Caso Karashi: ex-ministro francês confirma pagamento de propina

34

Venda de submarinos Agosta para o Paquistão está sob investigação desde 1995

Mais um escândalo político bate às portas do Palácio do Eliseu. Após as suspeitas de financiamento ilegal de campanha no caso Woerth-Bettencourt e das denúncias de espionagem de jornalistas, a presidência francesa está agora no centro do caso Karachi – um processo de corrupção dos anos 90.

Em depoimento à Justiça, ex-ministro da Defesa da França, Charles Millon, confirmou que houve pagamento de propina às autoridades paquistanesas e formação de caixa 2 na França durante a venda de submarinos para o Paquistão em 1995. Nessa época, o ministro do Orçamento era o atual presidente, Nicolas Sarkozy.

Trata-se de um dos mais nebulosos escândalos de vendas de armas já revelados na Europa. Em 1992, um esquema de distribuição de propina foi montado pelo governo francês para seduzir autoridades do Paquistão, que pretendia adquirir submarinos. À época, os franceses Agosta, fabricados pela Direção de Construções Navais (DCN), disputavam o contrato com embarcações alemãs, mas foram as escolhidas.

Investigação

Em 1995, com a vitória de Jacques Chirac sobre Edouard Balladur nas eleições presidenciais, o novo presidente ordenou uma investigação sobre os contratos de duas empresas: Sofma e Mercor, cujos papéis no negócio eram distribuir as propinas no Paquistão, em troca de fatias de 6,25% e 4% do contrato, respectivamente. Em 1996, Chirac suspendeu as atribuições da Mercor e, em 2001, da Sofma.

Coincidência ou não – a Justiças do Paquistão e da França ainda investigam o caso -, em 2002 um atentado ocorrido em Karachi, no Paquistão, resultou na morte de 14 pessoas, entre as quais 11 funcionários do estaleiro DCN. A suspeita é que o atentado tenha sido vingança pelo fim do pagamento das propinas.

Depois de 15 anos de mistérios e segredos de Estado, o caso voltou à tona na última semana quando o ex-ministro da Defesa de Chirac, Charles Millon, confirmou, em depoimento à Justiça, que houve pagamento de “comissão” a autoridades paquistanesas, assim como de “retrocomissões” – pagamentos que retornariam à França de forma ilegal para alimentar as contas de campanha de Balladur de 1995, da qual Sarkozy era porta-voz.

À época, o pagamento de propinas no exterior não era ilegal na França, mas o caixa 2 era. A dúvida hoje é se Sarkozy participou do esquema de pagamento de propina e de recebimento de “retrocomissões”. Uma investigação realizada em Luxemburgo e revelada pelo site francês Mediapart indicou que o atual presidente teria autorizado a criação de uma outra empresa, a Heine, que intermediou as comissões entre o Paquistão e a França.

FONTE: estadao.com

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio Mayer

OIs franceses não deixam de ser latinos e dizem que latinos são mais propensos a esse “jeitinho”…

grifo

Trata-se de um dos mais nebulosos escândalos de vendas de armas já revelados na Europa. Em 1992, um esquema de distribuição de propina foi montado pelo governo francês para seduzir autoridades do Paquistão, que pretendia adquirir submarinos. À época, os franceses Agosta, fabricados pela Direção de Construções Navais (DCN), disputavam o contrato com embarcações alemãs, mas foram as escolhidas.

Qualquer semelhança é só mera coincidência…

General

Quem garante que Nicola Sarkozy não esteja fazendo coisa parecida aqui no Brasil,caso as suspeitas forem confirmadas?

Joel

Quem garante que todos os contratos sejam feitos assim no Brasil?!

Os parlamentares brasileiros farão uma CPI irão até a França pedir informações e voltam um dia antes de encerrar o mandato.

Cancelar os contratos sai mais caro ou não?!

Fabio ASC

O Lulla e sócios não levaram nem levarão comissão pelos negócios franceses.

Eles levam é TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA.

Algo bem mais difícil de ser precificado.

Almir

Ah, ah, ah, está aí o porquê desse namoro com os franceses, é a semelhança dos governos corruptos que se atraem, tansferência de tecnologia uma ova, os franceses nunca nos deram nada, é tudo balela, essa lenga-lenga de FX2 deve ter dado muuuuuuuito dinheiro ao Lulla, PT e ao Nelson Jobim, bando de corruptos!!!!!!!!
Gostei dessa palavra: RETROCOMISSÃO…

RtadeuR

Mais um round aéreo no poder naval. Até dia 19 de dezembro vale tudo.

M1

Ainda mais com o Governo tendo a maioria no congresso.

Agora, a oposição não consegue mais instalar uma CPI, pois a oposição não tem numero suficiente de assinaturas para instalar uma CPI.

Ou seja, você acha que os governistas vão instalar uma CPI contra eles mesmos?

Isso significa, que essa eleição foi uma das maiores cagadas que já aconteceu.

Gabriel from reu

Não duvido nada que o jobim esteja levando algum por fora…
só ele defende com tanto afinco o RAFALE, sendo que é o que menos oferece.

MVMB

O bom é que no Brasil não tem dessas coisas……..

MAUPACHECO

CARO FÁBIO
MALA DE DINHEIRO AGORA SE CHAMA
TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Vader

Epaaaaa… Estadão sai na frente e começa antes do tempo?

Pera lá Estadão: deixa o Jobim fazer o anúncio antes! 🙂

SABRE

Até ai nem uma surpressa,em qualquer governo até a compra de caneta rola proprina e caixa dois,nem uma novidade!

Abrivio

Em homenagem aos “aliados” (da onça), já sugeri que os submarinos novos devem se chamar Trambique, Traíra, Trapalhão e Tranqueira.

Abrivio

SABRE disse:
23 de novembro de 2010 às 21:03
Até ai nem uma surpressa,em qualquer governo até a compra de caneta rola proprina e caixa dois,nem uma novidade!

Os corruptos já te doutrinaram direitinho. É o típico pensamento que eles gostam.

Bandeira

Se nas Oropa, levou 15 anos para ser apurado, aqui em 150 tá resolvido. Abre o olho seu Jobim, e seja menos apaixonado ao defender o Rafale, senão o pessoal vai falar mal do Senhor. Bom, agora eu já não sei mais, se segue o enterro, ou se fecha a sepultura. Que assunto que ficou bem sem fundamento o tal do FX, somos feitos de bobo todos os dias, com o anúncio de novas datas, agora até a ministra francesa dá palpite.

Walton

Teve o caso Alston (metrô) que envolveu autoridades do governo do estado de São Paulo desde o final dos anos 90….

Giordani RS

Mas isso não é exclusividade de ninguém…até gringo faz…

Tran$ferência de Tecnologia…é…$ei…

Fabio ASC

Walton, ca$o$não faltam, vide Mirage III… mi$$ei$…

Abrivio, excelente idéia para os nomes.

MVMB

ABRIVIO

Um dos melhores comentarios que já li neste blog. Parabéns !!!!

peter pown

Infelizmente a corrupção não está ligada a partidos ou países, pertence ao próprio ser humano.

Humberto

Senhores, não sei como é na França nem na Suécia, mas tenho uma certa idéia de como funciona para os Americanos… Em grandes empresas que são subsidiarias (não importa se é filial, parte de uma Joint etc) de empresas americanas, existem regras de conduta rígidas de como tratar ou negociar, pois as mesmas são obrigadas a estar em conformidade ao FCPA (Foreign Corrupt Practice Act). Antes de você começar a trabalhar em uma empresa destas, existe dezenas de documentos que você assina, entre eles existe um (ou mais) no qual você explicitamente diz que estará cumprindo e estará “aderente” as… Read more »

João Gabriel

Se bobear tentaram fazer isso na licitação do SIVAM e vão tentar fazer isso pra empurrar o Rafale goela abaixo da FAB….Bem desonestos esses franceses…Depois a gente é que não é um país sério,como já disseram sobre nós….

Fabio

Não tem como não ligar o assunto ao FX-2.

Então, Governo Federal, é só fazer o simples: acata o relatório da FAB e vamos de Gripen NG.

Tem ainda a alternativa do SH, que também atende a FAB e ainda uma possível parceria com a Embraer.

Não adianta ficar com o Rafale, vão chover denuncias e a coisa toda vai “melar”.

É facil resolver tudo, afinal a França já levou os submarinos e os helicopteros, ta bom de mais né?

Danilo

Fabio disse:
24 de novembro de 2010 às 10:43

Pois é Fabio, compramos tudo da frança ja pensou estes fanfarrões resolvem melar todos os acordos já assinados.
E do ponto de vista tatico ter um unico fornecedor destes materiais não é um bom negocio tem de existir garantia de fornecimento em caso de necessidade.

Saudações,

Alexandre_m_P

Alguem perguntou como eram as coisas na suecia, deem uma olhada nos links abaixo como é a vida do politicos lá.

http://www.youtube.com/watch?v=0n3fQDAfJmM

Observador

É assim que Francês faz negócio… Não podemos esquecer o SIVAM. E com o governinho que está aí, é juntar a fome com a vontade de comer. Também acho que a tal da transferência de euros para a Suiça. Sobre o FX-2, com consequências para o FX naval, primeiro diziam que só a França tinha tecnologia independente; daí apareceu que o avião deles tem componentes americanos; daí passaram a falar em transferência de tecnologia; mas a Dassault que é bom, não prometeu nada; daí vieram com um papo de parceria política; daí a França mostrou a parceira que é, resusando-se… Read more »

FLIGHTER

Observador disse:
24 de novembro de 2010 às 17:22
“A parceria com os franceses é tão boa, mas tão boa, que os espanhóis pularam fora da parceria no submarino Scorpene, aquele mesmo que QUEREM EMPURRAR para nós.”

Observador, vê se muda o seu nick name para CONSTATADOR, pois já nos empurraram a muito tempo os submarinos, rsrsrs

Fabio

Na verdade quando falam de “governinho” eu chamaria de partidos….. pois todos são iguais….

Sabre

Abrivio, na verdade não me doutrinaram, eu apenas vivo no mundo real, e no mundo real em qualquer país do mundo ou em 98% deles qualquer negociação que envolve um volume de dinheiro,não importa se grande ou pequeno, sempre tem propina e caixa dois,certo não é, mas é a realidade, e dificilmente vai deixar de existir! Como disse o nosso amigo,peter pown , em um dos melhores comentários que eu já li aqui, infelizmente é a natureza humana!

Observador

FLIGHTER: Se você acha que vivemos em um país sério, onde se cumprem os contratos assinados, e no qual os governantes tem por costume manter os projetos do governo anterior, ao invés de mudar tudo ao sabor das conveniências pessoais, partidárias e financeiras, então você também precisa mudar o seu nome para SONHADOR ou DELIRANTE. Sem ofensa amigo, a nova presidente terá outras preocupações e os investimentos em defesa ficarão em último lugar. Ora, vivemos no BRASIL, onde a saúde pública, a segurança pública, a educação pública são um lixo. Por que você acha que a segurança externa, fornecida pelas… Read more »

Edcreek

Olá,

Me parece que isso aconteçe na maioria dos casos, na republica Techa tambem ocorreu algo semelhante com o governo Sueco e Techo.

Alias antes de falar dos outros temos que olhar o nosso, aqui não tem dessas coisas, jamais!!!!!

Abraços,

Rodrigo

Tem país que é estranho..

Pagar propina pode, mas caixa dois não!

Este é o parceiro que o Brasil escolheu, como confiável!

É rir para não chorar.

nassif

E tem ministro abrindo conta na suiça, pois assim os franceses vendem e
paga otimas comissões aos responsaveis em asinar contrato..

Se de Rafare, o MPU tem que investigar bem esta compra ..pois ele e o
mas caro etc etc.

Ja fiz muita licitações e ganha o mas barato ( proposta ).