Operação da Marinha do Brasil acontece no Porto de Fortaleza como parte do treinamento dos oficiais

Letícia Ribeiro

De hoje a sexta-feira, dia 17, a Marinha do Brasil realiza, no Porto de Fortaleza, no Mucuripe, um exercício de defesa do porto, denominado DEPORTEX-NE 2010, que estará sob o comando do capitão dos Portos do Ceará, capitão-de-mar-e-guerra Alessandro Sá Cavalcante, e contará com o apoio de outras corporações e instituições. Há oito anos atrás foi a última vez que a cidade sediou esse tipo de atividade.

O exercício – no qual serão simuladas ações terroristas contra o porto – tem como objetivo adestrar as tropas, navios e aeronaves para a defesa das instalações do local contra ações inimigas, independentemente de haver a possibilidade de um ataque terrorista real, pois faz parte da preparação dos oficiais.

Para tanto, o porto será ocupado por uma tropa de fuzileiros navais e, em sua parte externa, contará com a presença de tropas do Exército Brasileiro. Como é de costume acontecer nessa preparação, os realizadores garantem que a operação de defesa não atrapalhará as atividades diárias do equipamento, que funcionará normalmente.

Treinamento

O treinamento compreenderá ações de sabotagem ao canal de acesso ao porto, bem como, ataques por via terrestre e por meio de embarcações. Contará com a participação de doi navios patrulhas e um aviso patrulha do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste; cinco embarcações da Capitania dos Portos do Ceará; 120 militares do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal; 90 militares da Companhia do 23º Batalhão de Caçadores (BC) do Exército Brasileiro; uma aeronave P-95 da Força Aérea Brasileira; além de representantes da Polícia e Receita Federal, do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros do Ceará, da Polícia Militar do Estado do Ceará e da Agência Brasileira de Inteligência no Ceará (ABIN-CE).

Saiba mais

Em 2002

A última vez que o Porto de Fortaleza, no Mucuripe, sediou um exercício de Defesa Naval foi em 19 de março de 2002. Na ocasião, quando houve a simulação de entrada ilegal de armas no porto, a ocupação do local aconteceu por mar e por terra e dela participaram 200 homens entre marinheiros, fuzileiros navais, mergulhadores de combate, com o apoio de oficiais do Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

E como esse tipo de treinamento exige a maior veracidade possível, na época, fez parte do protocolo da ação a execução de medidas de segurança, como a identificação de pessoas que entravam e saíam do porto, a presença de sentinelas em lugares estratégicos da unidade e a “instrução” da tropa de fuzileiros navais, devidamente armados e vestidos para guerra.

FONTE: Diário do Nordeste

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RtadeuR

Excelente.
Notícias dos fuzileiros Navais do Brasil.
Espero que os FN façam este tipo de exercício aqui em Santos SP, é o maior porto da América Latina, aliás a baixada santista está cheia de indústrias estratégicas e a 80 kms da capital paulista.
Fuzileiros estejam mais presentes aqui e tragam tudo que tem.

Endel

que embarcação cinza é aquela ao fundo??/

RtadeuR

Só uma humilde sugestão : A antiga Base Aérea de Santos está praticamente inoperante em relação ao velhos tempos em que era uma escola de pilotos de helicópteros da FAB, pois foi transferida para o Nordeste. Ficou ali uma toda estrutura em que A Marinha do Brasil em acordo com a FAB, poderia utilizá-la como base dos Fuzileiros Navais do Brasil. Há ali uma pista de pouso, um porto que poderia ser melhorado, vila de taifeiros,prédio de apartamentos para sargentos, clube de sargentos e oficiais com sauna e piscina, rancho, um´prédio para um batalhão com agregado para pelotão de polícia,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

RtadeuR, Só um reparo: Inoperante não condiz exatamente com a realidade da base, desde que ela foi transformada em núcleo de base (sem um esquadrão baseado nela, mas podendo receber unidades desdobradas). Fiquei sabendo que há pouco tempo até A-1, que não costumava dar as caras por lá, apareceu para fazer exercícios conjuntos com a unidade de artilharia antiaérea do EB, ali do Forte dos Andradas. De resto, também acho que ela deve ser mais utilizada, o que inclui desdobramentos de unidades de patrulha da FAB, além de esquadrões de helicópteros / asa fixa da própria MB. Provavelmente os futuros… Read more »

MO

a BAST, hoje NuBAST mantes os equipamentos todos, e há guarnição lá

sei disso mto bem, alem de quase visinho, ela por incrivel que parece sediou mais ops do que qdo era operacional (acreditem se quizer), vemos direto bandeirantes e bandeirulhas qdo nao hercules por aqui

Rumores, info quase quente que sera reativado com um Esq de Helo (Puma), info vinda de quem serve lá. Seriam os Pumas antigos, pos osa novos os substituirão em seus Esq originais, poissivelmente (ainda rumores) que seja um de busca e salvamento

Vamos ver

MO

as unicas instalações que merecem atençao eh o Gav e o Rancho, de resto, ta tudo como antews …

MO

Verdade, isso foi em 2008 e a veiarada endoidou pos foi quase uma semana apavorando os espaço aereo dos tiozinho

MO

looks um Rb, mas sem visao nao consigo aproximar de quem pode ser, quse posso afirmar que NÃO eh um dos nossos classe Guilhem nem Tridente, peq demais

RtadeuR

MO e Nunão eu não disse que a Base fechou eu disse que com relação aos velhos tempos do GAV a Base caiu muito, um local histórico e estratégico tem que voltar a funcionar à todo vapor seja por quem for.