Apoio da Marinha às Forças de Segurança do Estado do Rio de Janeiro

27

A Marinha do Brasil (MB) está prestando, desde o dia 25 de novembro, apoio logístico de transporte ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, conforme solicitado ao Ministro da Defesa, em face dos recentes problemas de Segurança Pública ocorridos.

Para tanto, foi ativado um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GpOpFuzNav), com os meios necessários a prestar o apoio solicitado. Em menos de 12 horas após a solicitação, os meios já estavam atuando em apoio às Forças de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. A rápida mobilização é decorrente da prontidão operativa e da capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Foram disponibilizadas seis Viaturas Blindadas sobre Lagartas M-113, cinco Viaturas Blindadas sobre rodas PIRANHA e quatro Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), duas Viaturas Blindadas Socorro, além de carretas, caminhões e viaturas leves. O efetivo de pessoal empregado na operação atualmente é de 127 Fuzileiros Navais.

Inicialmente, a partir de 25 de novembro, foi prestado apoio ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), na ocupação da Vila Cruzeiro. A partir de 28 de novembro, na ocupação do Complexo do Alemão, o apoio foi também estendido à Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.

Assessoria de Comunicação Social
Marinha do Brasil / Força de Fuzileiros da Esquadra

SAIBA MAIS:

  • Acompanhe as notícias sobre as operações no Rio de Janeiro no ForTe.
Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MVMB

Parabéns a Marinha e aos Fuzileiros Navais.

Isto mostra que realmente os FN são tropa pronta, de rapida e eficaz resposta quando acionada.

A MB marcou um golaço com a população do RJ

Wilson Figueiredo

MVMB.
É exatamente isso! Uma oportunidade que a Marinha não deixou passar. A Marinha não esitou em apoiar a população. Bravo Zulu!!!!

Ratão.com

Parece tudo muito lindo, mas aonde estão os 3000 criminosos e seus 3000 fuzis “esspertoss” . Para uma operação destas ser um sucesso (real) tem que ter: 1 – Confisco de todos os bens moveis, imoveis e dinheiro nos bancos resultante dos “trabalhos” deles e apresentar na midia do Brasil; 2 – Prisão de todos os criminosos e apresentação ( das caras deles) na midia do Brasil; 3 – Tomar todos os armamentos deles (3000 fuzis e outros) e apresentar na midia do Brasil; 4 – Apreender todo o “produto comercial” deles e apresentar na midia do brasil; Para acreditar… Read more »

robert

o povo nao entende que os 300 que correram lá vão pra algum outro lugar.

Ou alguem acha que depois de uma vida inteira de bandidagem eles vão mudar a vida e começar um emprego sério de carteira assinada?

tinha que ter passado fogo naquele povo lá.

Milan

3000 fuzis? Quem contou?

Isso é mais uma lenda urbana para meter medo na população.

Berti

Tenho orgulho da nossa marinha. Parabéns

O que eu não entendo, é como não fizeram um cerco completo naquele morro para impedir a fuga daqueles crimisos. Vendo na televisão, era só chegar lá e dizer: “Estão todos presos”. Deveria ter um efetivo de militares esperando por eles alí, e que não se entregassem para ver… Fugiram levando as armas que depois a polícia não encontrou.

Acho que os estrategistas dessa operação ficaram devendo

RtadeuR

Em outros tempos seria esta ação chamada de ditadura, golpe militar, falta de democracia e liberdade de expressão.Confundiram democracia com ” liberô geral “, mas fica aí sugestão para reequipamento da polícia e parabéns à todos.

Paulo Costa

Na TV eu ouvi uma entrevista que era estimado 3000 fuzis em toda a cidade
do Rio de Janeiro.

MVMB

Eu tb gostaria que tivessem “passado fogo” na vagabundagem que fugiu da vila cruzeiro. Porém, não esqueçamos que a imprensa (redes de tv principalmente) estavam no ar (ao vivo) todo o tempo e, caso isso tivesse acontecido, as manchetes não seriam de louvor e agradecimento as forças armadas e policiais. Seriam do tipo: Chacina do Estado !!!! FA matam inocentes !!!!! Pobres e Assassinados !!!!! Eles eram bandidos pq não tiveram oportunidades, Tadinhos !!!!! ……………………e as ONG´s e “direitos humanos” estariam caindo de pau. As vezes, calma e prudência é o melhor remédio. O primeiro passo já foi dado. Que… Read more »

Ricardo_Mga

Bom pessoal, a apreenção de armas e dos bandidos é de responsabilidade da Policia, no que foi solicitada a MB atuou de forma excelente, pois como ressaltado na reportagem, em menos de 12 horas após solicitado e liberado pelos superiores as viaturas dos fuzileiros estavão nas ruas trabalhando com o BOPE.

João Gabriel

Realmente,nossos Fuzileiros não devem em nada seus colegas Marines norte americanos….Parabéns a MB e aos Fuzileiros,obrigado!!!

João Gabriel

Como Raquel de Queiroz disse…

“Quando se houverem acabado os soldados no mundo – quando reinar a paz absoluta – que fiquem pelo menos os fuzileiros como exemplo de tudo de belo e fascinante que eles foram!”.

João Gabriel

ADSUMUS!!!

André Luis

Melhor ler algumas besteiras que ser analfabeto. Qualquer operação deste porte se dá pela asfixia no poder financeiro do tráfico. Vocês sabem quantos MILHÕES o CV perdeu em todas as suas bocas desde o início das operações?? Eliminando o poder econômico impede-se que eles se armem e continuem suas ações. Além do efeito moral em todo o tráfico no estado. O recado foi dado, claro que alguns ainda não entenderam. Eles estão sem moral, sem respeito próprio, o chefão foi pego e mijou nas calças com medo de abraçar o capeta, estão desarticulados. Só quem não tem juízo acha que… Read more »

Berti

Do r7.com

“O traficante Zeu, um dos condenados pela morte do jornalista Tim Lopes, em 2002, teria feito xixi nas calças assim que foi achado pela polícia debaixo da cama, em uma casa no complexo do Alemão, na tarde de domingo (28).

As informações foram passadas pelo apresentador da versão carioca do Hoje em Dia, Fábio Ramalho, na manhã desta segunda (29).”

Vagabundo com um fuzil na mão é o maior machão, mas sem fuzil é o maior mijão.

Covarde, canalha, como todo bandido

richard

Fora as paixões, a Marinha se mostrou mais pronta e solidária que as outras armas. Agora, aquele Clanf subindo a ladeira e esmagando os obstáculos foi show, sobrou até para o caveirão que estava ao lado.
Alguém tem o video?

Magnum44BR

Esse pronto apoio da MB e do seu CFN às forças de segurança pública do Estado, neste momento de crise, só vem comprovar o nível de operacionalidade e capacitação dessa força … Além do total desprendimento, pela adoção de um posicionamento desprovido de “vaidades nocivas” aos verdadeiros e legítimos interesses e necessidades do povo brasileiro … Meu avô, que dedicou toda a sua vida a nossa Marinha, certamente estaria orgulhoso com essa valorosa contribuição para o reestabelecimento da ordem e segurança da população do Rio de Janeiro … Parabéns à nossa MB, que provou que sua eficicácia não se limita… Read more »

Paulo

Numa hora destas, para percorrer as ruelas estreitas, o Ogum cairia como uma luva.

ALDO GHISOLFI

Parabéns à MB e ao seu CFN! Sou cavalariano mas acho que há muito tempo não sentia minhas tripas com vontade de relinchar de orgulho pela atitude da MB e pela presteza do CFN! E pela própria PMRJ! E pela PRF! E pela PF! E pela PC! EB levou pau! Lastimável, desmeritosamente chegou atrasado… Pode ser que diante da verdade que se impôs, sejam revisados os conceitos falaciosos de impedir a PM de possuir blindados de verdade. Esse conceito ‘uso exclusivo’ das forças armadas é balela que limita apenas ao cidadão de bem. RATÃO.COM: boa tarde. O que desejas é… Read more »

Lacerdinha

Segundo o Comandante Militar do Sudeste, o Exército não possui veículo sobre lagartas no Estado do Rio, por isso não pode atender a solicitação do Ministério da Defesa.
Este posicionamento foi feito em entrevista a Rede Globo.
De qualquer forma vale a intenção, e neste sentido o CFN parte integrante da Marinha do Brasil cumpriu muito bem sua missão.

Alfredo.Araujo

MVMB disse:
29 de novembro de 2010 às 13:51

Concordo !!!
Acredito q todos as pessoas q possuem sangue correndo nas veias teve vontade de ver aqueles vagabundos sendo varridos por fogo de metralhadoras…

E diferente de alguns aqui, acredito q tem, uma minoria, desses marginais q aproveitarão isso para ter uma vida dentro da legalidade…

MAUPACHECO

SERÁ PORQUE OS BANDIDOS CORRERAM QUE NEM DONZELAS ASSUSTADAS?
PARABÉNS A MARINHA DO BRASIL POR ESTA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA AO POVO BRASILEIRO.
BANDIDO BOM, É BANDIDO MORTO, E ENTERRADO DE PÉ PARA OCUPAR POUCO ESPAÇO.

ALDO GHISOLFI

MAUPACHECO: de barriga para baixo!… que nem enterro de sogra; assim, se por azar ele acordar, cavoca mais e mais para o fundo.

Magnum44BR

Hehehehe … Só tem menino mau aqui! … Pois eu acho que a vagabundagem do Complexo do Alemão, deveria sim, ter uma chance definitiva de se redimir .. Eu até proporia, apenas uma medida sócio-educativa para todos eles … Até lmaginei algo como, a participação deles numa ação humanitária no Irã, promovendo protestos em praça pública à favor das mulheres condenadas ao apedrejamento pelo gorverno do “Armandinhojá” … Eles inclusive poderiam aproveitar para fazer uma campanha pela liberação da maconha para uso medicinal naquele país … Voces não acham justo? … 😉

Magnum44BR

Só para complementar:

… E para formar a comissão que acompanharia os presos na sua missão humanitária no Irã, eu indicaria algumas personalidades influentes, da estirpe do Sr. Paulo Malluf por exemplo, para fazer côro com os apenados … 😉

Eduardo RA

“Ratão.com disse:…” “Para uma operação destas ser um sucesso (real) tem que ter: 1 – Confisco de todos os bens moveis, imoveis e dinheiro nos bancos resultante dos “trabalhos” deles e apresentar na midia do Brasil” Caro Ratão, é ilusório achar que bandido tem imóvel ou dinheiro em a ser confiscado. Um chefão lá foi pego com 120K na mão em dolares e reais – provavelmente pra tentar COMPRAR a fuga. “2 – Prisão de todos os criminosos e apresentação ( das caras deles) na midia do Brasil” O que foi feito lá? Quantos cabeças foram presos (incluindo a Maria… Read more »

W@sh

Parabéns a MB e ao CFN pela pronta resposta a população do RJ.