Coluna do Cláudio Humberto

A Marinha do Brasil estuda enviar em fevereiro 150 fuzileiros navais para a “força de paz” da ONU numa das regiões mais perigosas do planeta: a “linha azul”, que separa Israel da área controlada, no Líbano, pelos terroristas do Hezbollah. A missão na Unifil (versão libanesa da Minustah, no Haiti) começa em dezembro, com o envio de um almirante e seu estado maior – quatro oficiais superiores e ajudantes suboficiais.

Bucha de canhão

O Brasil foi convidado para a “força de paz” no Líbano após a Itália anunciar que abandonaria a área e a Indonésia declinar da “honraria”.

Petição de miséria

A Marinha do Brasil, que já planeja a missão, não enviará ao Líbano navios operacionais, porque é péssimo o estado da nossa Força Naval.

Corpos em sacos

“Se houver essa missão no Líbano, logo teremos corpos em sacos de plástico voltando ao País”, adverte veterano oficial superior da Marinha.

Inferno na terra

O mais recente conflito entre tropas israelenses e terroristas, na “linha azul”, no início de agosto, matou soldados “boinas azuis” e feriu civis.

FONTE: Tribuna do Norte

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MVMB

OH GLÓRIA !!!!!

pela primeira vez uma nota absolutamente verdadeira e compatível com a realidade.

Palavras duras, porém verdadeiras: bucha de canhão, petição de miséria e corpos em sacos.

Até onde vai a megalomania de um ser humano………. “O CARA” ainda não entendeu que, para ser membro do CS tem, em primeiro lugar, ter equipamentos e pessoal em quantidade e QUALIDADE suficientes.

Que Deus proteja os pobres incautos que irão nesta roubada, atrás de uns míseros trocados em seus orçamentos (pq o cara vai editar MP reduzindo os vencimentos, como no HAITI)

Átila

É duro. (Lá ele.)
O preço da expressividade geopolítica é alto e não virá apenas com partições de menor relevo e intensidade.
Entender e participar de conflitos em região tão delicado será algo de extrema valia ao país e às pessoas envolvidas.
Agora é fazer o melhor e mandar brasa.
Esse tipo de gasto terá muito melhor retorno e visibilidade que o perdão de dívidas e doações aleatórias do governo.

Colt

Uma coisa é participação em Forças de Paz, em regiões do planeta que precisam receber uma força de imposição da lei e de auxílio aos habitantes. Outra é tentar impor a lei num lugar em que ninguém quer. Do lado do árabes radicais, quanto mais foguete caseiro caindo nos kibutz melhor. Do lado de Israel, de tempos em tempos uma crise militar (pode ser uma resposta aos foguetes ou uma invasão “justificada” à Gaza) é sempre bom para atrasar ao infinito a criação de um Estado Palestino. Taí um negócio em que o Brasil não deve se meter. Não deve… Read more »

Vader

Nossos soldados estarão mais seguros lá do que em muita cidade brasileira…

Acho que a MB deveria mandar a Caboclo e o Opalão… 🙂

Biel

Os fuzileiros tem os mais modernos blindados do país , porem não em quantidade suficiente para participar de tantas missões internacionais
Haiti+ Libano precisamos encomendar mais uns 50 Mowang Piranha para nossos fuzileiros .

Desta vez a megalonaniquice do Itamaralivia custará muitas vidas ,
e veremos o que significa a END ( O FIM)

Juarez Castro

Pode preparar o cosrário para buscar sacos, é medida na certa, mandar fuzileiros para um barril de pólvora sem cobertura aérea e naval, legitima missão kamikaze, mais uma do glorioso Mindef e do Itamarati….

Grande abraço

Persan Lz

Vader disse: “Nossos soldados estarão mais seguros lá do que em muita cidade brasileira…” Vader, sei que foi uma sátira sobre a nossa segurança pública… Mas os homens, sejam fuzileiros ou das FOpEsp do EB não irão durar muito no Libano. O Libano faz parte dos dez lugares mais perigosos do mundo, em uma lista que inclui somália e afeganistão. Neste território encontra-se a única força de combate que as Forças de defesa de Israle ( צבא ההגנה לישראל – Exercito de defesa para israel) não conseguiram derrotar. – o Hezbollah além de vários grupos xiitas. Um territorio onde os… Read more »

Mauricio R.

Que nada já foi tdo acertado c/ o Hez, somos amigos do peito do Assad que atualmente manda na Síria, e mais amigos do peito ainda dos barbudinhos do Irã.
Aí do terrorista do Hez, que machucar algum soldado brasileiro…
Vai direto, via entrega expressa ao Paraíso, mas sem direito a virgem alguma.
Cê acha que eles vão se arriscar????

“…é sempre bom para atrasar ao infinito a criação de um Estado Palestino.”

É somente arrumar algum “Capitão Nascimento” que obrigue ao Hamas, “pedir p/ sair”, que tdo se resolve.

felipe alberto

Vader disse:
7 de outubro de 2010 às 21:21

Na cidade o homicidio é crime, em um conflito não, portanto ambos os lados tem a “rasão” para se matarem, um exemplo é briga de torcida, não existe neutro quem tiver no meio leva porrada, coitado dos nossos militares.

felipe alberto

razão*

Joel

1ª Guerra Mundial Marinha do Brasil arrepiou os alemães na Batalha das toninhas

2ª Guerra Mundial o Cruzador Bahia nem precisou de inimigo pra afundar

2010 Libano – ainda bem que não conseguimos mandar nem um caça pau pro mediterraneo, mandar belonave meia boca é muita irresponsabilidade, arriscar a vida de tripulantes em um navio sem condições para fazer média não da.

Zorann

Entrar nessa pra que? Não temos nem dinheiro para manter nossa Marinha navegando e vamos manda-la para o Líbano?

Marco Antonio Lins

Ilmo Srs Não dar para entender o posicionamento de voces! A Nossa marinha tem recebido investimentos; compras de submarinos, já em construção. navios patrulha sendo construido,porta-aviões recuperado,blindados adquiridos. Agora temos que entender que o problema veem de longe! Em conflitos urbanos estejamos talvez entre os melhores do mundo. Nas selvas, o melhor do mundo! Esta em construção 2000 blindados pela Iveco,Helicopteros novos e outros. Estamos tentando recuperar nossa industria belica.Modernização de varios materias belicos esta em andamento.Tenho comprado variás revistas como Tecnologia & Defesa,Força Aerea e Asas. Não tenho conhecimento que vcs tem! Esses assuntos para mim é um “Rooby”… Read more »

emilson

bom dia! vem cá , vcs acham que os FN vao pra la pra algum pequinique, eles sabem dos riscos, concerteza o NJ e o LULA foram perguntar para os comandantes qual a real situação dos nossos militares, e vcs tbem acreditam que algum comandante iria mandar um grupo de escoteiros pra lá , eles sabem dos riscos, pra isso temos soldados, ou vcs acham que se entrassemos hoje em um confonto bélico o Brasil iria esperar pra receber algum equipamento sofosticado ou novo, vamos ser realistas, eles sao profissionais, devem estar prontos a qualquer momento pra ação e pelo… Read more »

LeoEffgen

Prezados, Infelizmente não tenho guardada nehuma reportagem da época em que se iniciou as conversas para envio de tropas ao Haiti (gostaria muito de te-las guardado). Mas a conversa era a mesma……. que haveria um massacre……. que os brasileiros não dariam conta……… é semopre o mesmo exercício de futurologia. Aos que sabem muito….. peço os números da próxima mega sena acumulada. Mas falando sério……….. independente de qual resultado ocorrer, o mais importante é mudança de postura, de comportamento. Aos que não se lembram, vale lembrar da presença brasileira na força de paz em Suez, também uma das áreas mais perigosas… Read more »

Giordani RS

Bah…os fuzileiros vão voltar na ponta dos cascos! Essa gente devería ser incorporada as polícias assim que voltassem! Tive um mestre de karatê que serviu no Batalhão de Suez…bucha de canhão é pouco para o que ele relatou. É isso que falta ao pessoal do itamaravilha e ao “cara”, ter consciência(hics!) de que para ter uma cadeira permanente no CS é ter no mínimo equipamentos de ponta(não estou dizendo no estado-da-arte)e capacidade de resposta global! Mas como bons cães bolivarianos, vão latir, latir e enviar outros para morrer… Mesmo os fuzileiros com o melhor equipamento que a MB pode dispor… Read more »

Vader

Marco Antonio Lins disse:
8 de outubro de 2010 às 7:37

Brasil sil sil sil sil sil sil!!! 😉

Vader

Caras, não viajem: a Marinha do Brasil é uma sucata, o Exército Brasileiro está podre e a Força Aérea não tem a menor possibilidade de projetar força do outro lado do Atlântico. ACORDEM! Nossas Forças Armadas são feitas para proteger o BRASIL! AQUI! E olha lá! Nossos soldados, se forem, serão atirados no meio do deserto e ficarão subordinados a outros comandos, pois para se ter o comando é preciso ter tropa EQUIPADA DE VERDADE! Não com armas de parada! Com Urutu e Cascavel! Da década de 1980! No entanto, repito: nossos soldados estarão mais seguros na fronteira do Líbano… Read more »

Cláudio

MVMB disse: 7 de outubro de 2010 às 19:44 Rapaz, excelente comentário, foi o mais inteligente que li. Vader disse: 7 de outubro de 2010 às 21:21 Vader, a Itália anunciou que abandonaria a área e a Indonésia declinou da “honraria”. Tudo bem !!! cada um com seu ponto de vista. Joel disse: 8 de outubro de 2010 às 3:30 Exatamente Joel, em uma Terra que ninguém quer a paz, é impossível tentar a estabilização, mesmo que os militares estajam de acordo com o envio da Tropa é irresponsábilidade, nessas horas é bom não ter Forças Armadas 100% operacional, pois… Read more »

Macabeu

E SE…
Nossos combatentes fossem utilizados primeiro para acabar com o estado de guerra civil em que nossas grandes cidades estão mergulhadas, e depois sim fossem utilizados para auxiliar outros povos?

Roy Focker

Robada com certeza, tomar que isso não se concretize. Não é desta forma, mandando brasileiros para o perigo Eminente de morte que vamos conseguir um assento permanente na ONU, para isso alen dos esforços políticos é claro, o Brasil tem que primeiro modernizar e aumentar o orçamento de todas Forças para ai sim estar mais preparado para eventuais missões desse tipo, Nos envolvermos nesse tipo de conflito com terroristas é arriscar vidas em uma guerra que não é nossa, e ainda correr o sério risco de sofrer atentados terroristas contra embaixadas brasileiras ou até mesmo no Brasil em represaria ao… Read more »

Manock

Ótima oportunidade para nossos dirigentes militares mostrarem aos governantes e à sociedade as deficiências de nossas forças armadas e perceberem outras debilidades que só o conflito real pode revelar.

sebastião junior

Prezados ,

A Marinha Brasileira não vai mandar qualquer soldado , ela vai enviar os Fuzileiros Navais que é uma Tropa de Elite é estar entre as melhores do Mundo ; além disso eu madaria uns 02 Subs. pra lá.

Rafael o Bom

Caro , Sebastião

Vc estar certo os FN são as tropas mais bem treinadas do Brasil é não vam fazer feio não

João Gabriel

Acho que eles seriam mais úteis aqui nas favelas cariocas,que em guerras dos outros,afinal de contas uma das atribuições das FAs não são para garantir a lei e a ordem? O que se vê no RJ?

Abraços!

Mestre

“ADSUMUS” (Aqui estamos!)

Brasil!!!

Edcreek

Olá, Há uma grande diferença entre Haiti e oriente medio: 1) No Haiti as forças de paz são na maioria bem vindas, apesar de algumas “gangues” oferecerem oposição. O Brasil ofereçe proteção e tambem ajuda de mantimentos e construirá uma usina no país. Além do que o Haiti fica aqui na America, no fim considero essa ajuda muito valida; 2) Pelas bandas Arabes a coisa pega as forças de paz estão lá na marra e população local não quer eles por lá, criança e adolecentes atacam os “inimigos” com pedras e tijolos, as tropas não são bem vindas pela população… Read more »

MN-QS

Eu mandaria aquele pessoal do Exército especializado no combate na Caatinga e alguns do GRUMEC e PQS’s.

lucas

Depois que os homens bombas começarem a explodir shopping aqui não venham reclamar o brasil não é preparado para o contra terrorismo o brasil com essa infeliz ideia pode passar a ser alvo de extremistas. A paz é o principal bem que o ser humano pode ter sem paz vc não vive. A inteligencia não é em quem faz as guerras inteligente é quem vive em paz.

José Bonifácio

Se a situação de nossas FFAA é essa, alguma coisa deve estar errada, pois mesmo o país destinando para a defesa cerca de 27 bilhões de dólares por ano (dados de 2008 segundo o Balanço Militar da América do Sul do Site Nueva Mayoria – o que nos coloca acima de um país como a Austrália e garantem ao Brasil o 12º lugar em termos de gastos com defesa no mundo) a marinha não tem condições de enviar um mísero navio para compor uma força tarefa internacional e garantir a sobrevivÊncia de uma Cia de Fuzileiros no terreno é de… Read more »

humberto

Olha pessoal,
Não gosto das estrategias do Itamaraty, mas uma coisa é certa.. Se queremos ser ouvidos, temos que estar nos lugares “quentes” do planeta, a cadeira na CS tem o seu preço. Aqui discursinho de politico serve, lá não..
Mas ate onde eu sei, só vamos estar participando do alto comando neste momento e em um segundo momento com tropas (ja li que seriam 300). NADA de navios..Ou seja, vamos estar dependendo dos diabólicos gringos.

RtadeuR

Sou contra, nada à ver com a soberania do Brasil, isso é politicagem, alguém está querendo ganhar o premio nobel da paz com o sangue dos nossos meninos, não há motivação para uma empreitada desta. Não fomos atacados, nimguém está querendo invadir o pais, não somos alvos de terrorismo, nada disso. Tem gente querendo aparecer demais.

Olha este vídeo, onde é isto, tem tropa de paz ali?

luiz otavio

algumas coisas são para quem pode e não para quem quer, e não podemos, boa sorte aos fuzileiros.

humberto

Caro José Bonifácio, Grande parte do orçamento não é utilizado para operacionalidade da força ou em compras de novos equipamentos e sim para pagamento dos ativos, inativos, pensões etc. No mais, a MB conseguiria sim mandar alguns meios para lá se fosse o caso (veja bem ..escrevi alguns), o problema não é enviar e sim ter uma cadeia de logistica para mante-los na área, ou seja, chegar lá é relativamente simples, agora se manter (vai desde mantimentos, combustivel, peças, troca de pessoal, enfermaria, local para ficar, reposição de munição (ai o bicho pega de vez) etc etc). Um exemplo, a… Read more »

Mestre

“Bucha de canhão” Se o Brasil almeja uma cadeira no CS não pode pestanejar. Nossos militares recebem treinamento para combate e não para desfilar no 7 de setembro. “Petição de miséria” A Marinha do Brasil, pode sair ganhando, pois seria um bom argumento para conseguir mais verbas. E para que mandar navios? Os combates quando ocorrem são em terra. “Corpos em sacos” Missão dada é missão cumprida!“ Soldado que tem medo de morrer, Saia, monte uma banda e coloque o nome de “Restart”! Todo militar deve saber dos riscos da sua profissão escolhida. “Inferno na terra” …e paz no céu!… Read more »

Julio

Particularmente, sou contra o envio dos militares ao Libano. Vejo que isso é mais uma manobra politica do Lula almejando publicidade pessoal junto a ONU e esperando obter apoio pessoal para alguma pretensão que ele tenha após sair da presidencia. Por outro lado, nossos militares são profissionais competentes, não se envia soldados sem um planejamento, treinamento e apoio logistico que se não tivermos terá que ser criado. Também penso que para os militares, seria viavel para aperfeiçoar suas capacidades profissionais. Uma coisa é treinar e ter aulas teoricas e local de paz, outra é vc estar presente em uma região… Read more »

Dalton

O Brasil reconhece a importancia da UNIFIL há anos, mas até hoje não enviou nada para lá. Se é para enviar 150 fuzileiros apenas e não todo um batalhão apoiado por veiculos não penso que seria economicamente viavel embarca-los em um grande navio anfibio, melhor por via aérea. Analisando alguns tipos de navios que formam ou já formaram a Força Tarefa Maritima da UNIFIL, são fragatas e corvetas na maioria e acredito que seja isso que eles necessitem por lá e não um navio anfibio. Temos 14 navios assim, 9 fragatas e 5 fragatas leves/corvetas…não tenho conhecimento da prontidão deles…é… Read more »

Juarez Castro

Enviar fuzileiros par aquela região, sem possibilidade de apoio próximo é
suicidio, ralmente,a cada dia que passa, se confirma a ausência de gente como massa cefálica no Mindef e principalmente no itamarati.

Grande abraço

Guto

RtadeuR disse:
8 de outubro de 2010 às 11:56

Esse vídeo é de um jogo chamado S.T.A.L.K.E.R 🙂

ouragan

enfim, caso isso se concretize, as únicas tropas hoje habilitadas a essa missão são os FN´s… Nem ainda mandar exército… ai sim seria um verdadeiro massacre… Acredito que seja interessante enviarmos tropas para ao menos conhecermos de fato uma zona de conflito de alta intensidade… porém a que custo? será que compensaria? eis a questão. Quanto à equipamentos, não que os tenhamos no estado da arte mas, os FN´s são hoje os soldados melhores equipados no Brasil e quiçá na AL. Vejamos o que acontecerá. Acredito que tropas serão enviadas sim, até para mostrarmos ao mundo que nossa postura está… Read more »

Lusitanium

Então mas somos militares para quê? Para estarmos escondidos nos quartéis? Nem pensar!!

Portugal tem militares de Engenharia no Líbano e outros tantos pelo mundo.

Parece que o problema é que a opinião publica brasileira não está habituada a este tipo de missões.
Por isso considero importante a criação de uma força de paz no âmbito da CPLP.

robert

tipo: vcs que criaram, agora CUIDEM!
eaoihaeiaeae

só mandando Capitão nacimento pra lá…. falando nele….

“Isso vai dar merd……”
aeoihaehioea

J.Berto

Como sempre, levaremos um grande estoque de camisetas da seleção, fotos dos Ronaldinhos, bolas autografadas pelo Kaká… etc. etc…. Para serem distribuidas entre o Hesbolaah, Xiitas, Insraeleses e Libaneses.
Lulá Lulá pra premio nobel da Paz …. kkkkkkk

Galileu

MVMB Realmente, em relação a Minustah, no inicio do convite, disseram que iriamos ganhar X, depois quase na ida, diminuíram o soldo ahahhahahaha Quanto a “nova” da dupla dinâmica Amorin e Garcia, tanto Israel quanto o Hezbollah NÃO querem a ONU lá. Tanto Israel quanto Hezbollah atiram na força da ONU. A area de atuação é muito grande, já viram no mapa?? É grande!! Porque não mandam o Opalão?? Não é zuação minha, é serio, o Nae não serve pra isso, para mostrar ao mundo que nossa MB é Intercontinetal?? O problema disso tudo não é treinamento, nosso militar é… Read more »

Galileu

Lusitanium disse:

“Então mas somos militares para quê? Para estarmos escondidos nos quartéis? Nem pensar!!
Portugal tem militares de Engenharia no Líbano e outros tantos pelo mundo.
Parece que o problema é que a opinião publica brasileira não está habituada a este tipo de missões.”

Lusitanium, a revolta de muitos aqui se deve ao fato de sabermos a real situação das nossas forças, e não de sua capacidade.
Outra coisa engenheiro não vai pro “péga”!

RtadeuR

Como tinha dito, não é brincadeira de barquinho, tanquinho, aviaozinho, nem um jogo e não somos zumbis, pensamos logo existimos.
Interesse de quem, quem ganha com isso? O Brasil é uma colcha de retalhos multiracial, nossa defesa é para defesa. Devagarinho estamos entrando no jogo do consumo bélico desenfreado, aí começa`surgir a necessidade de gastar esse material ao custo de vidas. Sabe porque não mataram Bin Laden? Esse moço dá lucro.

Andre Luis

Espero que o GF esteja com a cabeça no lugar e pronto pra ouvir as pesadas críticas caso haja baixas. Imaginem o impacto das críticas nos programas da “grobo”. O GF tem estofo pra isso? Não acredito. A opinição pública nacional não está pronta para ver seus “filhos” voltando pra casa em sacos pretos. Partindo desse pressuposto não é impossível imaginar uma mobilização contra a ação militar e que respingaria no GF. Para o Comandante em Chefe isso é tudo o que não precisa acontecer nos primeiros meses de seu mandato. Um contingente de 150 FN tornaria praticamente nula qualquer… Read more »

Galileu

A MB deve isso ao GF, olha quantos “brinquedinhos” a MB ganhou e vai ganhar. Agora vai tentar dobrar o EB, não tenho tanta certeza que o EB vai embarcar nessa.

Manda o Opalão!! Vamos ver se serve pra algo..ahaha

Será que teremos visitas de homens bombas nos shoppings de SP e RJ??

Giordani RS

“lucas disse: 8 de outubro de 2010 às 11:09 Depois que os homens bombas começarem a explodir shopping aqui não venham reclamar o brasil não é preparado para o contra terrorismo o brasil com essa infeliz ideia pode passar a ser alvo de extremistas. A paz é o principal bem que o ser humano pode ter sem paz vc não vive. A inteligencia não é em quem faz as guerras inteligente é quem vive em paz.” Lucas, Para se ter a Paz é preciso estar preparado para a Guerra. Na guerra a única coisa bonita é a Vitória. *** “José… Read more »

Lucas de Matos

Eu queria sabe qual o verdadeiro motivo de o Brasil se meter nisso ae