FONTE: LiveFist

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Mais uma pá de cal sobre o Rafale.

Não que eu tenha acreditado que a Royal Navy fosse comprar o Rafale M, mas agora é mais um concorrente de peso para o caça françês.

advmiltonoliveira

Gente, é impressão minha ou as turbinas tem empuxo vetorado?

advmiltonoliveira

Puxa Gante, daqui a pouco é capaz de ser também supercruise! Pobre Rafale!

MO

conjecturando a operação dele no Kuznetsov, conforme o diorama ???

Mauricio R.

O consórcio Eurojet dispõe de tecnologia de vetoração de empuxo, na EJ 200, desde 2006.
Sim, o Typhoon é capaz de supercruise.
Existiu a idéia de se fazer um “Sea Typhoon” p/ a RN, c/ capacidade STOBAR.

daltonl

MO…

na verdade trata-se do futuro “Vikramaditya” ex classe “Kiev” !

abraços

Elizabeth

Em aviões com entrada de ar ventral como o EF-2000 ou F-16 a triquilha fica em uma posição atrás da entrada de ar, com o objetivo de não produzir FOD que eventualmente poderiam ser ingeridos pela turbina. Este tipo de projeto gera um trem de pouso dianteiro bastante compacto, porque a altura da perna do trem dianteiro é menor do que se ele estivesse no nariz da aeronave como em desenhos mais convencionais como o Mirage ou Gripen. Porem este desenho de trem de pouso é um pesadelo estrutural se tiver que ser adaptado para lançamento por catapulta uma vez… Read more »

Antonio M

Cada golpe desses é sentido pela França/Dassault por terem abandonado esse projeto.

Principalmente no bolso. Poderiam estar operando mais aviões que o nº atual de Rafales e com custos mais baixos.

Mauricio R.

Imagina só o samba do aviador naval indiano doido… A aviação naval indiana opera hoje o Sea Harrier, em breve estará operarando o Fulcrum-K e mais prá frente o Tejas Naval. Por conta do MMRCA da força aérea, europeus e americanos estão tb mto interessados em exibir suas aeronaves p/ a Marinha da Índia, que está construindo 2 novos porta-aviões c/ os italianos. Qnto aos russos, se o Mig-35 vai ou não fazer boa figura nessa concorrência pouco importa, já foram compensados c/ mais um lote de Su-30 a preços ocidentais, então tanto faz como tanto fez, em tese. Emplacaram… Read more »

Elizabeth

Mauricio,

“Sem nos esquecermos do “obsoleto”, de acordo c/ algum jornalista brasileiro mto fã da Embraer, avião de transporte conjunto MTA”

Tem algum jornalista brasileiro que não seja muito fã da Embraer? Pergunto isto porque até hoje nunca vi algum que não escrevesse exatamente o que a empresa de SJC deseja.

Vader

Sinto muito, mas a EADS viaja. Isso aí só sairá do papel se explodir a “Guerra Apocalíptica do Final dos Tempos” que os antiamericanos tanto deliram. Quem puder operar caça americano vai de F/A-18E ou F-35-B (STOVL) ou C (CV). Quem não puder, que compre russo (MiG-29 / Su-34), se mate para pagar o preço do francês Rafale M, ou adapte velharias. PAs são armas caríssimas, e tem que ser muito louco (ou muito, muito paranóico) para se fabricar hoje em dia um avião de alta performance só para embarcar em um ou dois PAs. O mesmo vale para Gripen… Read more »