NAe ‘São Paulo’ no mar: os testes continuam!

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O Poder Naval tem o prazer de trazer para vocês fotos exclusivas d0 Navio Aérodromo São Paulo. O NAe São Paulo saiu hoje para dar continuidade aos testes de máquinas e inicio da VSA.  Após passar por estes testes, se iniciará a fase mais “dura” para o navio e sua tripulação,  o “temido” CIASA.

Durante a saída do NAe São Paulo, pudemos observar o trabalho da Capitania dos Portos para abrir caminho para a passagem da Nau Capitânea da Marinha do Brasil. Curiosamente, um barco de pesca resolveu parar para pescar justamente no caminho do NAe São Paulo, o que obrigou a uma rápida interferência da Capitania e do UH-12 Esquilo do HU-1, que auxiliava esee trabalho. Após ser comunicado, o pesqueiro saiu do local, e a boca da barra ficou livre para a saída do NAe São Paulo.

A equipe do Poder Naval torce para que o navio possa iniciar o CIASA rapidamente,  objetivando atingir a fase 3 e ser devolvido à Esquadra o quanto antes, para voltar a operar com sua capacidade máxima.

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Pedro Mota

Volta logo a navegar grandão!!! e pede para seus páis fazerem mais um filho ou quem sabe lá dois para vc não brincar sozinho por nossas águas. Família com irmãos é sempre mais feliz. Ha e quem sabe dá uma passadinha aqui em Alagoas.

Abraços.

RL

Continua soltando muita fumaca.

No demais, sem mais comentarios. O que importa mesmo e ele retornando o tanto quanto antes.

Fabio ASC

Independentemente do que falarem. Esse Bicho é Bonito Demais!!!!!!

Fabio ASC

O que é CIASA?

PFF

Outro dia, decolando de SBRJ, vi o São Paulo entrando na baía.

A única coisa que lembrei foi da minha Canon que ficou em casa… 🙁

ALDO GHISOLFI

Fumaça à parte, benvindo! E boa sorte.

Wiltgen

Fabio ASC,

Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIASA)

Piffer, seria uma foto aérea porreta!

Abraços,

Eduardo

Quantidade bem menor de fumaça hein, até em comparação com aquela foto de 2007 hein, tanto é que o Galante colocou a foto em negativo para o pessoal ver a quantidade de fumaça! Ta novinho em folha o bicho!

Luiz Padilha

CIASA – Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento

Luiz Padilha

Eduardo, a foto em questão fui eu quem colocou. Justamente para mostrar a saída dos gases da chaminé do navio em destaque.
Mas sinto lhe informar que a fumaça ainda é a mesma. Quando o navio acelerou, a intensidade também aumentou.
Apenas não coloquei para evitar as criticas dos “experts” habituais.

luiz otavio

conforme previsto há alguns meses nos primeiros testes, a fumaça tá diminuindo conforme a propulsão é utilizada. bonito ele é e impôe respeito, mas ainda prefiro bases terrestres com alguns Su 34 (apenas minha inútil opinião).

emilson

quais armamentos de defesa ele possui, e quanto tempo de autonomia? obrigado

luiz otavio

diante do que disse o Padilha, retiro tudo, mas teve gente que disse que com o tempo dimuiria, era fruto do tempo parado.

Luiz Padilha

Luiz Otavio, veja bem, é muito dificil para um navio que usa o tipo de óleo que o SP usa, não soltar fumaça negra.
Isso em verdade não quer dizer xongas nenhuma, pois já vai muito longe o tempo dos vôos de reconhecimento em que se avistavam os navios ao longe pelo rastro e pela fumaça.
Isso é muito bacana na sessão da tarde nos dias de hoje.

Na realidade, em operação isso pouco importa e o navio tem que sair mais, passar mais dias no mar até limpar tudo e diminuir efetivamente o nível da fumaça.
Apenas isso!

BeyondVisualRange

Pergunta:

Essa comissão tem algum gringo ou a MB já tem pessoal próprio pra tal?
Porque, se não me falha a memória, antes dos falcões começarem a operar no São Paulo a tripulação foi avaliada (ou assessorada) por gente experiente contratada, não é isso?

Não que seja ruim; mas só pra saber se – pelo tempo – já temos gente própria qualificada para tal.

Sds aos do blog.

Luiz Padilha

Nenhum. A MB possui pessoal qualificado para tal.

dranuits

Não seria uma boa um da classe Kitty Hawk ???
Afinal, eles estão parados mesmo….

Luiz Padilha

Navio parado=navio morto=custo proibitivo para repor em operação

Wesley

Com relação à fumaça, o ajuste de injeção de diesel nos queimadores das caldeiras só pode ser feito com o mesmo em operação. É um trabalho delicado, pois se cortar combustível demais perde-se na queima e por conseguinte na produção de vapor e se injetar demais produz-se muita fumaça.
Mas tenho certeza que a tendência é molhorar a cada suspender.
Valeu

luiz otavio

Padilha, obrigado, e partilho da sua opinião, já tinha lido aqui mesmo que isso não era problema e que diminuiria.

Robson

Eu nasci em Goiás, cresci no Tocantins e moro atualmente no interior do Pará, vi o mar pela primeira vez aos 25 anos, ou seja ano passado, apesar disso a marinha sempre esteve presente na minha vida e nas vida dos meus colegas de infância na minha cidade natal, me lembro com saudade que todos os anos militares da marinha, iam na minha escola em Gurupi-TO, divulgando os trabalho da MB, dando brindes, em fim diversas atividades para as crianças, na operação chamada Cisne Branco. Isso criou em mim uma grande admiração pela MB, porque apesar de ser uma marinha… Read more »

Érica

Meninos vocês podem falar o que quiser, mas este navio e lindo com fumaça ou sem ela. E a equipe da do Poder Naval esta de Parabéns pelas informações dadas.
Obrigada.

dranuits

Então Luiz Padilha, quer dizer que o próximo vamos construir aqui?
Isso seria maravilhoso, mas caindo na real ficaremos somente com 1 mesmo. Valeu

Luiz Padilha

Dranuits disse: Então Luiz Padilha, quer dizer que o próximo vamos construir aqui? Isso seria maravilhoso, mas caindo na real ficaremos somente com 1 mesmo. Valeu Caro amigo o novo PA da MB só será real a partir de 2020, pois até lá, o que teremos será o SP. O projeto do novo PA depende do Governo Federal. Se o mesmo achar que ter/construir um novo PA não é importante, o que a MB poderá fazer? Porém, veja bem, isso vai de encontro a END e quem fez a END foi o governo, por isso EU acredito que sairá sim,… Read more »

Lucas de Matos

LINDÃO , Espero que ele venha aki na Bahia hehehe

BeyondVisualRange

Valeu Padilha.

Mas você entendeu a minha colocação, não é?

Sds aos do blog.

Luiz Padilha

BeyondVisualRange

Entendi sim.
Acontece que a presença de estrangeiros se deu na época em que os problemas estavam difíceis de resolver, com o navio ainda passando por reparos.
Neste momento está tudo correndo bem e a tendência é que fique melhor a cada saída do navio.

hernâni fidalgo

Para quando os super hornet no S. Paulo? Já agora dois ou três escoltas modernos e dois submarinos e aí está uma força tarefa digna de um país como o Brasil. Portugal pode emprestar um submarino dos novos 214 de origem alemã. Os escoltas há muito por onde escolher, o type 45 inglês, os Aegis espanhóis, as Frem italianas ou francesas, ou então exijam aos americanos os destroyers Arleigh Burke, eles precisam de aliados na América do Sul.

Saudações de Portugal

dranuits

Valeu Padilha, o que podemos fazer é torcer, realmente as fotos são muito bonitas, vi essa nau a primeira vez na Praia do Flamengo, quando ele saiu para dar uma voltinha e voltar, realmente ele é muito bonito e impõe respeito a despeito do que dizem……..abs a todos

Paulo Silva

Olha amigos, o Sao Paulo passou aqui em frente a copacabana, e realmente nao me fez notar por causa desta fumaca.

Avante SP!!

Paulo

Lusitanium

Só falta mesmo todo o armamento… Senão é apenas um alvo…
E alguns Rafale ao lado dos A-4!

Marcos T.

Tão bonito quanto inofensivo.

Bluejacket

Uééééé? cadê a fumaça? só to vendo vapor de água.

Quando o sampa tava atrapalhando a vista dos apartamentinhos do litoral com sua fumaça, um monte de jornal falou dele. Agora que que ta bunitim, soltando só vapor de água ninguem noticiou ainda, além do blog é claro. 🙂

MOsilva

Fumaça negra está associada mistura com muito combustível e pouco ar. Já a fumaça branca é pouco combustível e muito ar. A regulagem da mistura ar-combustível nas caldeiras demora um pouco para ser feita. Como foi escrito, o navio precisa navegar para que estes ajustes sejam feitos. Quando a regulagem estiver feita, haverá muito pouca fumaça.
O equipamento ainda está em testes. E testes são feitos exatamente para ajustes e regulagens. É normal soltar muita fumaça nesta fase.
SDS.

Bluejacket

Marcos T. disse:
6 de outubro de 2010 às 17:16

Tão bonito quanto inofensivo.

——————————————–

Carp Marcos T., isso dependo do referencial, ou seja, do inimigo. Inofensivo para os EUA, França Russia, sim ele é. Mas inofensivo para o Paraguai, a Argentina e a Bolivia, ele não é.

Robson

Aqueles pescadores devem ter levado uma bela bronca, rsrs

Eduardo RA

Bluejacket, sem ofensa, mas a Bolívia???

Francisco

Certamente ele não faz frente à grandes potências, mas pelo menos deixa bem claro que qualquer um que se aventurar vai se machucar antes de chegar ao pote. E no cenário da AL e AS ele deixa bem claro que ninguém vai alcançar o pote e que o pote é nosso.

Bem que ele podia ter um irmão nuclear para deixar cuidando a nossa costa e ir se aventurar em missões de paz pelo mundo.

Bluejacket

Eduardo RA, huauauhua é verdade acho que a Bolivia não é um bom exemplo. 🙂

Danilo

Boa noticia e tomara que os esforços para por esta belonave operacional não cessem !

Saudações senhores,

eduardo

Seja Bem Vindo SP: quero ver vc SP operando Gripen NG, vai ser bom demais ver vc SP catapultando Grin NG, so quero ver os videos hohohohoh!!!!!!

Jjose Henrique

PADILHA, parabéns as fotos são um show como sempre.A turma do contra deve estar se mordendo de raiva com a volta do SP.Abraços do MENDES.

Braziliano

Caro Luiz Padilha.

Já não poderiam ser apresentados aqui no Blog, armamentos e equipamentos eletrônicos mais modernos que poderiam ser instalados no SP. Estou partindo do princípio que todos os problemas foram sanados e agora é fase dos “pequenos” acertos.

E desde já, para evitar enxurradas de mensagem propondo Harrier, Hornet, Super Etandard, Rafale M, etc, fica claro que o caça de ataque do SP será o A-4M. É o possível e plausível.

No aguardo e fazendo figa ….

MVMB

Mais uma vez……. dessa vez vai !!!!!!!

voltar para o cais do Arsenal de Marinha.

belas fotos, padilha. Mas continuo com a Barroso no chile de wallpaper

Luiz Padilha

Caro MVMB, vc disse: belas fotos, padilha. Mas continuo com a Barroso no chile de wallpaper

Fotos daquele lugar aonde a Barroso passou e a Constituição tb, são difíceis de serem superadas.rsrsrsrsrsrsrs
O cenário favorece 100%.
Continue com ela no seu PC. Ela é muito bonita, apesar do modelo não ser. 🙂

Biel

É sempre bom ver noticias otimistas a respeito do nosso querido “Opalão”

Sei que não tem muito a ver com o assunto, a Argentina anunciou que em breve retomará a fabricação dos submarinos TR-1700 e que existem pretensões de desenvolver um submarino nuclear com base neste .

Os hermanos do sul estão começando a dar passos significativos rumo
a reconstrução das forças armadas .

Luiz Padilha

Biel, esses passos não são tão significativos ainda. Fase embrionária e muita, mas muita vontade de fazer algo que eles ainda precisaram de anos para sair da inércia.
Acredite, é mais propaganda do que realidade.
O TR1700 que eles estão construindo nada mais é do um que eles tinham começado há anos e agora, me parece surgiu uma graninha e e eles vão tentar, termina-lo.
Dai, partir para um Nuke existe uma distância maior do que a que existe entre a terra e a Lua.

lucas

Este navio se aposentou na frança e veio curtir ferias no Brasil. Belo descanso!!!

Nelson Lima

Qual será a composição aérea do A12:
12 Af1m com que mísseis?
4 seahawk com penguim
8 caracal com am39 exocet?
6 trader cod
? turbotracker aew

McNamara

É impressionante a inocência da grande maioria dos comentários. A maioria apreciando a beleza do navio, entendendo que possuir tal belonave é sinônimo de formidável poderio… ledo engano.
Sejamos realistas. Em termos de guerra naval contemporânea, temos um Opalão, sim, um Opalão velho de Guerra, reformado, azeitado, mas uma sucata, capaz de grandes vexames, se for enviado a um combate de verdade. Pessoal, estamos em 2010. Chega de enganação. Qual o papel desta sucata na moderna Guerra Naval ???????

Paulo Costa

Sobre a revisão do A-12 São Paulo: – Inspeção e reparo das Turbinas da Propulsão de Bombordo; – Manutenção de condensadores; – Retubulação de caldeiras; – Reparo de dois Compressores de Alta Pressão; – Aquisição de sobressalentes e revisão do Diesel Gerador de Corrente Alternada; – Manutenção de bombas, válvulas, redes e itens estruturais; – Aquisição de dois separadores de Água e Óleo; – Aquisição e instalação de duas Unidades de Resfriamento de Água; – Revisão e modernização da Fábrica de Oxigênio; – Reparo estrutural e tratamento de tanques de óleo de combustível; – Substituição do selo mecânico do eixo… Read more »

Joker

Parabens Padilha, otimas fotos.

Para o pessoal do contra…
…se não fosse o NAe SP o que vcs queriam com a atual conjuntura? Reflitam antes de reclamar e respeitem aqueles que estão dando duro todo dia pela nossas FFAA e pelo país.

McNamara

Prezado Joker. A crítica deve ser sempre bem vinda. Pois é a mola que nos impulsiona à reflexão. Não acho que se deve desprezar a turma que você chama de “do contra”. Deve-se escutar a todos e debater sobre o assunto. O objetivo é termos uma MB melhor sempre, e a eficiência em combate é uma das metas. Questionar é sempre oportuno. Entendo que nunca tivemos um Nae. como o A-12 promete ficar, se ficar, questiono sua eficiência em um eventual combate naval, com as armas de defesa / ataque de que disporá.

Luiz Padilha

McNamara, um PA normalmente é defendido por seus escoltas. Sua defesas nunca serão mais eficazes do que as dos escoltas. Mas isso vc já deve saber. O que não podemos é querer comparar (sempre isso), a MB com a US Navy.(não digo que vc afirmou isso) Outras Marinhas usam muito menos em seus PAs ou em seus navios de apoio, como o Mistral(simbad), Ocean( Phalanx), apenas para pontuar. É sabido que após o longo periodo em inatividade, as prioridades tiveram que mudar. Estava previsto a atualização e incremento do poder de defesa do SP, mas, isso teve que ser adiado.… Read more »

Parthenon

Venho aqui parabenizar as belas fotos do nosso A-12, e agradeçer por mais uma materia sobre o mesmo. Creio que de agora em diante poderiamos deixar o termo “OPALÃO” de lado, representado por um passado do A-12 na MB, periodo da chegada na MB, e de em diante representando o presente, o termo Diplomata, com todas as suas requalificações e modernizações, estará de verdade, atuando junto a outros meio da nossa FROTA, e quem sabe, para felicidade de muitos, atuando onde se quer imaginavamos, gostaria demais (expectativa minha) de ver o nosso A-12 (Diplomata 4.1) chegando junto com uma Barroso… Read more »

Luiz Padilha

Parthenon, os CV americanos estão mortos. Entenda que quando vc para um navio, ele praticamente morre. Custa uma baba de quiabo repor o mesmo em atividade. Alguns navios são ressucitados mas porque pararam por pouco tempo.
No caso dos CVs americanos, eles estão parados faz tempo e mesmo no caso do Kitty ele é um navio preparado para operar 90 aviões e 5.000 tripulantes. Ou seja, é demais para a MB. Não temos necessidade de um PA deste tamanho.