segunda-feira, dezembro 6, 2021

Saab Naval

Destróier de defesa aérea chinês
Type 052C

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Clique na imagem para visualizar o corte seccional do destróier de defesa aérea Type 052C (conhecido como o “Aegis chinês”), de 6.500 toneladas de deslocamento. No sistema de armas, além dos mísseis antiaéreos HQ-9 de defesa de área, destaque para o CIWS Type 730, semelhante ao Goalkeeper, que ficam no segundo convés na proa e sobre o hangar. As grandes placas retangulares na superestrutura encobrem as antenas do radar phased array Type 348.

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Luiz Padilha

Os chineses estão loucos para aprender como se opera um PA. Querem isso através da MB colocando tripulantes a bordo do SP.
Ora, se o Brasil assinou acordos militares com os chineses, pq não olharmos com carinho esta possibilidade?

Não conheço os sistemas e tão pouco a qualidade de seus sistemas e sensores, mas a MB tem como ver isso.

A duvida é que turbina é aquela. Pq a LM2500 ainda é campeã.

Elizabeth

A marinha chinesa apesar de décadas de recebimento de material russo, parece estar seguindo um caminho estratégico bastante diferente da influência de seu principal fornecedor de meios de combate. Projetos como o Type 052C apontam para uma visão bastante ocidental de equilibrio entre casco, sensores e armamento, com modularidade de projeto o que é fundamental para sua evolução. Enquanto o casco pode durar 40 ou até mesmo 50 anos, seus sistemas serão trocados e atualizados pelo menos duas vezes durante esta vida útil. A Rússia ainda não projetou uma nova safra de navios no período pós soviético para sabermos exatamente… Read more »

Mauricio R.

“Não houve barreira da lingua, da cultura, muito menos politica.”

Em mais de uma ocasião, os chineses se recusaram a nos ceder o controle dos referidos satélites.

Mauricio R.

“A duvida é que turbina é aquela. Pq a LM2500 ainda é campeã.”

Eles fizeram uso de uma turbina industrial, não aeronáutica de origem ucraniâna e recentemente apareceu uma outra turbina, não sei se design original chinês, a GT-2500.

Elizabeth

Mauricio, o tempo de controle de cada CBERS é compartilhado entre China e Brasil na mesma proporção de financiamento do projeto (30% Brasil x 70% China).

Ambos países já decidiram pelo lançamento do terceiro satélite da série e até onde sei não existem rusgas maiores entre os parceiros.

Se houve casos de não compartilhamento do controle do satélite me parece mais uma disputa pontual do que estrutural do programa.

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