Em 8 de dezembro, foi realizada a Cerimônia de Passagem do Cargo de Comandante-em-Chefe da Esquadra do Almirante-de-Esquadra Eduardo Monteiro Lopes para o Vice-Almirante Wilson Barbosa Guerra.

A Cerimônia, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra João Afonso Prado Maia de Faria, foi realizada a bordo do Navio-Aeródromo São Paulo e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas ex-Ministros da Marinha e ex-Comandantes da Marinha.

Em 2010 a Esquadra celebrou 188 anos, e em 10 de novembro de 1822, o pavilhão nacional foi içado pela primeira vez em um navio de guerra brasileiro, a Nau “Martim de Freitas”, depois rebatizada de Nau “D. Pedro I”, nosso primeiro Capitânia.

Nascia, assim, a Esquadra Brasileira, criada para combater as forças navais portuguesas que se opunham à nossa Independência.

Atuando de forma decisiva na consolidação da nossa soberania, participou, também, das campanhas do Império e das duas Guerras Mundiais, trabalhando sempre pela manutenção da integridade do território nacional.

A Esquadra de hoje procura se manter atualizada e pronta a cumprir suas tarefas, realizando importantes comissões operativas no âmbito nacional, comissões internacionais, de ajuda humanitária e de representação, além de empregar os meios subordinados para a proteção de tão importante patrimônio da Nação Brasileira, a Amazônia Azul.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus

O almirante à direita da foto, aparentemente negro, é o Almirante Greer, da série de filmes do Jack Ryan (Caçada ao Outubro Vermelho, Perigo Real e Imediato, Jogos Patrióticos)? _____, é a cara do James Earl Jones! 🙂