Hyundai selecionada para construir de 12 a 30 fragatas FFX de 3 mil toneladas

34

O governo da Coreia do Sul selecionou a Hyundai Heavy Industries Co. para a construção da nova geração de fragatas FFX da Marinha da Coreia do Sul (ROK Navy).

A DAPA (Defense Acquisition Program Administration) fez a escolha depois de uma competição que contou com a participação de três companhias.

A DAPA anunciou que o governo vai apresentar um contrato formal com a Hyundai Heavy Industries Co. by no final deste ano, com o primeiro navio sendo entregue à ROK Navy em 2014.

A DAPA disse que as novas fragatas vão incorporar armas avançadas antinavio, antiaéreas e antissubmarino, com capacidades eletrônicas e de software que excedem em muito as capacidades dos navios utilizados atualmente pelas forças navais do país.

Os novos navios de guerra foram projetados para substituir as velhas fragatas da classe “Ulsan” a as corvetas da classe “Pohang”, das quais a Cheonan, foi afundada em 26 de março por um torpedo norte-coreano. Esta é uma das razões que levaram o governo da Coreia do Sul a construir navios mais modernos contra futuras agressões.

Características principais das FFX:

  • Deslocamento: 3.100 tons
  • Comprimento: 114m
  • Propulsão: 2X GE LM2500 gas turbine (58,200 hp)
  • Velocidade: 32 nós
  • Alcance: 4.500 milhas/18 nós
  • Tripulação: 145

Armas

  • 1x 127mm. Mk45/62 main gun
  • 1x 21cell Mk49 launcher (RAM)
  • 1x 20mm. Phalanx CIWS
  • 8x SSM-700K “starfish” anti-shipping missiles
  • 6x 324mm. torpedo tubes (K745 blue shark lightweight torpedo)
  • 1x Sea Lynx helicopter

IOC: 2014


Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno

Belo navio.Pena que não interessa ao Brasil um projeto desses.

André

Um navio com essas características não seria ideal para o Brasil?

Ricardo

Acredito que o ideal seria 2 CIWS ao invés de 1.

marujo

Parece-me um projeto antigo, porque é pouco furtivo. Ainda assim, pode servir de ponto de partida para um projeto especial para a MB.

F.ALVES

Esses, pensam para frente belo projeto .

marujo

Galante, a proteção AA de ponto é fraca, com o binômo RAM e Phalanx. A Formidabel, de Simgapura, tem praticamente o mesmo deslocamento, mas tem Aster 15, com alcance de 30km. Outra coisa: tem novos navios, como a corveta Aegis espanhola, com deslocamento menor e plataforma para helicópteros de 10t.

marujo

Ainda assim, prefiro este projeto para a MB que uma nova extrapolação das corvetas Inhaúma.

Nick

Concordo com o marujo, o projeto parece meio antigo. E na sua configuração faltaria um sistema SAM vertical como o ESSM ou Aster15.

Caro Galante,

Será que as corvetas suecas da classe Visby não possuem uma vantagem tática sobre as Ihaúma por exemplo, onde ela alia, furtividade e data-link? Acredito que é mais que marketing o conceito de furtividade. O que acontece é tem muitas belonaves que “parecem” ser furtivas, mas não o são de fato.

[]’s

marujo

Qual é a boca deste navio?

Fabio

Achei pouco armado, mesmo para 3.100 tons de deslocamento.

Fabio

Qual o valor unitário?

Danilo

Compara não é sacanagem com a marinha do brasil ! hahaha

Ixtli

Mesmo que o Brasil comprasse esse modelo, a defesa aerea ainda seria deficiente, nao sei qto a capacidade de rastreamento, mas em range o Mk49 chega a ser pior que os Sea Wolf… sem contar que o navio eh praticamente metade do deslocamento das que a MB pretende adquirir.
Se bem que no nosso estado atual, qualquer coisa seria melhor do que o atual… triste. Mas se tiver que vir algo, torco para que sejam as Type 26/22b3.

Ixtli

Misturei as coisas, Mk49 eh o lancador, o RAM eh o missil… mas a ideia permanece.

Galileu

Feinha…

Mas não achei pouco armada, tem vários NaP por ai, que tem muito mais armas que muitas corveta e fragatas, principalmente se comparadas as nossas que não tem defesa alguma, ah é tem umas .50 e um canhão ahaha

abraço

Fabio ASC

Mas Galante, vc sabe que nem levo a Barroso em consideração, coitada, nem contra “Aviso” eu aposto nela rsrsrsrs

Jacubão (19 Kg mais magro)

Tá goiaba esse navio. Eu já tenho dois projetos, uma fragata e um destróier. O destróier já está com o Galante, é só vcs perturbarem ele para colocar o post. 🙂

Fabio

Pow Galante, coloca o Destróier aí!!!!!!!!!!!!

É Jacubão, tá igual às minhas fotos, ele falou que ia upar no final de semana, só não falou qual…

huahuahauhuauaha

MO

Galileu, de que navio vc esta falando ?

Marcos Ribeiro

Parece um navio patrulha

marujo

Queremos o navio do Jacubão já.

@wagner

Editor, o comentario da reportagem sobre o Japao não acessa, eu nao consigo abrir a reportagem com espaço para comentar !!

Dalton

“a corveta Aegis espanhola” Marujo… os unicos navios ” aegis” espanhois são as fragatas da classe Alvaro de Bazan que são bem maiores. Quanto as fragatas de Singapura, elas são os principais navios desta marinha que não pode se dar ao luxo de ter algo maior como os coreanos já possuem então entopem as mesmas de armas e sensores. É necessário combinar navios caros e melhor armados e navios mais baratos e menos armados para se ter um número adequado de plataformas e atender as variadas tarefas e estas fragatas coreanas serão muito melhores que os atuais navios que deverão… Read more »

Leandro RQ

Meu sonho é ver o Poder Naval publicando uma matéria sobre o resultado de uma concorrência dessas, realizada pela Marinha do Brasil…

Sonhar não custa nada e não paga imposto. 🙂

rodrigo rauta

Galera, o armamento AA dela aparentemente é pouco pois essa não será a principal função dela. Essa função AA são dos KXD II e III , esse sim, os principais meios da Marinha Coreana. Elas apenas irão complementar esses destroyers.

Abraços!

Excel

Rodrigo você está certo. Estas fragatas são criadas para atuar em conjunto com as KDX II e III, e serão a primeira linha de defesa da marinha coreana, junto com as PKK, e defendidas contra alvos aéreos pelos destróiers. A defesa anti aérea está prevista para estes navios somente a partir do segundo lote quando a Coreia espera que a tecnologia de mísseis de interceptação de caças e mísseis esteja suficientemente madura. Tal tecnologia está sendo desenvolvida com assistência dos Russos da Almaz há mais de dez anos e se chama projeto KM-SAM ou “cheolmae 2”. Mais informações sobre este… Read more »

Zorann

marujo disse: 24 de outubro de 2010 às 14:13 E daí que não são “furtivos”? São de 12 a 30 navios novos. Não são NPOc não. São fragatas bem armadas. Que ótimo que um país do tamanho do estado de São Paulo (ou menor) consiga encomendar de 12 a 30 navios, fantástico… E nós aqui? Quem sabe algumas Type 22 usadas para aposentar nossas velharias? Sem comparação! Oque planejamos construir de “lanchas” de 500t eles irão cosntruir de navios de 3000 t. É possível que se construa todos eles gastando o mesmo tempo que gastamos para construir uma Barroso Que… Read more »

mario blaya

a Hyundai e o governo coreano tem ligações muito intimas, a Hyundai junto com a Lockheed irão fornecer destroiers anti-misseis balisticos, os mesmos que serão fornecidos para a India, a china, esta preocupada com isso.
alias a china e a unica razão de um pais pequeno como a coreia necessitar de 30 fragatas,

rodrigo ds

Ao iniciar a leitura do titulo pensei que fosse para o Brasil, hehehehe!!!!

Bruno

Já passou da hora do Brasil ter uma indústria naval/aeronáutica digna.

Moriah

pacote básico interessante. 30 dessas é um bom número hein?