Submarino nuclear brasileiro é chamado de ‘baleia branca’ pelos EUA

14

José Meirelles Passos

O governo americano acha que a insistência do Brasil em produzir um submarino nuclear tem menos a ver com a proteção das plataformas de petróleo pré-sal, como argumentou oficialmente o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e mais com o fato de que os cinco países que hoje têm assento permanente no Conselho de Segurança da ONU possuem tal equipamento. Ao mencionar o assunto, os americanos caçoam dessa pretensão.

“Essa baleia branca do Brasil pode, no final das contas, encalhar nos recifes de desafios técnicos e excesso de custos”, diz um telegrama. E completa: “Na verdade, um submarino nuclear não melhoraria a segurança do Brasil, mas serviria como um duvidoso impulso para o machismo nacional”.

FONTE: O Globo

  • Leia matéria completa aqui.

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros temas navais, no ‘Xat’ do Poder Naval, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
joseboscojr

Baleias brancas ou Belugas são caçadores altamente letais e com certeza seria um nome bem adequado ao nosso submarino nuclear não fosse um animal que não se encontra em nosso litoral e que precisa subir à superficíe para respirar.
Desde já agradeço a sugestão.

Quanto a “sugestão” de tão garboso nome partir do “governo americano” tenho dúvidas.
Não creio que todo telegrama exposto pelo Wikeleaks, de sabe-se lá qual escalão, representa a política ou o pensamento oficial do governo americano.

Mauricio R.

O “baleia-branca” aqui deve ser um contra-ponto ao trem-bala, o grande “elefante-branco” do fim da administração Lula e início da administração Dila.
Animal por animal, prefiro tubarão-branco, tem no litoral brasileiro, é um peixe e não um mamífero marinho e é comunmente associado a letaliadade dos submarinos.

Antonio M

Também não acredito que o tal telegrama expressa o pensamento oficial do governo americano mas convenhamos, por todo seu pioneirismo em tantas áreas e o Brasil, que levou 14 anos para concluir uma corveta, 15 para escolher um caça e ainda não escolheu e o fiasco da participação no laboratório espacial etc., tem autoridade para falar em “encalhar nos recifes de desafios técnicos e excesso de custos” …..

daltonl

Bosco…

concordo com o Mauricio: o “baleia branca” foi uma alusão ao “elefante branco”, e independente de ser ou não o pensamento oficial americano,
foi muito criativo.

Falando em outra “baleia branca” me ocorre outro submarino, o agora russo, Dimitry Donskoy.

abs

Mauricio R.

O Canadá operou por anos 3 cascos “Oberon”, qndo esses submarinos estavam p/ dar baixa, o DND ventilou a intenção em adquirir submarinos nucleares.
Um “Não vai, não!” veio direto e reto da US Navy, nem do Pentágono foi.
E dito e feito, os canadenses operam hoje, os ex-“Upholder” britânicos.

Vader

Isso aí foi o embaixador americano no Brasil que disse, em um telegrama aos EUA. Postei sobre isso no Blog do Vader: http://vaderbrasil.blogspot.com/2010/12/embaixador-americano-chama-submarino.html Pra quem interessar, meu comentário à época: “Olha só, esse sim é um debate interessantíssimo, que acho que passou despercebido de muitos de nós. Irei me ater mais ao tópico do submarino nuclear e da END, pois sobre o resto todos já estão cansados de conhecer nossa opinião: a total paranóia que infecta como uma praga ridícula certos setores brasileiros em relação à amazônia, o petróleo da camada pré-sal, o aquífero guarani, e etc, beira a insanidade.… Read more »

Observador

Interessante chamarem o “SUB-NUC-BR” assim. A única baleia branca que me vem a mente é “Moby Dick”, do livro homonônimo de Herman Melville. Um imenso cachalote branco, cujo formato é o mesmo dos submarinos atuais; uma fera raivosa capaz de afundar um navio. No livro era um ser que causava pavor aos marinheiros, os quais lhe atribuíam poderes sobrenaturais, tais como a ubiquidade (capacidade de estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo). Tal capacidade lembra a de um submarino nuclear. Talvez seja mesmo um bom nome para um submarino. Lembram do símbolo da FEB na Segunda Guerra Mundial?… Read more »

daltonl

” Nenhum país, seja potência militar ou não, irá ousar atacar o Brasil, sua plataforma continental, ou suas rotas comerciais, sabendo que a qualquer momento pode surgir um submarino nuclear, do nada, e mandar seus preciosos navios (um PA Classe Nimitz, por exemplo?) pro fundo do mar.” Vader… tomei a liberdade de reproduzir o trecho acima do seu comentário, e o que penso é o seguinte: Durante a Guerra Fria, os NAes americanos percorriam o mundo todo apesar da imensa frota de submarinos sovietica, ou seja, o risco da guerra ficar “quente” havia e nem por isso a US Navy… Read more »

daltonl

Caro Observador…

a expressão “baleia branca” foi um trocadilho proposital com a expressão “elefante branco” que sendo um animal considerado sagrado na Ásia, não era colocado para trabalhar e assim quem o recebesse como presente tornava-se um castigo pelo alto custo de mante-lo.

Quanto a “ubiquidade”, mesmo um submarino nuclear pode cobrir apenas 60 kms em uma hora e isso a velocidade máxima, supondo que seja 33 nós, porém a velocidade tática é a normalmente utilizada o que significa ainda menos kms cobertos em uma hora, por exemplo.

abs

MO

tal qual o capt Ahab e os mobe deque da vida, tudo ficção ….

la para 2.456 Dc talves saia

Quanto a cobra fumar, realmente ela fumou … e ….. (cri cri … cri cri ….)

Guilherme Poggio

“pode, no final das contas, encalhar nos recifes de desafios técnicos e excesso de custos”

Na falta de lucidez aqui dentro, temos que contar com o que vem de fora, sem paixões ou emoções.

Observador

Daltonl: Sim, eu entendi que o americano que redigiu o telegrama comparou a nossa “baleia” a um elefante branco. Apenas quis mostrar que o apelido foi infeliz (para eles). A baleia branca – pelo menos no livro – era uma fera a ser temida e respeitada. Sobre a questão da ubiquidade, não quis dizer que o submarino nuclear pode se mover rapidamente. Quis dizer que, como seu alcance é verdadeiramente global, pode estar em qualquer oceano/mar do mundo, em lugares tão distantes entre si a ponto de parecer haver duas embarcações diferentes. Sobre a “cobra fumar” quis parecer otimista, só… Read more »

Rodrigo

Guilherme Poggio disse:
14 de fevereiro de 2011 às 14:56

Vendo estes Cable leaks, se forem reais é claro.

Os gringos tem uma visão interessante do Brasil e sem a ideologia dos esquerduxos de que eles querem f…. o nosso país, só pelo prazer de ferrar.

Quanto tem que ser flexível são e quando o nosso país tem posições dúbias eles são inflexíveis e desconfiados.

É uma visão interessante até para nós termos de grandes parceiros nacionais.

daltonl

Caro Observador…

falando em “Moby Dick” fica aqui uma sugestão à vc, se ainda não conhece e a quem mais possa interessar.

O livro ” In the heart of the sea” já traduzido e disponivel no Brasil como “No coração do mar” é a narração de um ataque real de um cachalote a um navio baleeiro americano que resultou no afundamento do mesmo e serviu de inspiração à Melville.

O afundamento do navio e o posterior drama dos sobreviventes torna a leitura do livro cativante à cada página.

abs