Publicada na ISTOÉ n° 2132, de 17 de setembro de 2010, na coluna assinada pelo jornalista Ricardo Boechat a seguinte nota:

ANTÁRTICA
No pier
Vai atrasar o início da nova fase de pesquisas brasileiras na Antártica. Os dois navios da Marinha – Barão de Tefé e Almirante Maximiano – que zarpariam do Rio de Janeiro no dia 13 de outubro estão no estaleiro. Ambos esperando peças e equipamentos para navegação.

NOTA do EDITOR: Só faltou alguém avisar ao jornalista que o saudoso NApOc Barão de Teffé (H-42) deu baixa na MB em 23.07.02, quando já era Navio Faroleiro, encerrando as suas viagens ao Continente Antártico em 1994, quando regressou da OperaçãoANTARTICA XII .

Lembrando ainda que, neste mesmo ano, ele foi substituído pelo NApOc Ary Rongel (H-44), que em dezembro partiu para a Operação ANTARTICA XIII.

Hoje a Marinha do Brasil realiza a OPERANTAR com o NApOc Ary Rongel (H-44) e o NPo Alte. Maximiano (H-41).

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Gosto do Boechat, mas quando ele se mete a falar de defesa só fala m…

Giordani RS

“Burrochat”…é…as vezes não dá pra abarçar o mundo…

Giordani RS

abarçar = abraçar…netbook é isso aí…

Fabio

Coitado.

Bom apresentador, mas, se o NJ pode ser MD por que ele não pode ser “especialista” em Defesa?

MVMB

tudo bem, foi falada uma enorme M……..

mas os navios estão atrasdaos ou não (ARY RONGEL e MAXIMINIANO)

Eduardo RA

Ele largou outra no BandNews hoje pela manhã:…” o presidente Lula vai deixar o anúncio sobre os caças pro próximo presidente…o PREFERIDO segundo o relatório da aeronáutica é o Rafale francês como todo mundo sabe”…
Preferido de quem, cara pálida? A turma de azul teve de refazer o relatório ao gosto do governo para não desdizer o “chefe”.
Gosto do trabalhado dele, mas ou está mal informado ou mal intencionado…

brujhar

O site poderia mandar uma nota para Istoé pedindo uma correção na próxima edição.

Alexandre

O site poderia fazer uma matéria sobre o que restou do “Barão”. Ele está encalhado perto do estaleiro no Caju. É muito triste ver um meio que foi tão importante terminar jogado aguardando seu fim. Seria legal ver algumas fotos ou fazer uma matéria sobre os vários navios espalhados pela Baia de Guanabara e suas respectivas histórias. Abraços.

Fábio

Erram por desprezo e deboche! Erram porque não suportam ver o Brasil atingir novos patamares de desenvolvimento. É uma forma de demonstrar ódio por que sabem que se o seu candidato não for eleito, muito em breve teremos uma marinha bem maior, moderna e que se fará bem mais presente em todo o atlântico Sul e talvez até mesmo além! Esse senhor sabe que o navio ao qual se refere já não faz mais comissão para a antártica ou Antártida ou ainda ao continente Branco. Ele fazzz….. de conta que não sabe! Como é que quando se trata de “outras”… Read more »

Vitor

Rapaz esses jornalistas acertam todas as noticias que vem de fora porque as notas ja vem prontas feitas por jornalistas de verdade investigativos e com credibilidade. Jornal Brasileiro é tudo uma copia de noticias reproduzidas. Uma noticia de um grande jornal vira copia reproduzida nos infinitos jornais impressos do Brasil. Com a internet ficou tudo mais facil. Acho que esses jornalistas acham que estao no ensino medio ainda. Faltam profissionais serios que facam as proprias noticias e discutam a realidade e nao fantasias. O Blog da Triologia da um exemplo ao copiar noticias e corrigi-las quando necessario e em produção… Read more »

Fábio Mayer

Nós, comentaristas de blog temos o direito às mancadas, eu mesmo cometo dezenas delas aqui… mas alguém que se diz jornalista, ainda mais ligado a um grande jornal, uma grande revista e uma rede de TV cometer erros assim é lamentável.

André

Não surpreende, caros amigos, que este jornalista destile veneno sobre a marinha. Esta semana ele acusou a polícia carioca de atirar mais do que o necessário, enquanto sentado confortávelmente em seu estúdio pirotécnico. A culpa da criminalidade não é da polícia é da corrupção e de fatos históricos de administrações negligentes (principalemente antigas como o império). Depois essa mesma emissora publica uma matéria mostrando as deficiências e o cotidiano da polícia na maior cara de pau. A record e a band estão entre as emissoras mais desagradáveis na minha opinião, não apenas pela maioria das atrações (gosto de polícia 24h),… Read more »

Fernando (FGRpapa)

É a época do ano, ninguém se furta de inventar um problema… se é verdadeiro ou falso, depois eles colocam a culpa na “fonte”. E em relação à Antárctica, a Argentina e o Chile já tem acordos entre si acerca das suas fronteiras nesse continente e estão lá faz muito tempo, me parece que o Chile tem sua área totalmente militarizada… quero ver o Brasil chegar por lá para demarcar uma área… aí vamos ver como vão os nossos acordos internacionais. E mesmo a custa de stress, se não começar a fazer isso já, no futuro pode ficar pior, a… Read more »

FLANKER

“Fábio disse: 7 de outubro de 2010 às 14:41 Erram por desprezo e deboche!…” Que este, e outros, jornalistas não sabem absolutamente nada sobre os assuntos militares é mais que notório, mas segundo informações de dentro da MB, o Ary Rongel e o Almirante Maximiano estão em manutenção e correm o risco de não estarem prontos para a missão de verão à Antártida. Quanto à MB moderna e poderosa em futuro próximo, só vendo para crer.Hoje não temos NENHUM navio da MB 100% operacional.Temos vários operando, mas nenhum sem algum (ou alguns/muitos)sistemas inoperantes uo operando parcialmente. Torcer por um futuro… Read more »

defourt

BOECHAT + O Meus familiares vão me matar se lerem essa aqui mas lá vai… porque hoje eu tô de Saco cheio e virado! Um familiar deste jornalista tentava namorar uma certa pessoa mas não foi correspondido como desejava. O senhor Ricardo Boechat então tomou as “dores” do seu familiar “rejeitado” e resolveu ligar para dar uma força para a pessoa… Até aí tudo bem. Já que eu entenderia etc. etc. etc. Mas o que se viu fio deprimente: Este senhor telefonou para a casa da pessoa e se identificou assim para a mãe daquela que recusou o namoro com… Read more »