De 18 e 22 de outubro, o porta-aviões italiano Cavour sediou um encontro entre diversos setores militares, como parte do programa do Joint Strike Fighter (JSF), no qual a Marina Militare Italiana planeja adquirir 22 caças F-35B STOVL (Short Take-Off and Vertical Landing), entre os anos de 2014 e 2021.

O encontro teve a participação de representantes de várias agências governamentais da Itália e dos EUA (SEGREDIFESA, MARISTAT, NAVARM, UTNAV Genova, GRUPAER), bem como de representantes das indústrias Lockheed Martin, Fincantieri e Selex Sistemi Integrati.

Trabalhando juntamente com os membros da tripulação do Cavour, o encontro teve como objetivo identificar as melhores soluções técnicas que permitirão que a primeira geração da aeronave F-35B possa operar na embarcação a partir de 2016.

Recentemente o governo britânico decidiu substituir a sua encomenda de jatos F-35B para a versão F-35C de pouso e decolagem convencional em porta-aviões, deixando agora a Marinha Italiana como única operadora estrangeira da variante STOVL do JSF.

O F-35B vai substituir o AV-8B Harrier II (foto abaixo) na Marinha Italiana.

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Galileu

É que inveja heim…é impressão minha ou o Cavour é bem operacional, não lembro de ter visto alguma nota de que ele parou pra manutenção…..

Alguem sabe se o GF disse quanto pagou para “ALUGAR” o Cavour naquele episódio, terremoto no haiti???

To achando que esse é o caminho futuro do Brasil alugar, contratar mercenários, já que nossas FFAA estão fardadas ao fim.

Sem sacanagem, sabiam que o Brasil império contratou mercenários várias vezes, para acabar com revoltas na época.
O Passado se faz presente, do jeito que tá, não descarto nada!!!

Dalton

Galileu…

o Cavour foi comissionado em 2008, mas foi mais uma cerimonia, em serviço mesmo ,entrou ano passado portanto não é de surpreender
que vc não tenha ouvido falar em manutenção para o mesmo.

Que o Colt não nos “escute” mas…só 4 paises possuem porta-avioes “de verdade” !

Estados Unidos,
França,
Russia e…

Brasil sil sil sil sil !!!!!!

abs

P.S. apesar de não ser um porta-avioes “de verdade” é um navio eficiente, flexivel, automatizado e o F-35B dos quais talvez 10 possam ser transportados, oferecerá uma capacidade bem maior do que os AV8-B oferecem hoje em dia.

Galileu

Putz Dalton, verdade eu confundi o Cavour com o espanhol, acho que o nome é principe de asturia….marinha me confunde bagaraio.

valew

Bruno

Prefiro o bom e (muito) velho São Paulo.
Ele será modernizado!
Pelo menos isso.

Paulo Silva

Caros Bruno, Dalton e Galileu, já notaram a diferênca do Harrier para o F-35B?

Eu acredito que seria bem interessante a nossa MB com uns tres desses, somando-se 10 F-35B para cada PA desta classe.

Praticamente teriamos sempre 2 em disponibilidade.

Agora parando de sonhar, porquê é de graca, este F-35B, além de caro, a sua hora de voo deve ser uma baba! rs rs

abc

Paulo Silva

a esqueci, o nosso São Paulo já está modernizado!já em testes no mar!

abc

Bruno

Paulo Silva disse:
29 de outubro de 2010 às 11:44

É um ótimo caça sem dúvida, mas como você disse está fora de qualquer realidade da Marinha.Os A-4 ainda vão longe…

Paulo Silva

Com toda certeza Bruno!.Pelo menos para manter a doutrina, enquanto a MB escolhe no futuro distante um novo PA. Está mais para usado do que para novo!

abc

Andre Luis

Se depender do GF o A-12 e o A-4 vão gerar doutrina até os netos dos meus netos que ainda não têm pais.

rodrigo ds

Por acaso o F35B poderia operar no São Paulo??!! Se a resposta for “não”, porque não poderia??!!

Leandro RQ

Eu acho esse Porta Aviões o modelo ideal para nossa gloriosa MB.

2demaio

Rodrigo ds, acho que um dos problemas é que o F35B ou F35C não cabem no elevador do A-12. O A-12 tinha sido dimensionado para os Super Etendard.

rodrigo ds

2demaio disse:
30 de outubro de 2010 às 6:27

Se isso for verdade é uma pena, pois o SP deixaria de ser o maior alvo da AS (Segundo relatos de alguns do Blog).

Jacubão (21 Kg mais magro)

Prefiro os meus desenhos de PA.