O Submarino Tupi (S-30) suspendeu hoje pela manhã do Porto de Santos e tem previsão de retorno para as 18:00hs.

FOTOS: Smera

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GUPPY

Olá MO,

Aqueles senhores que estão à ré do pessoal de branco, em cima da vela, não parece civis?

Abraços

HJP

Gostaria de saber se todos os 5 sub estão ok ou se tem algum parado? Essa é a primeira vez que posto um msg aqui no blog mas sempre venho acompanhando as repostegem.

GUPPY

Ok MO. Thanks.

Abraços

Wiltgen

Belas fotos MO, parabéns ao Smera!

Abraços,

Luiz Padilha

Excelente as fotos!

Dalton

HJP… enquanto alguém mais qualificado não aparece, a resposta a sua pergunta é que nunca se terá os 5 submarinos em condições de navegar principalmente depois de vários anos de serviço, quando a necessidade de manutenção pode acumular-se. Muitas vezes um estará em uma doca seca passando por uma manutenção mais prolongada, outro poderá estar passando por uma manutenção atracado ao pier. Na melhor das hipoteses, de 5, dá para contar com 2 e um terceiro no sacrificio em tempo de paz, pois em tempo de guerra, o desgaste seria muito maior para manter um em patrulha constante, um em… Read more »

Alexandre

Em Santos a Marinha utiliza práticos? Aqui no Rio não. Sds

Alexandre

Não sei quando ou qual critério a Marinha utiliza com relação aos práticos. Abraços

HJP

obrigado Dalton eu fico lendo esse msg que amigos postam tem gente que se acha a bala mas não tem nem ideia da real condisão dos sub muito obrigado por sua resposta, teria que ser bem mais debatida mas parece que não tem muito valor para os sabios de plantão…

Fábio Mayer

A pena é que quando os novos Scoepene entrarem em operação, estes aí estarão dando baixa… o Brasil continuará com uma força limitada de submarinos.

Atirador

Grande Ostra ou Mestre Dalton algum de vocês saberia me dizer a quantas anda a modernização dos tupi e se já recebemos os mk 48?

Dalton

Atirador…

os MK 48 já chegaram e disparos já foram feitos pelo Tikuna inclusive, mas a finalização da modernização dos 5 deverá ser concluída ano que vem…
MAS…se mais alguém puder retificar, ratificar, adicionar ou suprimir , agradecemos, pois é mais fácil conseguir informação de um SSN americano que dos nossos SSKs…

grande abraço!

RoLoUcO

HJP…
tem 4 subs operando e so 1 sendo modernizado.

Dalton

A modernização parece ser bastante limitada, principalmente será nos sistemas que permitam o disparo dos MK-48 e o ultimo submarino deverá
estar pronto ano que vem…mas…alguém sabe se algum submarino está passando por um PGM ?

sds

Atirador

Obrigado pela informação Mestre Dalton

Cação

Senhores, a respeito da modernização é o seguinte: O novo sistema de combate (sonar + Sistema de Direção de Tiro) está sendo instalado primeiramente no Submarino Tapajó e depois os demais submarinos também receberão este sistema. Se não me engano, o próximo a recebe-lo será o Tupi, depois Tamoio, Timbira e finalmente Tikuna. Após a modernização o Tapajó ira fazer os testes com esse novo sistema incluindo o lançamento do MK-48. Este torpedo já foi lançado com sucesso pelo Tikuna, porém ele ainda não estava integrado ao sistema de combate. Acredito que a prontificação da instalação nos cinco submarinos deverá… Read more »

Tio

Quantos submarinos a MB possuí?

Luiz Padilha

Você pode ter suas repostas clicando aqui:

http://www.mar.mil.br/menu_h/navios/menu_navios_mb.htm