Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
daltonl

Os 2 subs venezuelanos já haviam passado por uma complexa e morosa modernização na Alemanha nos anos 90 antes de completarem 20 anos e esta ultima modernização, feita na Venezuela, iniciada antes que completassem 30 anos e que levou 5 anos, permitirá outros 10 anos de vida quando espera-se, serão substituidos por novos subs russos. Comissionados em 1976 e 1977, poderão estar ativos ainda em 2020 o que totalizará cerca de 45 anos, uma marca impressionante, mesmo incluidos os muitos anos que permaneceram fora de serviço. O caminho é este mesmo: modernizar as “sucatas” já que comprar navio novo é… Read more »

GUPPY

Daltonl,

A USN também teve um submarino homônimo deste venezuelano, o SS-302, da Classe Balao e que foi elevado a um ‘Fleet Snorkel’, variante mais simples do Programa GUPPY. Este Blog tem uma interessante matéria sobre o PNS Ghazi (do Paquistão), equivalente ao Sabalo americano embora o paquistanês fosse originalmente da Classe Tench.

Abraços

daltonl

Bem lembrado Guppy !

o que acho interessante é que até o surgimento do USS Los Angeles,
a US Navy batizava, com poucas exceções, todos os seus submarinos, fossem SS ou SSN, com nomes de peixes ou demais criaturas marinhas, como foi com o próprio USS Sabalo e com o USS Nautilus por exemplo.

grande abraço

GUPPY

Caro Daltonl, Já que o post é sobre submarino da Venezuela, lembro que este país operou dois GUPPY II, o ARV Tiburon-S12 (ex-USS Cubera SS-347) e o ARV Picúa-S13 (ex-USS Grenadier SS-525), o primeiro da Classe Balao e o segundo da Classe Tench. Sobre o costume antigo dos norte-amenricanos de usar nomes de peixes para seus submarinos, lembro que o nome GUPPY(Greater Underwater Propulsion Power Program) deveria ser GUPPP porém o “P” final foi substituído pelo “Y” justamente para ficar melhor pronunciável e coincidir com o nome de um peixe ornamental conhecido nos Estados Unidos e que em português é… Read more »