OTAN longe do atlântico sul e os kara ficam respondendo? Ahh dá licensa.
Ou vcs queriam que ele falace: Nós queremos que as forças da OTAN fiquem neste país para nos livrar dos (terroristas?) piratas.
Estamos sem forças armadas fortes, mas, mesmo assim, nunca daremos o braço a torcer!

celsors

Kauan, fanfarao, falace, os Kara,…..sic,sic,sic……ta dificil hemmmmmmm, que tal voltar para a escola primaria hemmmmm rrrsrsrsrsrsrrs Qto dar o braço a torcer…..fique a vontade viuuuuu de a perna tbm, o pescoço, etc………..rsrsrsrsrsr Enfim, o tal do Tom Jobim foi um dos mais mediocres Juizes do STF, dizer o que a respeito desta fanfarronice dele……nesta hora tenho vergonha de apresentar meu passaporte Brasileiro qdo viajo, pior q isso so o seu Presidente. arghhh. Caia na real, e se nao for dar muito trabalho, fique com telefone para pedir a rendiçao se e qdo a Otan ou a iv frota estiverem se… Read more »

Humberto

Caro Galante, Creio que hoje a coisa é diferente que no auge da guerra fria. Na semana passada Obama teve que articular (no caso a Casa Branca) para que um pastor não queimasse um exemplar do Alcorão, creio (ai é um achismo meu) que um Reagan (na época dele é claro) teria emprestado um isqueiro ao pastor para faze-lo.. Mesmo em combate, a coisa mudou, quando um soldado colocou uma bandeira dos EUA na cabeça de uma estatua de Saddan na conquista de Bagda, tiveram que trocar rapidamente por uma do Iraque, pois não era politicamente correto. Dizem que a… Read more »

Humberto

Pow celsors,
Ai vc tá sacaneando com o nosso Tom Jobim..tadinho dele…deve estar se remoendo no caixão..rsrsrsrs. Creio que vc se confundiu o Tom (não o rato) com Nelson (este sim um rato rsrsrs).
[]

proside

Se os EUA falarem o pré-sal é nosso, infeslimente não podemos fazer nada.

Biel

Desta vez eu concordo com o ministro , não é muito interessante ver a OTAN bisbilhotando em aguas do Atlântico sul.

E não é anti-americanismo não ! A OTAN defende hoje os interesses das potências europeias , o fato de os EUA( nosso tradicional aliado ) fazerem parte dela não necessariamente diz que os americanos dominem as nações membras do tratado.

Eu tenho me preocupado muitos com a dependencia excessiva que estamos criando com os Europeus na área de defesa , os resultados podem por em risco a segurança nacional .

Lucas de Matos

Biel ,

Concordo com você , e com apliação da nossa ZEE a situação preocupa mais ainda

Flavio

Só queria saber de uma coisa. Se a OTAN resolver entrar no Atlântico Sul, o Jobim vai fazer o que?

Ele acha mesmo que aguentamos “60 toneladas de diplomacia”?

Tenha santa paciência

Flavio

ah proposito, os 60 toneladas é 60 toneladas mesmo…fiz de proposito…não é 60 mil não…

desses ai, não aguentamos nem o começo

Erlik

É o rato que ruge…rsrs

Fernando D. Cabral

Há muito tempo tanto a OTAN quanto a ONU têm sido usadas como ferramentas para a defesa dos interesses corporativos dos setores produtivos dos EUA, vide o caso Iraque – Armas de Destruição em Massa – pura mentira, a invasão foi para controlar o petróleo e defender interesses corporativos muito próximos do então dignatário da casa preta, quero dizer, branca; em seguida simplesmente falaram que não encontraram as tais armas e que elas não existiam, que foi tudo um erro dos setores de informação..blá..blá… e ficou tudo por isso mesmo. Pro nosso lado a brecha já está aberta – questões… Read more »

aquino

temos que ficar muitos experto com essa otan porque saõ verdadeiros pau mandados dos eua mas si tio sam quiser colocar a maõ no pré sal basta dois minutos a muitas promessas de equipar a marinha mas ´so no papel e as licitações demoram uns dez anos ou mais..

Biel

Se o Tio Sam realmente quisesse tomar a Amazônia azul , já teria feito e sem necessidade de ajuda de nenhuma outra nação .
Vcs acham que se os EUA quisessem invadir o Brasil a BOEING estaria fazendo uma proposta sem precedentes para o Brasil , com direito a transferência de tecnologia e códigos fonte aprovada por parte do congresso americano ?

Para desfazer estas lendas de internet basta bom senso

Átila

A mensagem é perfeita.
Se temos ou não condição de alcançar esse objetivo é outro problema.
Ai, ai…
Sou anti-Dilmista, mas tem horas que parece que alguns males realmente vêm para o bem.
Não acredito que as pessoas aqui estejam discordando do conteúdo da mensagem.

Fernando de Noronha

Nossa que bobagem!

A Marinha Brasileira já não consegue de controlar toda costa brasileira, e ainda quer tomar conta do Atlântico Sul !

Infelizmente é época eleitiral, assim qualquer um pode apareçer e falar bobagem, só para aparecer! RIDICULO!

Cláudio Melo

Galante,

Assumir como verdadeiras as palavras do Henry Kissinger significa disposição para denunciar o TNP e deselvolver o nosso artefato.

Não quero iniciar essa discussão agora. Ainda é cedo.

Mas já adquiri o livro do Dalton Ellery Girão Barroso, A Física dos Explosivos Nucleares. A AIEA queria que o governo brasileiro proibisse sua divulgação e o Nelson Jobin bateu pé firme e foi contra a censura pretendida, assunto já discutido aqui no blog.

Cláudio Melo

Átila,

A mensagem é clara mesmo.

Podem não gostar do Jobim, mas, nunca um Ministro brasileiro da Defesa contestou um Secretario americano da Defesa como fez o Jobim em relação ao Robert Gates.

Estamos nos capacitando a alcançar os objetivos pretendidos, sendo um deles a negação do uso do mar. Ou vocês acham que submarinos (acordo com os franceses) servem para quê?

Cláudio Melo

A contestação referida acima é em relação ao Programa FX2.

Celso Cruz

sem desrespeitar o ministro, mas esta declaração esta mais para o filme “o rato que ruge”… quem viu o filme? :p

aquino

na minha opinião jobin esta certo ninguém criticou nada nos outros governos tém que tomar posturas duras mesmo o brasil não sendo uma grande potencia militar os tucanos ´so ficam com inveja…

Nick

Se a OTAN vier a fazer incursões no Atalântico Sul, o que é a MB e todas as outras juntas odem fazer?…como postei em outro no PB, nada…

Antes de cantar de galo, vamos ganhar alguns músculos, ou pelo menos pernas, se não a surra pode ser grande.

[]’s

Nick

errata :

odem =podem

[]’s

Biel

Dai o jobim disse : – não se metam com o Brasil pq em 2022 teremos UM
unico submarino nuclear e estamos pensando em ter boa vontade de começar a pensar em comprar meia duzia de novas escoltas.

kkkkkkkkkkkkkkkkk

O Brasil é uma comédia rsrsrsrs

rodrigo ds

Alguém esqueceu de dar o remedim para ele esse dia “o home surto!!!!”

Athos

Exatamente Claudio, Jobim deu uma declaração política. Esta apenas firmando um posicionamento.

Não entendi os comentários do pessoal… complexo de vira latas é difícil de largar mesmo.

Marcos.T

Achei pertinente o posicionamento do Sr Jobim, pelos seguintes motivos: Primeiro que não faz sentido nenhum manter forças militares da OTAN aqui no nosso quintal. ( nem quando a Argentina invadiu as Malvinas os paises da membros se mobilizaram em pró da Inglaterra, qual o interesse agora) Segundo é que se enganam aqueles que acham que é so o poder militar é que conta, amigos o nosso poder econômico é nossa principal arma hoje, seis meses de comércio suspenso e o prejuizo acumulado seia tão alto que não compensaria uma aventura militar por aqui, ou seja vitória militar arrasadora más… Read more »

Dalton

Vejo da seguinte forma: As Falklands continuam britanicas e milhares de militares encontram-se lá até para inibir uma nova tentativa argentina. Se houver petroleo que compense o custo x beneficio então, os britanicos estarão no direito deles de explorar, provavelmente com participação argentina. A ilha de Ascenção é britanica, mas conta com instalações americanas e pode ser vista como um ponto estrategico já que o comércio entre EUA e várias nações africanas está ampliando-se. Não se pode esquecer que os EUA é um dos doze paises signatários originais do Tratado da Antartida e como tal tem interesses por lá também… Read more »

@wagner

Heil Jobim !!