Fragata alemã ‘Hessen’ no porto de Ponta Delgada, São Miguel, Açores

3

F221 “Hessen”

vinheta-destaqueA fragata da marinha da Alemã F221 “Hessen” fez hoje (6 de Março) uma breve escala para reabastecimento em Ponta Delgada. A “Hessen” saiu de Wilhemshaven com destino a Boston em missão de representação e para treino e exercícios com a marinha dos E.U.A. Para o seu comandante, o Capitão-de-mar-e-guerra Dirk Gärtner esta será a sua última navegação, finalizando quase três anos em funções.

F221 “Hessen”

Tendo entrado ao serviço em Abril de 2006, a fragata é ainda um navio novo. Pertence a uma série de três navios da qual fazem também parte a F219 “Sachsen” e a F220 “Hamburgh”. São navios especializados em defesa aérea, para o que fazem uso dos seus sofisticados radares SMART-L e APAR, capazes de seguir um elevado número de alvos, que podem destruir (ou não), com os seus potentes mísseis Standard SM-2 IIIA com 80 km de alcance, para os quais possuem 32 células de lançamento vertical situadas a vante da ponte.

DSC09519

Apesar de ser especializada na defesa aérea, a “Hessen” está equipada para enfrentar muitas outras ameaças, incluindo submarinos, outros navios e a denominada ameaça assimétrica (terrorismo).

A “Hessen” tem 143 m de comprimento e desloca 5.600 toneladas, é movida por uma turbina a gás e dois motores a diesel, conseguindo atingir velocidades próximas dos trinta nós (aprox. 55 km/h).

F221 “Hessen”

Um navio de defesa aérea é um navio essencial para qualquer marinha moderna. Portugal ambiciona ainda ter dois navios deste tipo, pois são vitais para a protecção da esquadra. As actuais fragatas da marinha portuguesa, deslocam entre 3.200 tons e 3.300 tons e possuem apenas capacidade de defesa aérea própria, com mísseis com 20 km de alcance.

REPORTAGEM: João Gonçalves

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

João Gonçalves,
Parabéns pela reportagem e pelas belas fotos.
Sds.

Deivid

gostei das G36 encostadas

NAVY JACK

Completando as informações sobre a missão da HESSEN.

Ela vai se juntar hoje (12/03/2010) em Boston ao CARRIER STRIKE GROUP da USS HARRY S. TRUMAN (CVN-75).
Até o dia 28/05/2010 ela seria responsável pela defesa aérea do grupo. É o primeiro navio alemão ser convidado para participar num Carrier Strike Group da marinha americana. Que convida com freqüencia marinhas para participar nestes grupos.

Fonte: http://www.marine.de