BAe Systems desenvolve laser não-letal para defesa de navios mercantes

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Bristol, Reino Unido – A BAE Systems demonstrou com sucesso um protótipo de dispositivo que servirá como um dissuasivo não-letal eficiente contra ataques de piratas em embarcações comerciais, como petroleiros e cargueiros.

A pirataria mundial está em alta, de acordo com relatórios do International Maritime Bureau da ICC, com 430 ataques ao redor do mundo relatados no último ano e 406 em 2009. Conforme os piratas aumentam suas faixas de operações e seus recursos, os agentes de remessas comerciais buscam cada vez mais por maneiras de prevenir ataques e ao mesmo tempo evitar a presença de guardas armados em suas embarcações.

A fim de ajudar a combater a crescente ameaça da pirataria, a BAE Systems realizou um estudo do comportamento dos piratas e uma pesquisa de recursos por toda a empresa. Isto levou ao desenvolvimento do conceito de uso de um laser não letal, que deixaria apenas efeitos temporários, para distrair e impedir possíveis atacantes à distância.

Aproveitando os recursos de seu departamento de tecnologia óptica e de laser dentro de seu centro de tecnologia avançada, os pesquisadores da BAE Systems realizaram uma série de experimentos para avaliar a viabilidade da distração laser como arma não letal. A equipe de pesquisa demonstrou com sucesso um laser adequado no Pershore Trials Range em Worcester, sobre diversas distâncias em uma variedade de condições.

O raio laser é capaz de dar um aviso visual aos piratas em distâncias de mais de 2 km e de desorientar atacantes em distâncias menores o suficiente para que as armas não possam ser miradas efetivamente. Em todo o tempo, os níveis de potência do laser permanecem seguros para os olhos.

Roy Evans, chefe de tecnologia de capacidade para sistemas fotônicos laser da BAE Systems, disse: “o efeito é semelhante a quando um piloto de caça ataca vindo da direção do sol. O brilho do laser é intenso o suficiente para tornar impossível a mira com armas como AK-47s ou lança-granadas, mas não possui um efeito permanente”.

O laser foi testado durante o dia e à noite em diversas condições climáticas nas instalações de Worcester. Foram colocadas câmeras no local do alvo para demonstrar o nível de intensidade do raio e a divergência produzida nos testes. As técnicas de oscilação do raio também foram demonstradas.

Os pesquisadores desenvolveram um laser de granada de ítrio e alumínio com neodímio (Nd:YAG) que é um impedimento efetivo em níveis de energia relativamente baixos. Ao usar sistemas de mira e padrões de raios com mudanças, o efeito de distração pode ser mais pronunciado e ser usado contra vários alvos.

Evans continuou: “Demonstramos com sucesso que o laser funciona não apenas durante a noite, mas também em plena luz do dia. Porém, há muitas outras necessidades que devem ser atendidas antes de equipar embarcações comerciais com uma arma laser não-letal”.

Quando montado em embarcações comerciais, o sistema de distração a laser poderá usar sua própria capacidade de mira ou integrar os sistemas de radar e sensores existentes da embarcação para controlar a direção e a potência do raio. Ele pode, portanto, funcionar de forma semi-autônoma e também incluirá recursos de segurança para garantir que não possa ser usado por piratas caso eles abordem a embarcação.

Bryan Hore, gerente de desenvolvimento de negócios da BAE Systems e responsável pelo programa contra a pirataria, disse: “A distração por laser é parte de um programa mais amplo de tecnologias anti-pirataria desenvolvido pela BAE Systems, incluindo sistemas de radar, que usa a experiência e o conhecimento do domínio militar. O objetivo do projeto de distração a laser é desenvolver um mecanismo de dissuasão não letal contra piratas, que não deverá ter efeitos duradouros, que possa funcionar em um ambiente marítimo, ser operado pela tripulação sem riscos e ter boa relação custo-benefício”.

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